Acho que vocês estão confundindo AP com downtime. AP é a demora que um jogador provoca por analisar demasiadamente as opções de jogada. Downtime é o tempo médio que você demora para jogar novamente. Com a ordem dos turnos direta e inversa, o primeiro jogador de um turno sempre demora mais para jogar novamente, porque o último jogador realizar duas jogadas.
Esse jogo tem uma rejogabilidade excelente, mas quem determina que é um jogo baseado em funcionários, ou no restaurante, ou nos quartos são duas coisas: os objetivos (A, B, C) e os favores do Imperador (A, B, C). Já joguei descendo 8 funcionários que só davam bônus de fim de jogo e já teve vez que desci apenas 2 funcionários para otimizar os recursos de comida.
Para quem já jogou pelo menos uma vez, o draft de funcionários é tão essencial quanto o draft de cartas de Terraforming Mars.
Mas os benefícios dos funcionários não são a única preocupação. É importante poder ocupar os quartos superiores e tentar buscar hóspedes que deem ações extras e sejam atendidos facilmente com os alimentos que você tem na cozinha. Não adianta você pegar um hóspede que precisa de 2 bolos e 2 cafés quando você só tem strudel, ou quando você tem o que precisa de comida, não há mesas disponíveis para o bônus de dois convidados que aquele hóspede dá, ou ainda não há quarto vago para ele. Essa cadeia de eventos pode sim, gerar AP, mas isso seria para qualquer jogo que tem programação de médio/longo prazo.
Para quem tem problemas com downtime em https://boardgamegeek.com/thread/1490865/turn-order-variant-how-reduce-downtime-3-4-players o autor fornece uma variante oficial com ordem de turno em sentido horário:
Simone Luciani: Esta é uma variante da ordem dos turnos que nós (os autores) testamos durante o desenvolvimento. Isso reduz o tempo de inatividade do primeiro jogador em um jogo de 3 a 4 jogadores, mas é um pouco menos equilibrado do que a ordem do turno do livro de regras.
É aprovado também por Lookout (a editora), por isso é uma variante "oficial".
VARIANTE DA ORDEM DO SENTIDO HORÁRIO
COMPONENTES
- Remova os tiles de ordem de turno.
- Tome um deles (ou qualquer outro objeto que você goste) como token de primeiro jogador.
CONFIGURAÇÃO
-O jogador inicial pega o token de primeiro jogador e começa com 10 krones (como de costume). O jogador à sua esquerda (segundo) começa com 11 krones, o terceiro com 12 krones e o quarto com 13 krones.
JOGO DE JOGO
- No início de cada rodada, o jogador com o token de primeiro jogador joga e ordena os dados (como de costume) e executa seu turno. Outros turnos são realizados no sentido horário (cada jogador mantém os dados na frente dele para lembrar as ações realizadas).
NOVO JOGADOR DE INÍCIO
- O jogador que passar primeiro em uma rodada recebe o token de primeiro jogador.
- Se o jogador que passar primeiro tiver já tiver o token de primeiro do jogador, ele deve dá-lo ao jogador à sua esquerda.
- O turno continua no sentido horário até que todos os jogadores tenham passado. Quando isso acontece, todos os jogadores que não realizaram as duas ações tomam seu turno começando no primeiro jogador e seguem no sentido horário.
Espero que as pessoas não que não gostam do downtime do jogo curtam essa variante!
(Tradução livre).