
Olá,
Azul já é um sucesso na nossa mesa, e durante o desenrolar de muitas jogatinas surgem algumas dúvidas.
Foi observado que a curto prazo, o jogador que alcançar a penalidade de -18 pts entre as rodadas 2-3 é normalmente menos prejudicado com um desconto menor no quadro de pontuação, desde que esse tenha feito pouco progresso na trilha de pontuação. Isso se dá através de uma regra (ou ausência dela) do Azul: Não há possibilidade de pontuação negativa, um jogador só poderá regredir até no máximo a posição 0.
Como assim? Observe a seguinte situação:
João, esperto como é, descobriu que é vantagem cumprir as colunas mais à direita durante o early-game, pois elas somariam pontos extras para futuras colunas concluídas à esquerda, formando assim pequenos combos.
Jogando impetuosamente desta maneira, entrou na 2ª rodada com
7 pts no placar e na penúltima posição na trilha de vidros quebrados.
Ao realizar uma determinada ação, isso lhe custou descer um degrau no registro de vidros quebrados
(H). Com isso, acaba por chegar à penalidade mais baixa (-18 pts), o manual diz que ao alcançar esta posição João deve imediatamente colocar seu marcador na posição 0 do registro de vidros quebrados e resolver a pontuação negativa na trilha de pontuação
(G). Como João só tinha 7 pts, acaba por perder apenas os 7 pontos e voltar à posição 0. O que torna-se uma vantagem para João a longo prazo comparado aos demais jogadores.
_
Para resolver isso, um usuário chamado
@Paul Smith sugere que, se o jogador não tiver como resolver esta pontuação negativa, primeiro ele regresse à posição 0, e a diferença dos pontos que ainda não puderam ser descontados seja refletida através do seu marcador na trilha de vidros quebrados, ou seja, se o jogador deveria perder 18 pontos e só tem 10 pontos. Seu marcador volta à posição 0 na trilha de pontuação, e seu marcador na trilha de vidros vai parar na posição -8. Indicando assim que aquele jogador ainda tem uma desvantagem à ser contabilizada posteriormente.
Esta solução parece agradar também ao
Alex Villemure, da Plan B Games Inc.
"Normally we don’t recommend allowing negative score but if you want to increase difficulty, go for it. That would certainly make the game even more interesting."
Como descrito acima, encontramos
talvez a primeira ERRATA do jogo.
Algo bem situacional, é verdade, mas que interfere se não é via de regra.