Achei que a resposta acima não ficou muito clara, então vou tentar dar minha contribuição.
Você pode "colher" o que tiver nos seus terrenos/territórios (não lembro do termo em português, em inglês eles chamam de landscape) em 2 momentos distintos: (1) imediatamente quando coloca um no tabuleiro e (2) no final de cada época, depois da pontuação de fim de época.
Então, pra exemplificar. Quando você coloca um (uma?) landscape, nesse exato momento, você pode escolher "colher" ele. Assim, se fizer isso nessa hora você vai pegar 2 recursos pra você e dar 1 recurso para o soberano.
Assim, no primeiro final de época depois que você colocou o landscape (e todos os finais seguintes) você vai colocar mais 3 recursos e, também, pode escolher colher ele nessa hora.
Então, por exemplo, você pode colocar um terreno e não colher. No final da primeira época depois que colocou ele vão entrar novos recursos nesse landscape e você pode fazer essa escolha de novo. Nesse exemplo, se você pegar agora, você vai pegar 5 recursos para você e dar 1 para o soberano.
A lógica é que quanto mais tempo você esperar para colher aquele terreno mais "produtivo" ele vai ser para você.
Lembrando que o soberano SEMPRE pega apenas 1 recurso dos que você está colhendo, independente de quantos recursos têm no landscape.