














Assim como boa parte dos jogos EURO, o RACE! FORMULA 90 (que é basicamente um EURO) parece mudar bastante nossa experiência de jogo quando estamos em 4 ou mais jogadores. Apesar de um jogador humano ter saído da partida na metade da prova (o ALBORETO), seguimos movendo com ele até o fim da corrida como se ele fosse um SUPERFAST e como ele fez um único pit stop e tinha "voado" na pista durante a primeira metade da corrida, obviamente que venceu a prova com folga.
Foi uma das provas mais ferradas que já joguei. Estou sempre apresentando o jogo para alguém ou jogando com pessoas que ainda estão dominando as regras e por conta disso estamos sempre "aprendendo", o que me faz sempre tentar algo novo, diferente do que estou acostumado, pra "ver no que dá" já que tudo será uma grande brincadeira e diversão (a ideia é apresentar o jogo).
Desta vez estávamos em 4 jogadores (algo raríssimo) e com pessoas que, de certa forma, já DOMINAVAM o RF90 pois todos ali já tinham corrido e já tinham VENCIDO, portanto já tinham pego "as manhas" do jogo.
Tudo pronto pra prova começar, regras decoradas, dicas e macetes na ponta da língua, todos com sangue nos olhos, só não contávamos com um pequeno detalhe: MÔNACO. Se o RF90 já é famoso por trazer a melhor experiência de simulação de corrida que um tabuleiro pode propiciar, infelizmente (ou felizmente) ele também nos trouxe a mesma sensação de pilotar nessa pista.
Tivemos que dar o braço a torcer que MÔNACO é uma pista MASSACRANTE para efeitos de diversão. Aqui o DESAFIO reina absoluto. Se no RF90 já é dificil ultrapassar, em MÔNACO simplesmente TUDO É PIOR: Pouquissimos pontos de ultrapassagem, curvas com penalidades absurdas que tornam impossível qualquer tentativa de duelo, ROBÔS que "voam" pela pista caindo de trajetória em trajetória, enfim, um verdadeiro TERROR para os pilotos mas um espetáculo sensorial.
Nossa prova foi uma verdadeira luta de WWF (aquele "telequete" americano), um dando chute no saco do outro, enfiando dedo no olho e por aí vai.
Retardo de freadas (com sucessos memoráveis e falhas acachapantes), bandeiras amarelas em profusão, TRACK CARDS exploradas ao máximo em todos os seus benefícios, enfim, um verdadeira ENDURANCE que durou umas 4 horas (mas que "relativamente" pareceu 4 minutos).
ALBORETO começou a prova voando baixo (junto com SENNA), ambos com estratégia SAVE TYRES o que nos deu toneladas (e mais toneladas) de TRACK CARDS, trazendo novamente aquele famoso "mi mi mi" de que esta estratégia é muito "apelona", no entanto ninguém percebeu que MANSELL também largou com SAVE TYRES sendo que seu carro não rendeu praticamente NADA durante toda a prova.
Eu (SENNA) tive um duelo com os ROBÔS SUPERFAST que foi simplesmente MEMORÁVEL, conseguindo ultrapassá-los em curvas graças a Track Cars mas sendo ultrapassado nas retas sem poder reagir, um verdadeiro SHOW de corrida.
MANSELL não teve um bom carro durante toda a prova mas em seu ultimo stint resolveu trocar sua estratégia para PUSH (que queima gasolina ao custo de muito movimento extra) o que o fez quase ganhar a corrida.
HAKKINEN (que tinha vencido uma prova anterior em BARCELONA voando baixo naquela pista) deste vez foi muito mal. Largando de SAVE FUEL (que poupa gasolina e adia o pit stop), largou em penúltimo, seu carro não rendeu durante quase toda a prova e no último stint, apesar de correr com a veloz PUSH, sucumbiu ao infernal traçado de MÔNACO diante de duas erradas seguidas ao retardar a freada mesmo a excitante habilidade REFLEXES (que soma +20 em qualquer teste de freada). Realmente um fim de semana pra esquecer.
Apesar da extrema dificuldade da corrida, uma partida MEMORÁVEL mostrando que o RACE! FORMULA 90 ainda é "o cara".