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  3. As Viagens de Marco Polo
  4. The Voyages of Marco Polo

The Voyages of Marco Polo

As Viagens de Marco Polo
  • avatar
    Trentini04/08/15 16:08
    avatar
    Trentini
    04/08/15 16:08
    112 mensagens MD

    Essa semana joguei algumas partidas desse jogo recém lançado pela Z-Man, dos designers Simoni Luciani e Daniele Tascini. Marco Polo e suas viagens sempre foi um assunto de fascínio para mim e gosto muito do trabalho desses dois designers italianos em Tzolk'in, o que me levou a comprar esse jogo sem pensar muito.

    https://cf.geekdo-images.com/images/pic2461346_md.png


    The Voyages of Marco Polo é um euro game de 2 a 4 jogadores com influências que vão de jogos como Troyes e Bora Bora até Ticket to Ride.
    Nesse jogo os jogadores rolam dados e realizam ações através de alocação dos dados em várias localidades no tabuleiro para planejar-se para uma viagem ou para cumprir contratos de troca que valem pontos de vitória. As rotas traçadas podem determinar alguns benefícios extras que o jogador certamente deve levar em conta quando escolhe seus objetivos por onde irá passar, objetivos que também valem pontos de vitória.

    Cada jogador escolhe um personagem histórico da época das viagens de Marco Polo e cada personagem possui uma habilidade especial. As habilidades são bem fortes e marcantes o suficiente para definir bastante qual será seu foco no jogo, se será em viagens, contratos ou ambos.

    Camelos, Dinheiro, Ouro, Tecido, Pimenta


    Existem três recursos que são o Ouro, Tecido e Pimenta, eles são usados basicamente para concluir contratos se trocados nas quantidades determinadas, e todo contrato vale pontos de vitória e provavelmente algum outro ganho. Existem também outras ações onde o jogador pode trocar algumas combinações desses recursos por outras coisas.

    Dinheiro e camelo em conjunto são muito importantes para realizar as viagens, mas possuem outras utilidades. O dinheiro é necessário para executar ações que já foram executadas por outros jogadores e os camelos são extremamente úteis para comprar dados adicionais, manipular resultados nos dados ou até mesmo re-rolar um dado.

    Várias observações

    O tema é bem interessante, entretanto, como todo euro, é mais um pano de fundo no jogo, a prioridade é na mecânica. Ainda assim, podemos traçar vários paralelos com as viagens de Marco Polo, principalmente nos personagens presentes e suas habilidades, rotas históricas, entre outras coisas. Entretanto, qualquer tema se encaixaria no design do jogo sem muito problema.

    A sorte nas rolagens é pouco relevante; a forma como os jogadores alocam os dados e a presença de ações bônus que podem manipular os resultados, além de uma mecânica que compensa jogadores com rolagens potencialmente ruins, faz com que aquele jogador que se considera azarado em rolagens não se sinta prejudicado na partida. Além do mais existem benefícios com rolagens baixas também. Em todas as minhas partidas não houve um momento sequer em que eu me senti extremamente prejudicado por rolagens e olha que tive algumas rodadas com rolagens muito baixas.

    As rotas no mapa reproduzem algumas localidades que Marco Polo, Matteo e Niccolo Polo exploraram em seu caminho com partida em Veneza e destino à Pequim através da famosa Rota da Seda controlada pelo Império Mongol. A forma como as rotas são desenhadas, de forma circular com destino a Pequim e retorno por outro caminho, faz com que a escolha inicial do caminho seja muito impactante para o resto do jogo e um erro na escolha inicial pode dificultar seus objetivos. Mas por mais que o jogo seja punitivo na viagem, nesse caso de erro no planejamento da rota, sempre é possível procurar por soluções como focar seus esforços mais em cumprir contratos de vendas do que em adquirir recursos para continuar a viagem.

    https://curitibaludica.files.wordpress.com/2015/08/rotas.jpg

    Rotas

    Crédito: http://www.quartertothree.com/fp/2015/07/22/is-voyages-of-marco-polo-a-jewel-that-belongs-in-your-boardgame-collection/


    A interação entre os jogadores é pequena, típica na maioria dos euros, ainda que algumas ações de outros jogadores possam impactar nas escolhas do jogador. Apenas as ações contidas nas cidades são exclusivas para quem passou por lá e tem um posto de vendas de sua cor na cidade, e somente um jogador pode obter o benefício da cidade por rodada: quem alocar o dado mais cedo. Entretanto todas as outras ações do tabuleiro podem ser executadas por vários jogadores, mas somente o primeiro jogador a executar determinada ação não precisará pagar em dinheiro para usá-la. Dessa forma a pouca interação, presente em jogos com mecânica de alocação de trabalhadores, é ainda menos punitiva, nesse jogo, por permitir que vários jogadores consigam executar uma determinada ação, mesmo que só o primeiro não precise pagar.

    https://curitibaludica.files.wordpress.com/2015/08/interacao.jpg

    Vários jogadores escolheram viajar, apenas o vermelho não pagou, pois foi o primeiro a escolher a ação.

    Crédito: Steph (punkin312) Board Game Geek


    O jogo provavelmente tem uma rejogabilidade alta, com bastante variação nas ações das cidades, objetivos, personagens. A sensação que o jogo transmite sempre será a mesma: os jogadores cumprindo contratos e realizando uma longa e custosa viagem rumo à China e retorno à Itália, mas a forma de conseguir os recursos necessários se torna diferente com as diferentes configurações das cidades.

    A quantidade de jogadores não pareceu importar tanto, o número mais adequado que jogamos foi quatro jogadores, pois a interação é um pouco maior, o volume do jogo é maior, mas o jogo funcionou bem em três jogadores sem grande perda, ainda não testei em dois jogadores.

    Conclusão

    The Voyages of Marco Polo é um euro de complexidade média-baixa (bem mais simples e menos dependente de timming do que o Tzolk'in dos mesmos designers), com uma duração razoável de 20 a 25 minutos por jogador, o que é uma ótima duração para o que o jogo entrega.

    As regras são bem simples e o jogo funciona muito bem, além da bela arte e iconografias por Dennis Lohausen e ótimos componentes da edição da Z-man.

    https://curitibaludica.files.wordpress.com/2015/08/tabuleiro-e-componentes.jpg


    Eu fiquei muito satisfeito com a compra, o preço é o padrão para jogos desse porte, 40 dólares mais frete, infelizmente o que não está ajudando mesmo é o Dólar alto em relação ao Real.

    Recomendo jogarem The Voyages of Marco Polo, é um ótimo jogo!

    Crédito das outras imagens: Z-Man Games

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  • Trentini
    112 mensagens MD
    avatar
    Trentini04/08/15 16:14
    Trentini » 04/08/15 16:14

    Resenha originalmente publicada por mim no blog da Curitiba Lúdica

    http://curitibaludica.com.br/2015/08/04/the-voyages-of-marco-polo/

    1
  • Victor
    2492 mensagens MD
    avatar
    Victor04/08/15 16:15
    Victor » 04/08/15 16:15

    Boa resenha. Joguei o MP semana passada e tive uma ótima impressao do jogo, com boa rejogabilidade. Recomendo

    1
  • Antonioxxx
    228 mensagens MD
    avatar
    Antonioxxx04/08/15 17:56
    Antonioxxx » 04/08/15 17:56

    Resenha esclarecedora, jogo lindo, mas continuo tendo preconceito com essa mecânica de alocação de dados. Usar eles como parte dos componentes do jogo não entra na minha cabeça....

    0
  • leandrofvaz
    1242 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz04/08/15 18:02
    leandrofvaz » 04/08/15 18:02

    Eu gostei de Marco Polo também, mas ainda tenho a impressão de um desequilíbrio significante entre os personagens. Bem, vamos ver se isso diminui quando o jogo vai sendo dominado e aperfeiçoado.

    2
  • tiagovip
    414 mensagens MD
    avatar
    tiagovip04/08/15 18:08
    tiagovip » 04/08/15 18:08

    Antonioxxx::Resenha esclarecedora, jogo lindo, mas continuo tendo preconceito com essa mecânica de alocação de dados. Usar eles como parte dos componentes do jogo não entra na minha cabeça....

    Funciona muito bem aqui, é o que posso dizer.
    Abs,

    1
  • Trentini
    112 mensagens MD
    avatar
    Trentini05/08/15 08:37
    Trentini » 05/08/15 08:37

    Antonioxxx::Resenha esclarecedora, jogo lindo, mas continuo tendo preconceito com essa mecânica de alocação de dados. Usar eles como parte dos componentes do jogo não entra na minha cabeça....

    Bem, aqui no nosso grupo esse uso de dados é até super bem aceito, jogos como Troyes, Bora Bora fazem bastante sucesso por aqui.
    leandrofvaz:: Eu gostei de Marco Polo também, mas ainda tenho a impressão de um desequilíbrio significante entre os personagens. Bem, vamos ver se isso diminui quando o jogo vai sendo dominado e aperfeiçoado.


    Bem, ontem joguei em 2 pessoas, curti jogar nesse número também, apesar de achar que existem jogos melhores para essa configuração.
    Quanto a personagens desequilibrados, o Matteo Polo é um personagem que claramente fraco não é, entretanto mais partidas são requeridas para chegar a uma conclusão melhor quanto ao balanço do jogo em geral, a conclusão que eu chego é que para bloquear sua força, outros jogadores precisam se focar em contratos mais do que em viagens.
    O que me pareceu mesmo é que o Kublai Khan será usado apenas quando as ações contidas na Sumatra são muito boas, pois ele chega na Sumatra com bastante facilidade já na primeira rodada e lá existem 3 ações o que o torna talvez o personagem com o poder mais fraco. O Niccolo e Marco Polo também serão usados apenas situacionalmente quando duas trilhas são interessantes de começo. O Mercador a princípio parece forte, mas bloquear seu poder não é um bicho de sete cabeças quando jogado em 4, em menos jogadores é um tanto mais complicado por ele se beneficiar dos favores do Khan além do Bazar, mas o segredo é tentar adquirir recursos fora do Bazar quando possível.
    Os outros personagens possuem poderes interessantes também e menos dependentes de configuração do tabuleiro e sorte nos contratos.
    Enfim, a escolha do personagem, assim como no Terra Mystica, deve depender bastante da configuração do tabuleiro, as vezes me pergunto até se não seria melhor distribuir os objetivos antes da escolha dos personagens, ao contrário do que a regra propõe.

    1
  • igorknop
    934 mensagens MD
    avatar
    igorknop06/08/15 01:15
    igorknop » 06/08/15 01:15

    Esse tá na mira! :D

    0
  • Trentini
    112 mensagens MD
    avatar
    Trentini19/08/15 11:53
    Trentini » 19/08/15 11:53

    Depois de 10 partidas com o jogo, maioria em 4, algumas em 3 pessoas, minhas impressões sobre o jogo são:

    -Para alguns, numa primeira e segunda partidas viajar pode parecer uma opção pior do que cumprir contratos, mas não se engane, planeje bem sua rota e viaje para onde precisa ir EM COMPLEMENTO com os contratos, é única forma de fazer uma pontuação alta. Só fazer contratos não vence o jogo e só viajar também não.

    -Os personagens parecem desequilibrados, mas quando começamos a jogar com o grupo mais vezes aprendemos várias formas de neutralizar as forças dos personagens dos adversários. O Matteo Polo já pareceu mais forte do que de fato é, o Mercador também, o Marco Polo e Niccolo Polo parecem fracos, mas são bem fortes, o único que sempre pareceu fraco e é sempre difícil de jogar é o Kublai Khan.

    -Nas primeiras partidas é normal deixar de prestar a atenção nas ações das cidades, mais normal ainda é escolher uma rota onde as tradehouses que for deixar não irão te ajudar muito, com o tempo vamos aprendendo a escolher melhor as rotas e aproveitar os benefícios das ações das cidades com mais qualidade e economizando ações.

    -O jogo só melhora no meu conceito!!! Ótima aquisição e recomendo a todos.

    2
  • vbeltrao
    16 mensagens MD
    avatar
    vbeltrao31/12/15 23:22
    vbeltrao » 31/12/15 23:22

    Achei o jogo bem interessante, meu único receio é a questão dos dados, não deu para ter a percepção exata do peso do fator sorte no jogo.
    Com essa tabela de conversão de resultados dos dados em recursos parece fazer bastante diferença.

    0
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