Tradução livre por Csaerbeck
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/43613/asmodee-spots-sales-acquires-spot-it
Nos Estados Unidos, é comum ver o jogo Spot it! em um bom número de lojas, muitas vezes como um dos representantes solitários de jogos em uma loja que não é de jogos. SPOT IT! tem, como diz o ditado, quebrado o consenso padrão, e muitos notaram isso.
Assim, foi anunciado que o grupo
Asmodee adquiriu "
os direitos de publicação, comerciais e marcas mundiais do Spot it! das editoras Divertis Properties Group, Play Factory e Blue Orange Games".
A
Asmodee não é estranha ao
Spot it!, tendo publicado o mesmo ainda com seu nome original
Dobble desde 2010 quando adquiriu os direitos de publicação da produtora
Play Factory, que lançou o jogo em 2009. (A Play Factory foi fundada em 2005 por Jean François Andréani, que também é presidente do Divertis Properties Group; Divertis, fundada em 2010, possui uma série de jogos de tabuleiro, incluindo Dobble, e em 2014 ele registrou receita de € 1,7 milhões).
Qual é o grande negócio então? Obviamente,
Spot it! tem uma grande aceitação no mercado, mas por que a Asmodee comprou mais um jogo na sequência de duas grandes aquisições que fez em 2014 (compra da
Days of Wonder e
Fantasy Flight Games)?
Em primeiro lugar, a própria
Asmodee está fazendo um grande alvoroço sobre esta compra, chegando com antecedência e indo a público anunciar este acordo através de seu comunicado de imprensa como parte de seu plano mais amplo:
[Como as aquisições anteriores], este acordo é parte da estratégia da Asmodee de expandir seu portfólio e presença internacional, a fim de oferecer os jogos mais inovadores e líderes para a comunidade gamer e para um maior número de jogadores em geral. O Grupo está crescendo sua presença nos EUA, principal mercado de jogos de tabuleiro do mundo, com receita por volta de US $ 1,8 bilhões. Sua taxa de forte crescimento orgânico de mais de 100% e sua última conta de aquisições trazem o sucesso contínuo para nossa empresa". (Rubi Nikolopoulou, o diretor de marketing da Asmodee, explicou que o valor das vendas de 1,8 bilhões de dólares se baseia principalmente em dados na categoria "Jogos e brinquedos" da empresa de pesquisa de mercado NPD Group. "A NPD representa 70% do mercado, então nós usamos nosso conhecimento para avaliar o tamanho total deste mercado").
Continuando o comunicado de imprensa:
Stéphane Carville, Presidente do Grupo Asmodee disse: "Estou muito feliz e orgulhoso que Spot It! está se juntando ao nosso portfólio de jogos. Através do seu conceito simples e perfeito, que conseguiu derrubar as barreiras geracionais e culturais, se torna um dos poucos jogos que todas as gerações podem jogar juntos. Faz todo sentido que Spot It! será para nós e para nossa principal acionista, a Eurazeo, uma grande parte de nossa estratégia de desenvolvimento. Temos grandes ambições para este jogo na América do Norte, especialmente em sua versão digital".
Em segundo lugar, enquanto que o jogo em si é pequeno,
Spot It! teve um grande impacto no mercado, com 7,7 milhões de unidades vendidas na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. No seu comunicado de imprensa,
Asmodee observa que "
destes 7,7 milhões, mais de 3 milhões de unidades foram vendidas na América do Norte em 2014." Isso é um monte de venda destas pequenas latas!
Até agora, a
Blue Orange Games teve os direitos de co-edição e distribuição do
Spot It! para os mercados dos EUA e Canadá (inglês), desenvolvendo várias versões do jogo para todos os tipos de mercados especializados - enquanto a Asmodee tinha o mesmo direito para o resto do mundo. Agora a
Asmodee tem a propriedade em todo o mundo, e a Blue Orange Games continuará a comercializá-lo durante o período de transição no qual a Asmodee configurará a distribuição para o jogo na América do Norte. A Asmodee continuará a comercializar o jogo como
Dobble em países onde já é conhecido por esse nome.
"
Dobble / Spot It! é um dos maiores sucessos na indústria de jogos nos últimos dez anos", diz Nikolopoulou. "
Esta aquisição permitirá a Asmodee Group acelerar o seu crescimento dentro dos EUA e nos mercados internacionais". A
Asmodee se recusou a revelar o custo desta aquisição.