Este final de semana, em Curitiba (gosto de frizar minha cidade para mostrar que temos um polo bacana de jogatinas por aqui), me reuni com um amigo que tinha comprado um TIDE OF IRON NEXT WAVE e pusemos ele na mesa, motivo pelo qual verão algumas peças SEM COR (alemães) e outras COM COR (ingleses), pois minha expansão DAYS OF THE FOX está pintada.
Foi meu primeiro contato com a NEXT WAVE, ainda não tinha visto a caixa nem as peças (tenho a versão antiga do TOI). Tudo de ótima qualidade, padrão FANTASY FLIGHT (o jogo é da 1AGAMES para quem não sabe, que "herdou" o Tide of Iron da FFG), não entendi o motivo deles terem fornecido simplesmente TODOS OS TOKENS DE ESPECIALIZAÇÃO existentes em todas as expansões até hoje, devem ser usados - creio eu - em algum livro de cenários a ser lançado pela 1AGAMES em breve (assim espero!).
Foi a segunda partida de TOI do meu amigo (a primeiro foi RESCUE MISSION, já resenhada aqui) e apesar das poucas partidas, meu colega tem vasta experiência em wargames e TOI pra ele é fichinha em matéria de complexidade.
















Essa parte aqui merece um comentário: Meu amigo me bombardeou UMA VEZ durante o seu turno, acertando seu ataque de supressão. Pelas regras, unidades em OP FIRE que sofram SUPRESSÃO devem ser imediatamente fatigadas. Então no meu turno (dos alemães), gastei minhas 3 ações pra REMOVER os tokens de PINADO e flipar os tokens de FATIGA para OP FIRE.
No turno dele, um novo ataque PINOU e FATIGOU minhas tropas. E novamente no meu turno gastei minhas 3 ações pra remover a pinagem e flipar os tokens para OP FIRE novamente.
Acreditem, as cartas de Estratégia, quando bem empregadas, podem DECIDIR UM JOGO!


CONCLUSÃO
Um combate simplesmente FORMIDÁVEL! Este cenário HELLFIRE PASS exige demais dos jogadores pois envolve muita luta em COLINAS, que sempre requerem atenção especial em situações de LOS e alcance. Só que este combate foi até MAIS ALÉM e exigiu até mesmo consultas ao manual, tamanha quantidade de coisas que fomos obrigados a usar em combate.
Foram cometidas duas falhas táticas ao meu ver: Os ingleses avançaram muito lentamente seus esquadrões e quase ficaram sem peças para tomar os terrenos objetivo - fruto obviamente da inexperiência de meu colega no TOI em combater em cenário com colinas, mas perfeitamente perdoável já que ele está dando seus primeiros passos.
Os alemães deviam ter focado seus ataques nos CRUSADER, tanques muito mais rápidos (tem 7 pontos de movimento) e mais fracos, que provavelmente seriam destruídos, pois estes podem subir as colinas mais facilmente, trazendo maiores transtornos.
O ponto alto do jogo foram as CARTAS DE ESTRATÉGIA, que aliás tem sido algo bem recorrente nos combates com este meu amigo, fruto obviamente de nossa experiência no TOI. Uma vez que sabemos antecipar alguns movimentos olhando para o tabuleiro, não podemos fazer o mesmo com relação as Cartas de Estratégia pois sempre jogamos com elas VIRADAS PARA BAIXO, para trazer algum elemento surpresa ao combate.
Foi a terceira vez que joguei este cenário (com os alemães) e foi a terceira vez que perdi, mas não adianta, pra mim é um cenário BALANCEADO, extremamente desafiante para quem quer DEFENDER e muito BACANA de ser disputado, exigindo muito dos jogadores pois envolve combate em COLINAS, envolve CAMUFLAGEM e ataques de ARTILHARIA, três dos itens mais complexos das regras do TIDE OF IRON.