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Interagir ou não interagir, eis a questão

  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos04/06/19 11:49
    fredbarcelos » 04/06/19 11:49

    MarlenSousa::
    DWilliam::Se entendi bem, você se questiona por que algumas pessoas podem não querer jogar em casos onde o jogo em questão possui um determinado nível de interação, sendo que jogar em grupos já seria uma interação. Sendo isso, acredito que posso acrescentar alguma coisa na conversa.

    Acho importante dizer que há níveis e tipos de interação. Uma briga é uma forma de interação, por exemplo. Negociação, outra. A partir disso pode ficar mais fácil imaginar que certos tipos de interações podem não ser do agrado de todos. Se não ficar, vale lembrar que as pessoas são diferentes. Mesmo no mundo dos jogos existem pesquisas a respeito de "modelos de satisfação do jogador", onde é possível identificar certos perfis com base no conjunto de estímulos que dão mais prazer/satisfação para um jogador e para outro não. Alguns modelos (1) identificam justamente o "Socialiser", o maior prazer dele seria interagir com as pessoas ao redor de algo. Há também o "Conqueror", que basicamente sente mais satisfação ao vencer/ganhar. Junte esses dois como os maiores indicadores de alguém e você terá o tipo de jogador que ama interação direta como "destruir oponente gargalhando na cara".

    O que é prazer/satisfação para alguém pode ser o contrário para outro. Ter que negociar, convencer ou mesmo mentir pode ser meio "torturante" para algumas pessoas. Além disso, há um outro fator. Alguns jogos com maior nível de interação abrem mão de certos elementos de balanceamento e competitividade, ou seja, alteram aquilo que na percepção de alguns seriam qualidades de um design moderno, abrindo espaço para certas "injustiças" aos seus olhos. Sabe aqueles relatos de casais de namorados se ajudando ou mesmo demais jogadores se unindo contra o dono do jogo? Muitos diriam, "Não convide mais essas pessoas", mas nem sempre é possível. Fora que muitos irão ver no design do jogo algo que não apreciam. Há também questões mais sutis relacionadas, como um "King maker" vingativo, por exemplo. O meta-jogo tem mais chances de influenciar e nem todos apreciam esse elemento. 

    Em resumo, a resposta é, sim, para algumas pessoas a mera socialização não é motivo suficiente para dedicar horas ao redor de uma mesa. Mas pode ser um fator de reforço para muitas, independentemente se são "Socialisers" ou não. Mas dependendo do jogo, podem preferir ir para uma mesa de bar.

    (1): Nesse link há um resumo por alto sobre um desses modelos (e que usei nos meus exemplos): https://designinggames.wordpress.com/game-design/brainhex/

    DWiilliam obrigado pelo comentário e pelo conhecimento que apresentou para o tópico. A minha intenção desde o início é saber a opinião de outras pessoas e a sua me mostrou alguns pontos novos que só faz com o debate se enriqueça.
    Entendo quando fala que existem pessoas diferentes, porque isso não acontece só no hobby, mas principalmente no dia-a-dia. Mas algo que me incomoda bastante e gostaria de saber sua opinião sobre, são os amiguinhos que só jogam os jogos que eles querem. Respeito a questão dele ter uma preferência, mas porque quando ele quer jogar um famoso controle de área (mecânica que não me traz tanto prazer) eu estou lá para acompanhá-lo de coração aberto e tentando ser o mais competitivo possível e quando eu quero jogar um jogo co-op ou de guerra esse amigo prefira o bar? 
    Não sei se me expressei da maneira correta, mas o que me incomoda é algo que é importante em relacionamentos, até me namoros e casamentos, em algum momento ambos, em momentos distintos, tem que dar "o braço a torcer" para o bem da relação. Não quero obrigar ninguém jogar a nada, mas eu gostaria de um tipo de reciprocidade. Deu pra entender?
    Novamente, obrigado pelo comentário.

    Agora entendi qual é a questão. E a resposta é a mesma para qualquer relacionamento, pq jogar tbm é se relacionar com as pessoas que estão à mesa dedicando aquele tempo com vc: Conversar. E deixar claro seus sentimentos. (Piegas eu sei, mas acredito e sigo esse pensamento)

    1
  • MarlenSousa
    23 mensagens MD
    avatar
    MarlenSousa04/06/19 11:52
    MarlenSousa » 04/06/19 11:52

    fredbarcelos::
    MarlenSousa::
    DWilliam::Se entendi bem, você se questiona por que algumas pessoas podem não querer jogar em casos onde o jogo em questão possui um determinado nível de interação, sendo que jogar em grupos já seria uma interação. Sendo isso, acredito que posso acrescentar alguma coisa na conversa.

    Acho importante dizer que há níveis e tipos de interação. Uma briga é uma forma de interação, por exemplo. Negociação, outra. A partir disso pode ficar mais fácil imaginar que certos tipos de interações podem não ser do agrado de todos. Se não ficar, vale lembrar que as pessoas são diferentes. Mesmo no mundo dos jogos existem pesquisas a respeito de "modelos de satisfação do jogador", onde é possível identificar certos perfis com base no conjunto de estímulos que dão mais prazer/satisfação para um jogador e para outro não. Alguns modelos (1) identificam justamente o "Socialiser", o maior prazer dele seria interagir com as pessoas ao redor de algo. Há também o "Conqueror", que basicamente sente mais satisfação ao vencer/ganhar. Junte esses dois como os maiores indicadores de alguém e você terá o tipo de jogador que ama interação direta como "destruir oponente gargalhando na cara".

    O que é prazer/satisfação para alguém pode ser o contrário para outro. Ter que negociar, convencer ou mesmo mentir pode ser meio "torturante" para algumas pessoas. Além disso, há um outro fator. Alguns jogos com maior nível de interação abrem mão de certos elementos de balanceamento e competitividade, ou seja, alteram aquilo que na percepção de alguns seriam qualidades de um design moderno, abrindo espaço para certas "injustiças" aos seus olhos. Sabe aqueles relatos de casais de namorados se ajudando ou mesmo demais jogadores se unindo contra o dono do jogo? Muitos diriam, "Não convide mais essas pessoas", mas nem sempre é possível. Fora que muitos irão ver no design do jogo algo que não apreciam. Há também questões mais sutis relacionadas, como um "King maker" vingativo, por exemplo. O meta-jogo tem mais chances de influenciar e nem todos apreciam esse elemento. 

    Em resumo, a resposta é, sim, para algumas pessoas a mera socialização não é motivo suficiente para dedicar horas ao redor de uma mesa. Mas pode ser um fator de reforço para muitas, independentemente se são "Socialisers" ou não. Mas dependendo do jogo, podem preferir ir para uma mesa de bar.

    (1): Nesse link há um resumo por alto sobre um desses modelos (e que usei nos meus exemplos): https://designinggames.wordpress.com/game-design/brainhex/

    DWiilliam obrigado pelo comentário e pelo conhecimento que apresentou para o tópico. A minha intenção desde o início é saber a opinião de outras pessoas e a sua me mostrou alguns pontos novos que só faz com o debate se enriqueça.
    Entendo quando fala que existem pessoas diferentes, porque isso não acontece só no hobby, mas principalmente no dia-a-dia. Mas algo que me incomoda bastante e gostaria de saber sua opinião sobre, são os amiguinhos que só jogam os jogos que eles querem. Respeito a questão dele ter uma preferência, mas porque quando ele quer jogar um famoso controle de área (mecânica que não me traz tanto prazer) eu estou lá para acompanhá-lo de coração aberto e tentando ser o mais competitivo possível e quando eu quero jogar um jogo co-op ou de guerra esse amigo prefira o bar? 
    Não sei se me expressei da maneira correta, mas o que me incomoda é algo que é importante em relacionamentos, até me namoros e casamentos, em algum momento ambos, em momentos distintos, tem que dar "o braço a torcer" para o bem da relação. Não quero obrigar ninguém jogar a nada, mas eu gostaria de um tipo de reciprocidade. Deu pra entender?
    Novamente, obrigado pelo comentário.

    Agora entendi qual é a questão. E a resposta é a mesma para qualquer relacionamento, pq jogar tbm é se relacionar com as pessoas que estão à mesa dedicando aquele tempo com vc: Conversar. E deixar claro seus sentimentos. (Piegas eu sei, mas acredito e sigo esse pensamento)

    fredbarcelos acho que ser piegas nesse sentindo é o que falta para nós nessa nossa sociedade. Imagine se não reprimíssemos nossos sentimentos bons e que respeitássemos os sentimentos de todos? Acredito que séria melhor para todos nós.
    Obrigado pela sua contribuição para a discussão.

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