Grand0rbiter::Não é obrigatório o dinheiro ser aberto, cada um faz o que quer. Ou entra em um consenso entre os jogadores. Porém o mais comum é dinheiro fechado nesse tipo de jogo. Jogo econômico, quando não explícito onde deixar o dinheiro, o quanto você tem só você precisa saber.
Porém tem o lance de não poder dar lance que não pode pagar. Tendo dinheiro escondido corre o risco de roubarem dando lances impossíveis só pra subir o preço pra quem ta interessado.
Uma solução é, a cada lance, a pessoa colocar o dinheiro do lance na mesa. Não precisa ser exato pra não perder tempo trocando, mas precisa só mostrar que pode pagar.
Corretíssimo. Não me lembro de a regra definir se o dinheiro é informação aberta ou fechada. De qualquer forma, mesmo que houvesse explicitamente na regra que o dinheiro é fechado, eu jogaria com dinheiro aberto. Mas é pessoal. Pra mim, quanto mais informação aberta, melhor. Se a quantidade de dinheiro que os jogadores têm em determinado jogo pode ser calculada ou memorizada de alguma forma, não vejo sentido em forçar os jogadores a decorar a informação ou anotar tudo num papel. É o caso de Power Grid: todos começam com $50, todas os gastos com usinas e construções são públicos, e todos os ganhos na fase de burocracia são públicos. É só uma questão de somar, diminuir e decorar quanto cada um tem em cada momento. Prefiro gastar meus neurônios no jogo com outras coisas, daí a preferência pela informação aberta.
É a mesma coisa pro castillo de El Grande. Se alguém quiser levantar a torre e contar os cubos, não vejo nenhum problema. São 30 cubos de cada cor. É só contar quantos estão no tabuleiro, na corte e na província, e deduzir do total. Por que não poupar tempo pra todo mundo e já revelar logo? O mesmo vale pras cartas que já foram usadas no leilão em turnos anteriores. Revelo tudo, não vejo por que esconder.
Mas há jogos que realmente precisam de uma tela, como Tigris & Euphrates. Os tiles que você compra são informação fechada, não podem ser "deduzidos", e logo faz todo o sentido mantê-los escondidos.