Acabei de ouvir o podcast! Muito bom, como sempre!
Única coisa que estragou foi a comparação com o cenário político atual. Sabemos que a dualidade é uma coisa muito presente nos filmes, livros, gibis e em todo esse universo nerd. Essa visão maniqueísta do bem contra o mal, a figura do herói e do vilão bem definidas, incontestáveis, é parte importantíssima desse universo. E por isso que gostamos tanto dele. Mas tem que parar aí. Transpor isso para o "mundo real" é perigoso, e alimenta cada vez mais essa polarização, essa luta "nós contra eles".
Sabemos bem que não há vilões nem mocinhos, não existem lukes nem darth vaders, muito menos um voldemort, igual citou um dos participantes. É ruim demais pensar a vida dessa forma extremista, principalmente afirmar que quem é nerd e apoia qualquer ideologia que seja, seja esquerda ou direita, "não entendeu o que tá rolando". Pior: soou até agressivo alguns comentários, principalmente do convidado especial, em prol de uma ideologia que ele julga, inocentemente (espero), ser do lado do bem, dos mocinhos, dos heróis, contra o que ele chama de "reaça". É lamentável mas não é recorrente, então sigo ouvindo o podcast, na esperança de ser um porto seguro, longe da polarização exagerada das redes sociais.
Em tempo: sou a favor da mudança para lado sombrio, mas somente porque é a tradução correta. Mas, como aprendi lado negro da força, você vai me ver falando muito mais lado negro do que sombrio. Não podemos jogar fora tudo que aconteceu no passado, porque foi o caminho que percorremos para chegar no que tá hoje, e entender o que aconteceu nesse passado nos torna melhor para o futuro.
Abraços a todos e que a força esteja com vocês!