Parabéns por mais um excelente ep!
Acho que controle de área é a minha mecânica favorita, e foi muito bom ouvir vocês discutindo sobre. Descobri mais motivos pelos quais acabo gostando tanto. Para mim uma das belezas é o verdadeiro puzzle espacial que é apresentado em jogos de conflito que envolvem controle de area. Gerenciar diferentes fronts de batalha, achar brechas para ataques, movimentações inesperadas.
Fiquei pensando um monte sobre o controle de área no Spirit Island. Antes de ouvir o ep eu nunca consideraria, mas fez sentido. De fato é uma luta para garantir partes do tabuleiro livres de invasores, e com presença dos espíritos. É um jogão, espero que possam jogar e comentar em breve.
Quando falaram dos COINs, concordo que existe uma barreira de entrada mas em geral são simples comparados com wargames mais pesados. Eu já ensinei COIN e Root para algumas pessoas, e sinceramente acho Root mais difícil de explicar. Geralmente nos COIN algumas facções compartilham de muitas ações e habilidades, enquanto Root você precisa explicar um jogo diferente para cada, compartilhando ações básicas apenas. As cartas do sistema COIN também apresentam uma "dica" de quem é mais favorecido em determinado evento, através da ordem de turno (que é determinada pela carta atual). Geralmente os 2 primeiros são mais beneficiados, então não precisa conhecer as cartas pra jogar, falo por experiência própria. Conhecer as cartas melhora tematicamente, e todos eles vem com o contexto de TODAS cartas, é uma aula de história. Concluindo, Root é MTO mais curto e com tema mais agradável, então certamente é mais acessível no final das contas.
Aguardando o ep de deckbuilding. Abraços!