Ovatsug Rednal::Pois é. Olha eu sei que TODOS os jogos no Brasil são superfaturados. Todos mesmo.
Ja vi em grupos de zap que compram direto do lojista por preço de lojista (pro lojista compensava pq pegava mais jogos em mais quantidade então acabava pagando ainda mais barato) e tipo, jogos de 300 e pouco saiam por 170/200 reais.
Mas mesmo sabendo que TODO jogo aqui é superfaturado, não acho justo comparar com preço final lá fora, pq não tem a taxa de licenciamento, tradutores, etc etc etc.
É óbvio que o hype incentiva, afinal mercado é assim. Se tem mais gente querendo uma coisa do que a coisa em si, pagam mais caro.
Eu mesmo peguei Lisboa no lançamento e já vi lacrado por mais de 100 reais a menos que paguei.
Spartacus peguei na pré venda achei uma pexinxa 350 e no final hj vc acha por 150... Enfim. É hype mesmo, to mais controlado, sei que influencia no valor do jogo...
Mas não acho que a maneira ideal seja comparar com o preco de fora.
O Gustavo está certíssimo.
Pessoal ainda insiste que o preço do jogo no exterior serve de parâmetro pro preço daqui, como se bastasse multiplicar pela taxa cambial, e não é assim que funciona.
Tem um tópico aqui na Ludopedia que elucida essa questão do preço:
https://www.ludopedia.com.br/topico/13922/e-esse-preco-ai?id_topico=13922
Pra resumir, os custos são vários:
- carga tributária indecente
- burocracia (alfandegária e tributária)
- custo de licenciamento
- custo com tradução
- taxas cambiais desfavoráveis
Mas, alem disso tudo, tem a auto-regulamentação do mercado, que funciona pela lei de oferta e demanda.
Se a editora cobra um preço X e as pessoas pagam, ela continuará cobrando esse preço e eventualmente haverá aumento.
Querem que os preços abaixem? É simples: sejam menos ansiosos, não comprem no lançamento. Deixem encalhar.
É só comparar, por exemplo, o preco de lançamento e o preço atual de jogos como
Lorenzo e
Luna que vocês verão esse princípio na prática.
As coisas só vão mudar quando (e se) o brasileiro começar a pensar com o bolso.