O designer Ted Alspach tem uma longa história com lobisomens, que remonta a 2007 com Ultimate Werewolf: Whitebox Edition em que ele pegou o conhecido jogo festivo Werewolf (1986), também conhecido como Máfia, adicionou novos papéis, e deixou o sistema em um pacote mais extravagante. Ultimate Werewolf: Whitebox Edition foi sucedido por Ultimate Werewolf: Ultimate Edition em 2008, e finalmente em Ultimate Werewolf: Deluxe Edition em 2014 - e ao longo do caminho ele se ramificou de lobisomens para incluir outros monstros clássicos da noite, incluindo o Blob, monstro de Frankenstein, e (é claro) O Conde.
Em 2014,
Alspach também lançou
One Night Ultimate Werewolf, uma versão licenciada e renovada de Akihisa Okui para
One Night Werewolf que se resume a uma experiência de muita atividade noturna, seguido por um único voto que determinava o destino da aldeia. Isto foi seguido pela expansão independente
One Night Ultimate Werewolf Daybreak em 2015, e para 2016
Alspach está saindo de lobisomens para entrar com os vampiros mais uma vez, desta vez com
One Night Ultimate Vampire. Segue a história de fundo:
Sua pacata cidade tem um problema, e desta vez ele não é do tipo peludo. Os vampiros estão perambulando pelas ruas para adicionar mortais ao seu seleto grupo, enquanto a aldeia se prepara contra o assalto de presas. Alguns desses vampiros têm poderes especiais, como o Mestre que não pode ser morto se um companheiro vampiro protege-lo, e o Conde que impede que outros moradores acordem para fazer suas ações noturnas. Um Assassino escolhe cuidadosamente um alvo para fazer o seu trabalho sujo.
Mas as coisas não estão tão desesperadas para a aldeia, pois eles têm vários residentes com habilidades especiais: um Sacerdote pode remover o vampirismo de qualquer um que é atacado (e ele é imune). O Atirador pode descobrir informações sobre dois residentes diferentes em uma única noite. O Ladrão rouba, o Gremlin muda as coisas ao redor, e o Cupido faz com que duas pessoas fiquem apaixonadas loucamente... todas as coisas que de alguma forma conseguem ajudar a aldeia.
One Night Ultimate Vampire é jogado nas linhas de
One Night Ultimate Werewolf e
One Night Ultimate Werewolf Daybreak, com cada jogador tendo uma carta de papel oculta, tendo alguma ação durante a noite, e em seguida, convencer um ao outro para tentar levar as pessoas a votarem no caminho "certo" - mas, além das cartas de papel, os jogadores agora têm "Marcas" e essas marcas se movimentam durante o jogo. Um pouco mais de detalhe:
No início de cada jogo, cada jogador recebe uma Marca de Clarity, que é colocada de bruços perto da sua carta de papel. Durante o jogo, muitos dos papéis têm a capacidade de trocar sua marca: o Vampiro dá a um jogador a Marca do Vampiro, adicionando-os à equipe de vampiro, mas deixando sua capacidade original intacta. O assassino dá ao jogador a Marca de Assassino, que identifica seu alvo. O doente dá a um dos jogadores adjacentes uma marca de Doença, o que fará com que qualquer um vote para esse jogador perder.
Tudo isso ocorre assim que o sol se põe... ao anoitecer. Pouco antes da noite, os jogadores começam a examinar as suas marcas para ver se elas mudaram. Em seguida, outros papéis como o Atirador, Ladrão, e Gremlin fazem suas ações noturnas (algumas das quais envolvem a visualização e troca de marcas).
One Night Ultimate Vampire pode ser combinado com
One Night Ultimate Werewolf ou
One Night Ultimate Werewolf Daybreak ou ambos os jogos.
Alspach observa que, embora
One Night Ultimate Vampire estará nas lojas de varejo em janeiro de 2016, apoiantes da próxima campanha Kickstarter terão sua cópia enviada meses antes.