Gonsis::Acredite que não é mimha intenção criticar ou denegrir aquilo que escreveu pois existiram, sem margem para dúvidas, análises bastante pertinentes, porém fico algo incomodado quando leio resenhas que explicam o jogo de forma parcial, ou seja, vão escrevendo o que acham de certos mecanismos conforme os mencionam. Escrever "os seus jogos que são geralmente marcados por um excesso de regras e complexidade" é, claramente, uma das formas gritantes utilizadas para esse mesmo efeito. O que você considera ser excesso de regras e complexidade pode não corresponder à minha opinião, mas eu sei que não corresponde pois já joguei o jogo em questão, porque se nunca o tivesse feito, poderia nunca vir a jogar o jogo com base nessa característica que, para si, é negativa. Isso aconteceu-me com Lisboa e The Galerist, que não joguei durante muito tempo porque li em algumas resenhas essa mesma frase, ou idêntica. Acontece que agora são dois dos meus títulos preferidos de sempre, logo essas resenhas enganaram-me, e tudo porque não souberam escrever acerca do jogo de forma imparcial. Se analisármos um pouco, quase todos os grandes reviewrs explicam primeiro no que consiste o jogo e apenas no final dão as suas declarações finais, onde aí sim até podem dizer que o jogo é horrivel, porém foram imparciais no momento de analisar as regras do jogo. Eu sei que o tópico é seu, que pode escrever o que quiser, apenas queria dar-lhe a minha honesta opinião, pois admiro muito os seus textos e não quero de os deixar de ler. Continue com o bom trabalho.
Opa, primeiramente obrigado pelo elogio. Eu fiquei um pouco confuso com o que quis dizer mas vou tentar responder rs...
Definitivamente não me proponho descrever ou entrar no detalhe de regras de nenhum jogo (E até me incomoda em algumas reviews eu ter feito mais do que gostasse isso) porque na minha percepção as análises são feitas para dividir uma opinião individual sobre o jogo e não ensinar como se joga, mas sim tentar desenvolver o que senti durante a experiência. Entendo até que existam pessoas que buscam análises pra entender sobre as regras do jogo mas definitivamente não é minha proposta por aqui, infelizmente. Como os manuais de regra são super acessíveis, recomendo bastante quem tenha necessidade de conhecer um jogo nesse ponto para tomar uma decisão de compra ou se joga, ler os pdfs ou até mesmo ver um video de explicação. Enfim, é só uma escolha de como pretendo trabalhar os conteúdos por aqui sabendo que tem muita gente boa seguindo caminhos diferentes

.
O fato de descrever que o designer é conhecido por jogos com um nivel de complexidade maior e quantidade de regras é uma das minhas percepções baseada nas referências que construi jogando, assim como o fato de achar a arte bonita, de achar o tema bem implementado, etc... Nesse caso inclusive por observação e conversas, até acho que é uma opinião bastante compartilhada, mas novamente não há nenhum porblema em achar Lisboa, Gallerist e outro jogo qualquer jogos de regras simples e de baixa complexidade. as experiências são sempre diferentes de jogador pra jogador e aqui é só uma opinião minha sem querer estabelecer nenhuma verdade ou com nenhum tipo de determinismo. E isso não significa algo ruim necessariamente. Meus designers preferidos são Nuno Bizarro e Soledad, Vital tá lá em cima também mas honestamente acho os jogos deles extremamente pesados e adoro por conta disso. Já me desinteressei de jogos por parecem simples demais por exemplo.
Sobre imparcialidade pode ter certeza absoluta que todos os textos são absolutamente imparciais. Jogo somente o que quero jogar e não tenho nenhuma intenção de dividir minha opinião aqui visando alguma coisa que não seja abrir um espaço de discussão sobre um jogo que gostei ou não. Inclusive tento fazer isso com jogos que ainda nem chegaram por aqui ou que sejam desconhecidos do público. Fora isso, sempre jogo pelo menos 4 5 partidas com diferentes contagens de jogadores antes de tentar formar uma opinião sobre o jogo. (No caso do Escape foram 7) E mesmo assim é capaz de eu falar algo errado ou que seja diferente do que a maioria pense ou ache... SObre os grande reviewers (que não é meu caso) sempre pulo a explicação das regras para ir direto na opinião de quem fala, pq isso sim entendo ser a análise (ou o review)