Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Troyes
  4. Dúvidas no manual

Dúvidas no manual

Troyes
  • avatar
    Sturak26/05/19 14:06
    avatar
    Sturak
    26/05/19 14:06
    116 mensagens MD

    Lendo o manual do jogo, fiquei com duas dúvidas, que na verdade não deveriam ser. Porque está escrito lá, rs, mas parece que deveria ser diferente:

    1- Na ação de expulsão, pode-se expulsar apenas um jogador por turno, ou um jogador de cada cor por turno?
    2- Na ação de passar, recebe-se moedas enquanto durar ou turno, ou até você ter dados? Quando comprarem todos os seu dados, continua ou não recebendo as moedas?

    Desde já grato

    1
    0
    0
  • Compre agora o jogo Troyes na LUDOSTORE
    R$ 309,11 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • RafaelG76
    803 mensagens MD
    avatar
    RafaelG7626/05/19 14:08
    RafaelG76 » 26/05/19 14:08

    Qual jogo?

    0
  • julianocombat
    220 mensagens MD
    avatar
    julianocombat26/05/19 14:50
    julianocombat » 26/05/19 14:50

    Bora tentar adivinhar o jogo.

    Eu nunca joguei Troyes, mas acho que é esse. Pelo que vi de gameplay acho que tem umas paradas assim.

    0
  • Sturak
    116 mensagens MD
    avatar
    Sturak26/05/19 14:55
    Sturak » 26/05/19 14:55

    Ixi, foi mal, é do Troyes

    0
  • marciusfabiani
    1131 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani26/05/19 16:17
    marciusfabiani » 26/05/19 16:17

    Sturak::Lendo o manual do jogo, fiquei com duas dúvidas, que na verdade não deveriam ser. Porque está escrito lá, rs, mas parece que deveria ser diferente:

    1- Na ação de expulsão, pode-se expulsar apenas um jogador por turno, ou um jogador de cada cor por turno?
    2- Na ação de passar, recebe-se moedas enquanto durar ou turno, ou até você ter dados? Quando comprarem todos os seu dados, continua ou não recebendo as moedas?

    Desde já grato

    1. Não sei muito bem o que você quis dizer com "ação de expulsão", mas acredito que seja a ação de posicionar um cidadão em um dos três prédios principais. Se for esse o caso, você só pode usar um dado nessa ação, ou seja, você só pode expulsar um único cidadão. Lembrando que, se já houver um cidadão deitado no prédio (ou seja, expulso anteriormente), outro cidadão da mesma cor não pode ser expulso.
    2. Funciona assim: quando você passa, você ganha imediatamente 2 moedas. Você ainda pode ter dados e passar, ou seja, você não é obrigado a jogar todos os seus dados antes de passar. Você não poderá mais realizar ações naquela rodada, mas, toda vez que o jogo voltar pra você, você recebe mais uma moeda (não importa se os outros jogadores comprarem ou não seus dados). A rodada termina apenas quando todos passarem (nesse caso, um ou mais dados não terão sido usados) ou todos os dados forem jogados.

    1
  • Sturak
    116 mensagens MD
    avatar
    Sturak26/05/19 17:21
    Sturak » 26/05/19 17:21

    marciusfabiani::
    Sturak:::Lendo o manual do jogo, fiquei com duas dúvidas, que na verdade não deveriam ser. Porque está escrito lá, rs, mas parece que deveria ser diferente:

    1- Na ação de expulsão, pode-se expulsar apenas um jogador por turno, ou um jogador de cada cor por turno?
    2- Na ação de passar, recebe-se moedas enquanto durar ou turno, ou até você ter dados? Quando comprarem todos os seu dados, continua ou não recebendo as moedas?

    Desde já grato


    1. Não sei muito bem o que você quis dizer com "ação de expulsão", mas acredito que seja a ação de posicionar um cidadão em um dos três prédios principais. Se for esse o caso, você só pode usar um dado nessa ação, ou seja, você só pode expulsar um único cidadão. Lembrando que, se já houver um cidadão deitado no prédio (ou seja, expulso anteriormente), outro cidadão da mesma cor não pode ser expulso.
    2. Funciona assim: quando você passa, você ganha imediatamente 2 moedas. Você ainda pode ter dados e passar, ou seja, você não é obrigado a jogar todos os seus dados antes de passar. Você não poderá mais realizar ações naquela rodada, mas, toda vez que o jogo voltar pra você, você recebe mais uma moeda (não importa se os outros jogadores comprarem ou não seus dados). A rodada termina apenas quando todos passarem (nesse caso, um ou mais dados não terão sido usados) ou todos os dados forem jogados.

    Boa Marcius

    Respondeu o que eu não entendi.

    1- É isso mesmo, eu expulso um azul... Na sua vez você não poderia expulsar outro azul, mas não teria problemas em expulsar um laranja por exemplo.
    2- É porque na manual deixa explicito que você ganha moedas, se passar E ainda tiver dados no seu distrito. Ou seja, se você passar sem dados você não ganha nada. Por isso a pergunta, se você passar com dados ganha 2 moedas e mais 1 por vez que você não joga, mas ai nesse caso não precisa mais ter os dados.

    Achei que o manual fica com alguns buracos, por exemplo, as cartas de eventos são postas na fila, mas existe limite? Tipo, as cartas podem acumular de fora do tabuleiro?

    0
  • marciusfabiani
    1131 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani26/05/19 17:36
    marciusfabiani » 26/05/19 17:36

    Sturak::
    marciusfabiani::
    Sturak:::Lendo o manual do jogo, fiquei com duas dúvidas, que na verdade não deveriam ser. Porque está escrito lá, rs, mas parece que deveria ser diferente:

    1- Na ação de expulsão, pode-se expulsar apenas um jogador por turno, ou um jogador de cada cor por turno?
    2- Na ação de passar, recebe-se moedas enquanto durar ou turno, ou até você ter dados? Quando comprarem todos os seu dados, continua ou não recebendo as moedas?

    Desde já grato


    1. Não sei muito bem o que você quis dizer com "ação de expulsão", mas acredito que seja a ação de posicionar um cidadão em um dos três prédios principais. Se for esse o caso, você só pode usar um dado nessa ação, ou seja, você só pode expulsar um único cidadão. Lembrando que, se já houver um cidadão deitado no prédio (ou seja, expulso anteriormente), outro cidadão da mesma cor não pode ser expulso.
    2. Funciona assim: quando você passa, você ganha imediatamente 2 moedas. Você ainda pode ter dados e passar, ou seja, você não é obrigado a jogar todos os seus dados antes de passar. Você não poderá mais realizar ações naquela rodada, mas, toda vez que o jogo voltar pra você, você recebe mais uma moeda (não importa se os outros jogadores comprarem ou não seus dados). A rodada termina apenas quando todos passarem (nesse caso, um ou mais dados não terão sido usados) ou todos os dados forem jogados.

    Boa Marcius

    Respondeu o que eu não entendi.

    1- É isso mesmo, eu expulso um azul... Na sua vez você não poderia expulsar outro azul, mas não teria problemas em expulsar um laranja por exemplo.
    2- É porque na manual deixa explicito que você ganha moedas, se passar E ainda tiver dados no seu distrito. Ou seja, se você passar sem dados você não ganha nada. Por isso a pergunta, se você passar com dados ganha 2 moedas e mais 1 por vez que você não joga, mas ai nesse caso não precisa mais ter os dados.

    Achei que o manual fica com alguns buracos, por exemplo, as cartas de eventos são postas na fila, mas existe limite? Tipo, as cartas podem acumular de fora do tabuleiro?

    O manual não tem exatamente buracos... o problema é que ele é meio mal organizado, tem informações importantes que estão meio escondidas. Tenho certeza de que, se você ler mais uma ou duas vezes com atenção, todas as suas dúvidas serão respondidas.
    Só confirmando: você pode, sim, passar sem ter jogado todos os seus dados. Reli a regra, e acho que entendi de onde vem sua confusão. Segue o texto original:

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/4084e_xxrmg1.png

    Tradução: "Se você não deseja executar mais ações nesta rodada, e ainda há dados disponíveis [ou seja, seus ou de qualquer outro jogador], passe a vez e receba 2 deniers, que são colocados no seu distrito. Durante o restante da rodada, você não pode mais executar ações, mas sempre que seu turno chegar, mais 1 denier é acrescentado ao seu distrito."

    A confusão está em "when you still have dice available". Você só pode passar SE AINDA HOUVER DADOS DISPONÍVEIS PRA VOCÊ, seja no seu distrito ou em qualquer outro. Isso é um conceito importante em Troyes: nenhum dado é SEU, todos os dados estão disponíveis a todos os jogadores que puderem pagar por eles. A diferença é que, para os dados no seu distrito, o custo é zero. Se não houver dados disponíveis, ninguém mais joga, pois a rodada acaba assim que algum jogador utilizar o(s) último(s) dado(s).

    Não há limites para as cartas de evento. Se os espaços estiverem todos ocupados, você segue a fila ao lado do tabuleiro. Isso está no manual:

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9f055_xxrmg1.png

    Eu não entendo um manual com "notas de rodapé", em letra miúda, com regras importantes como essa! Se é regra, deveria vir no texto normal, e não escondida no pé da página, numa letra minúscula. Não faz o menor sentido. Enfim, é um dos poucos senões de um grande jogo.

    Abraço!

    2
  • Sturak
    116 mensagens MD
    avatar
    Sturak26/05/19 18:45
    Sturak » 26/05/19 18:45

    marciusfabiani::
    Sturak:::
    marciusfabiani:::
    Sturak::::Lendo o manual do jogo, fiquei com duas dúvidas, que na verdade não deveriam ser. Porque está escrito lá, rs, mas parece que deveria ser diferente:

    1- Na ação de expulsão, pode-se expulsar apenas um jogador por turno, ou um jogador de cada cor por turno?
    2- Na ação de passar, recebe-se moedas enquanto durar ou turno, ou até você ter dados? Quando comprarem todos os seu dados, continua ou não recebendo as moedas?

    Desde já grato



    1. Não sei muito bem o que você quis dizer com "ação de expulsão", mas acredito que seja a ação de posicionar um cidadão em um dos três prédios principais. Se for esse o caso, você só pode usar um dado nessa ação, ou seja, você só pode expulsar um único cidadão. Lembrando que, se já houver um cidadão deitado no prédio (ou seja, expulso anteriormente), outro cidadão da mesma cor não pode ser expulso.
    2. Funciona assim: quando você passa, você ganha imediatamente 2 moedas. Você ainda pode ter dados e passar, ou seja, você não é obrigado a jogar todos os seus dados antes de passar. Você não poderá mais realizar ações naquela rodada, mas, toda vez que o jogo voltar pra você, você recebe mais uma moeda (não importa se os outros jogadores comprarem ou não seus dados). A rodada termina apenas quando todos passarem (nesse caso, um ou mais dados não terão sido usados) ou todos os dados forem jogados.


    Boa Marcius

    Respondeu o que eu não entendi.

    1- É isso mesmo, eu expulso um azul... Na sua vez você não poderia expulsar outro azul, mas não teria problemas em expulsar um laranja por exemplo.
    2- É porque na manual deixa explicito que você ganha moedas, se passar E ainda tiver dados no seu distrito. Ou seja, se você passar sem dados você não ganha nada. Por isso a pergunta, se você passar com dados ganha 2 moedas e mais 1 por vez que você não joga, mas ai nesse caso não precisa mais ter os dados.

    Achei que o manual fica com alguns buracos, por exemplo, as cartas de eventos são postas na fila, mas existe limite? Tipo, as cartas podem acumular de fora do tabuleiro?


    O manual não tem exatamente buracos... o problema é que ele é meio mal organizado, tem informações importantes que estão meio escondidas. Tenho certeza de que, se você ler mais uma ou duas vezes com atenção, todas as suas dúvidas serão respondidas.
    Só confirmando: você pode, sim, passar sem ter jogado todos os seus dados. Reli a regra, e acho que entendi de onde vem sua confusão. Segue o texto original:

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/4084e_xxrmg1.png

    Tradução: "Se você não deseja executar mais ações nesta rodada, e ainda há dados disponíveis [ou seja, seus ou de qualquer outro jogador], passe a vez e receba 2 deniers, que são colocados no seu distrito. Durante o restante da rodada, você não pode mais executar ações, mas sempre que seu turno chegar, mais 1 denier é acrescentado ao seu distrito."

    A confusão está em "when you still have dice available". Você só pode passar SE AINDA HOUVER DADOS DISPONÍVEIS PRA VOCÊ, seja no seu distrito ou em qualquer outro. Isso é um conceito importante em Troyes: nenhum dado é SEU, todos os dados estão disponíveis a todos os jogadores que puderem pagar por eles. A diferença é que, para os dados no seu distrito, o custo é zero. Se não houver dados disponíveis, ninguém mais joga, pois a rodada acaba assim que algum jogador utilizar o(s) último(s) dado(s).

    Não há limites para as cartas de evento. Se os espaços estiverem todos ocupados, você segue a fila ao lado do tabuleiro. Isso está no manual:

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9f055_xxrmg1.png

    Eu não entendo um manual com "notas de rodapé", em letra miúda, com regras importantes como essa! Se é regra, deveria vir no texto normal, e não escondida no pé da página, numa letra minúscula. Não faz o menor sentido. Enfim, é um dos poucos senões de um grande jogo.

    Abraço!


    Obrigado Marcius

    Sanou todas as dúvidas! Excelente!

    Grande abraço

    1
  • Evandro19581
    42 mensagens MD
    avatar
    Evandro1958118/03/21 10:34
    Evandro19581 » 18/03/21 10:34

    undefined:
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/4084e_xxrmg1.png

    Tradução: "Se você não deseja executar mais ações nesta rodada, e ainda há dados disponíveis [ou seja, seus ou de qualquer outro jogador], passe a vez e receba 2 deniers, que são colocados no seu distrito.

    Reabrindo o tópico, pois comprei o jogo ha pouco tempo e estou estudando as regras, e vi jogatinas aqui na Ludopedia jogando cada um de um jeito.....
    1) O ultimo a passar, tendo um dado disponível em algum distrito, recebe ou não os 2 dinheiros ? numa jogatina o ultimo recebia e na outra o ultimo não recebia, mesmo tendo um dado disponivel......
    2) pag. 5 do manual referente a custo de um dado comprado: " um dado vindo do distrito de outro jogador precisa ser comprado."  "Voce não precisa pagar para usar seus proprios dados." " O custo de um dado depende do numero de dados que o jogador esta usando para realizar sua ação:  Se ele estiver usando 1 dado, entao custa 2 dinheiro ( se o dado que o jogador quer usar pertencer a outro jogador). Se ele estiver usando 2 dados, " cada dado de outro jogador" custa 4 dinheiro. Se ele estiver usando 3 dados, cada dado de outro jogador custa 6 dinheiro. 
     "compro" um dado, pago 2 dinheiros. Posso usa-lo com 1 ou 2 dados "meus", compondo 2 ou 3 dados ( limite de 3 dados ), pagando somente os 2 dinheiros ? Houve uma jogatina assim, e outra jogatina que por usar 2 dados seus, e mais um comprado, ele pagou 8 dinheiro. Achei a regra duvia, pois dependendo da maneira que se lê, pode interpretar de maneira diferente:
    Eis o problema de interpretação: se eu uso 2 dados, um meu e um comprado, quanto eu pago por este comprado ? 2 ou 4 ?  Se eu uso 3 dados, 2 meus e 1 comprado, quanto eu pago por este comprado ? 2 ou 12 ? A diferença é enorme !!!

    Pois, se a regra diz que não preciso pagar para usar meus proprios dados, pode-se entender que, pago 2 dinheiro se comprar 1 dado , independente de quantos dados meus eu uso ( pois os meus são gratis ) ; pago 8 dinheiro se comprar 2 dados, independente de quantos dados eu uso ; e pago 18 dinheiros para comprar 3 dados e usa-los. 

    Veja o conflito: se usar 3 dados, sendo 2 comprados, vou pagar 4 dinheiro por cada dado comprado, ou seja , 8 dinheiro no total, sendo o meu dado gratis ?  ou, por estar usando 3 dados, sendo 2 comprados,  vou pagar 6 dinheiro por cada dado comprado, ou seja, 12 dinheiro no total ?
    veja que pode haver interpretação diferente, como houve nestas 2 jogatinas, e este custo a mais ou a menos interfere em muito no jogo.
    Qual das interpretações esta correta ?
    3) Pag. 4 do manual: " As cartas de evento na fila entram em vigor da esquerda para a direita, começando pelo Pilhagem."
    Carta de evento aberta: " Viajante" ( joque um dado preto e coloque um cidadão neutro no começo da linha da prefeitura.....). Assim que ele é aberto, tudo bem, "executa" o evento e ponto final. 
    Problema é: se esta carta não é "eliminada", ou seja, "pega da fila" (se não combate-la, colocando 4 cubos na carta ), ela continua na fila. No próximo Turno, por ela continuar na fila, seu evento é executado novamente, ou não ? Pois numa jogatina executaram ela novamente, e na outra não executaram ....  e isto interfere muito no jogo. 
    PS> só para esclarecimento, as jogatinas que assisti e que estão disponíveis aqui na Ludopedia, são do Igor e do Coelho.

    0
  • Raoni Cipriano
    189 mensagens MD
    avatar
    Raoni Cipriano24/07/23 20:44
    Raoni Cipriano » 24/07/23 20:44

    Evandro19581::
    undefined:
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/4084e_xxrmg1.png

    Tradução: "Se você não deseja executar mais ações nesta rodada, e ainda há dados disponíveis [ou seja, seus ou de qualquer outro jogador], passe a vez e receba 2 deniers, que são colocados no seu distrito.

    Reabrindo o tópico, pois comprei o jogo ha pouco tempo e estou estudando as regras, e vi jogatinas aqui na Ludopedia jogando cada um de um jeito.....
    1) O ultimo a passar, tendo um dado disponível em algum distrito, recebe ou não os 2 dinheiros ? numa jogatina o ultimo recebia e na outra o ultimo não recebia, mesmo tendo um dado disponivel......
    2) pag. 5 do manual referente a custo de um dado comprado: " um dado vindo do distrito de outro jogador precisa ser comprado."  "Voce não precisa pagar para usar seus proprios dados." " O custo de um dado depende do numero de dados que o jogador esta usando para realizar sua ação:  Se ele estiver usando 1 dado, entao custa 2 dinheiro ( se o dado que o jogador quer usar pertencer a outro jogador). Se ele estiver usando 2 dados, " cada dado de outro jogador" custa 4 dinheiro. Se ele estiver usando 3 dados, cada dado de outro jogador custa 6 dinheiro. 
     "compro" um dado, pago 2 dinheiros. Posso usa-lo com 1 ou 2 dados "meus", compondo 2 ou 3 dados ( limite de 3 dados ), pagando somente os 2 dinheiros ? Houve uma jogatina assim, e outra jogatina que por usar 2 dados seus, e mais um comprado, ele pagou 8 dinheiro. Achei a regra duvia, pois dependendo da maneira que se lê, pode interpretar de maneira diferente:
    Eis o problema de interpretação: se eu uso 2 dados, um meu e um comprado, quanto eu pago por este comprado ? 2 ou 4 ?  Se eu uso 3 dados, 2 meus e 1 comprado, quanto eu pago por este comprado ? 2 ou 12 ? A diferença é enorme !!!

    Pois, se a regra diz que não preciso pagar para usar meus proprios dados, pode-se entender que, pago 2 dinheiro se comprar 1 dado , independente de quantos dados meus eu uso ( pois os meus são gratis ) ; pago 8 dinheiro se comprar 2 dados, independente de quantos dados eu uso ; e pago 18 dinheiros para comprar 3 dados e usa-los. 

    Veja o conflito: se usar 3 dados, sendo 2 comprados, vou pagar 4 dinheiro por cada dado comprado, ou seja , 8 dinheiro no total, sendo o meu dado gratis ?  ou, por estar usando 3 dados, sendo 2 comprados,  vou pagar 6 dinheiro por cada dado comprado, ou seja, 12 dinheiro no total ?
    veja que pode haver interpretação diferente, como houve nestas 2 jogatinas, e este custo a mais ou a menos interfere em muito no jogo.
    Qual das interpretações esta correta ?
    3) Pag. 4 do manual: " As cartas de evento na fila entram em vigor da esquerda para a direita, começando pelo Pilhagem."
    Carta de evento aberta: " Viajante" ( joque um dado preto e coloque um cidadão neutro no começo da linha da prefeitura.....). Assim que ele é aberto, tudo bem, "executa" o evento e ponto final. 
    Problema é: se esta carta não é "eliminada", ou seja, "pega da fila" (se não combate-la, colocando 4 cubos na carta ), ela continua na fila. No próximo Turno, por ela continuar na fila, seu evento é executado novamente, ou não ? Pois numa jogatina executaram ela novamente, e na outra não executaram ....  e isto interfere muito no jogo. 
    PS> só para esclarecimento, as jogatinas que assisti e que estão disponíveis aqui na Ludopedia, são do Igor e do Coelho.

    Eu tinha exatamente as mesmas dúvidas que você, pois essas questões não são tão "claras" no manual do jogo. Deve ser por essa razão, que temos vídeos de gameplays onde se joga de maneira diferente, e que essa diferença é muito significativa pra o resultado do jogo. 
    Eu joguei com essas regras "trocadas" por um tempo também, mas consegui esclarece-lás jogando o Troyes no BGA. Segue a forma que atualmente jogo e que também, está disponível no BGA:
    1) Se todos os jogadores passarem, você pode ir jogando até esgotar todos os dados do tabuleiro, pagando os respectivos custos no caso dos dados dos adversários. Mas caso você decida passar, e ainda reste pelo menos 1 dado no tabuleiro, você também recebe 2 moedas e a rodada termina imediatamente. A lógica que vejo para ser assim, é que você abriu mão de fazer uma ação (dado disponível), e passou, com isso, é recompensado com 2 moedas. Já se você jogou até acabarem todos os dados, significa que fez mais ações que seus adversários, logo, a sua vantagem foi em relação as ações a mais que você fez, não recebendo as moedas.
    2) Essa realmente causa confusão! Mas o entendimento é o seguinte: se você usar dados apenas do seu distrito, você não paga nada por eles. Se você usar apenas 1 dado do distrito do adversário, você paga 2 moedas por ele. Se você usar 2 dados (1 seu e 1 do adversário ou 2 do adversário), você paga 4 moedas por cada dado! Mesmo utilizando o seu dado você paga! Você paga 4 moedas para o adversário (ou 8 moedas no caso de ter usado 2 dados dele) e 4 moedas para o "banco". Se você usar 3 dados (1 seu e 2 do adversário; 2 seu e 1 do adversário ou 3 do adversário) você paga 6 moedas por cada dado utilizado! Mesmo utilizando 1 ou 2 dados seus, você paga pelo custo deles. A lógica que vejo é para tornar mais caro o "roubo" dos dados. Por exemplo, se você roubar apenas 1 dado (e só usar 1 dado na ação), o estrago para o adversário é menor, bem como o seu poder de ação será menor (usou apenas 1 dado). Agora, se você quer fazer uma super ação, roubando 2 dados poderosos do seu adversário (2 dados 6 por exemplo) e juntar com um outro dado 6 seu, você tem que pagar muito caro por isso, afinal, você terá um total de 18 pontos para usar (algo absurdamente forte no jogo). Com isso, gera um equilíbrio entre roubar e usar os seus dados, senão, o jogo ficaria muito óbvio, e as ações seriam sempre roubar os dados bons dos adversários, sem ter muito prejuízo com isso.
    3) Essa eu também jogava errado. Eu jogava ativando apenas na primeira vez que elas entram em jogo, mas na verdade as cartas são ativadas a toda rodada, em que permanecem em jogo. Isso força com que os jogadores combatam as cartas de evento, pois toda rodada eles vão ser ativadas (por exemplo, pode-se perder 2 de influência toda rodada, se uma determinada carta aparecer e não for eliminada). Com isso, o tema do jogo faz mais sentido, afinal, temos que combater os invasores. Pois, se não fizer isso, os eventos ficam muito fracos e não faz tanto sentido combatê-los. A lógica é justamente forçar os jogadores a combater essas cartas, abrindo mão de outras ações na trilha do jogo, forçando todo mundo a jogar em todos os campos do tabuleiro.

    1
Responder
Troyes - Dúvidas no manual
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.