Olá meus amigos bordeiros,
(CURIOSIDADE: Uma aristeia ou aristia (palavra grega que significa "excelência" ) é uma cena nas convenções dramáticas da poesia épica como na Ilíada, onde um herói em batalha tem seus melhores momentos ( aristos = "ótimo"). Uma aristeia pode resultar na morte do herói no final da aristia.)
Faz muito tempo (
muito tempo mesmo!) que eu vinha buscando um bom jogo de arena, com alto nível de estratégia e com bastante rejogabilidade, até que enfim, mais precisamente em 29/03/19

, encontrei o ARISTEIA!, um jogo que coloca os participantes no papel de “técnicos” de um time customizável de combatentes.
No início de cada partida os jogadores (infelizmente apenas 2) devem compor seus respectivos times elegendo 4 combatentes distintos dentre os diversos personagens disponíveis.
Os combatentes possuem atributos e habilidades diversas, executando funções clássicas de jogos do estilo M.O.B.A. (Multiplayer Online Battle Arena – Arena de Batalha Online de Multijogadores, em tradução livre), tais como: tank, support, DPS, ranged DPS, healer, etc., e é aqui que começa um dos pontos que eu adorei nesse jogo: a formação do time é absolutamente livre, a única regra é que cada time deverá conter, obrigatoriamente, 4 personagens. Considerando que atualmente o jogo conta com 28 personagens lançados (8 do “core set”), as possibilidades de combinações são incríveis!
Major Lunah, Maximus, Mushashi, 8-Ball, hEXx3r, Gata, Parvati, Wild Bill, Valkyre, Hannibal, Laxmee, Señor Massacre (Deadpool é você meu filho?
), Mendoza, Murtair, Kozmo, Táowù, Dart, Bìxié, Prysm, Eclypse, Oberon, Shona Carano, Koorie Queen, Final Boss, Bachmann, HammerHead, Gaia e Fiddler.
Outra coisa incrível em ARISTEIA! é o fato de que os personagens REALMENTE atuam em equipe, ou seja, existem combos que podem ser feitos ao montar o seu time.
Além dos combatentes, o jogador tem acesso a um baralho tático de 18 cartas, sendo 10 cartas padrão (iguais em efeito e quantidade para cada jogador) e mais 8 cartas especiais que serão acrescentadas de acordo com os combatentes escolhidos (cada combatente possui 4 cartas táticas, sendo que o jogador deverá escolher 2 cartas de cada um dos personagens que escolheu para o seu time, o que aumenta ainda mais as possibilidades de variações na formação da equipe).
As cartas táticas especiais, muito embora estejam ligadas à seleção dos combatentes, não são necessariamente exclusivas daquele personagem que as acrescentou (na verdade apenas uma ou outra o são), podendo ser utilizadas pelos demais membros da equipe, desde que atendidos os requisitos descritos na carta.
O combate é feito por meio de rolagem de dados e é influenciado pelo uso das cartas táticas.
ARISTEIA! também possui outro ponto muito interessante que é a quantidade de cenários diferentes que o jogo disponibiliza, atualmente são 12 tipos de cenários variados (cada um com seus próprios objetivos de vitória e alguns com regras extras próprias).
O jogo conta com uma história bem interessante e que envolve o jogador: trata-se de um esporte futurista e televisionado, basicamente uma versão moderna das arenas de Roma, que é a paixão do público:
"175 anos no futuro, a humanidade alcançou as estrelas. As antigas nações se agruparam em grandes blocos federais internacionais e eles compartilharam os sistemas estelares que demonstraram ser adequado para a vida humana. A tecnologia alcançou níveis inimagináveis, embora acessíveis apenas para aqueles que podem pagar por ela. Corpos sintéticos, inteligência artificial, uma rede de dados que permite a comunicação entre planetas a centenas de anos-luz de distância, a medicina regenerativa quase instantânea... A combinação de todos esses avanços possibilita a existência da Aristeia!, o esporte de contato extremo da Esfera Humana. Sangrento? Sim, mas não tanto. Feridas que antes seriam fatais, agora não são um problema maior do que um simples arranhão. Mortal? Às vezes, mas essa possibilidade de morte é o que emociona os bilhões de espectadores que gritam e estremecem durante os combates de seus lutadores favoritos, verdadeiras estrelas da grande rede de dados Maya. Assim é Aristeia!, ação e show do mais alto nível. Conecte-se e aproveite!" (Aristeia! - Como Jogar, pág. 02, Introdução - tradução livre)
Cada personagem também conta com história própria e que explica de forma interessante como cada um resolveu se aventurar neste esporte ("não tão") arriscado.
O elemento visual do jogo não deixa a desejar, contando com arte maravilhosa e muito bem feita, além de miniaturas belíssimas.
Posso resumir ARISTEIA! como um jogo fácil de se aprender, mas complexo em sua execução (dadas as mil e uma possibilidades de estratégias possíveis para vencer cada tipo de cenário).
O jogo conta com mecânicas de:
Sistema de alocação de pontos de ação -
Controle/Influência de Área -
Construção de baralho/deck -
Rolagem de dados -
Movimento em grades (tabuleiro hexagonal) -
Gestão de mão -
Personagens com diferentes habilidades (
https://www.ludopedia.com.br/mecanicas).
As partidas são relativamente rápidas quando se pega o jeito do jogo (60-90 minutos), sendo extremamente fluídas, divertidas e empolgantes.
Infelizmente o jogo possui um custo relativamente alto (como todo jogo de alta qualidade e com miniaturas), mas é o tipo de compra da qual a pessoa não se arrepende.
Fora do Brasil são realizados torneios de ARISTEIA!, tal como ocorre com o seu irmão mais velho INFINITY.
Recomendo sem medo para aqueles que desejam um ótimo jogo de arena (10/10)!
Alguns vídeos com tutorial/gameplay do jogo: