Paulo_Segundo::Já comprei o meu e estou adorando. Uma das poucas críticas q tenho é q eu preferia o uso de dados. Usar as cartas parece legal, na teoria, até chegar a prática e vc ter q fazer um teste sabendo q nao vai passar pq vc ja sacou todas as suas cartas de sucesso do seu deck... Ai eu quero ver o que a galerinha "ainnnn o fator sorte incomodannnn" qndo acontecer uma situação dessa. Num mesmo turno vc pode fazer vários testes, inclusive fora do seu turno (fase da sombra), e puxar cartas do deck sabendo que nao vai ter possibilidade nenhuma de sucesso é uma m... Pq se vc nao tiver mais nenhum token de inspiração (algo bem comum de acontecer) e já tiver sacado todas as cartas de sucesso a chance de passar no teste é nula. Coisa q nunca acontece com dados.
Já existe até no bgg um tópico pra tentar fazer uma house rule pra usar dados.
Em outro ponto, não tem nada de videogame em usar o app pro jogo, isso é um preconceito simples e besta de muita gente que se acha superior por ser eurogamer purista...
Enfim, fica aqui meus 2 centavos sobre o jogo.
Honestamente, antes de sair o jogo achava que preferiria os dados. Mas confesso ter achado muito boa a utilização das cartas.
Realmente pode ser que isso ocorra, devido ao fato de você saber que vai fazer testes na fase das Sombras. A questão é que esses testes só ocorrem se a Ameaça estourar, se você estiver num local com escuridão ou no caso de um ataque inimigo (que pode-se deduzir os movimentos depois de 2 ou 3 partidas, sabendo então se um inimigo irá ou não atacá-lo). Havendo alguma dessas chances, talvez seja melhor durante a fase de ação
evitar usar seu deck em testes e guardá-lo para a fase das Sombras, deixando outros jogadores - que talvez não façam testes na fase das Sombras - gastar o baralho agora e você explorar ou coisa assim.
Por aqui teve uma vez que tentamos evitar dano/medo a todo custo, gastamos o deck, sofremos o suficiente para ir para uma "última chance" (não me recordo o nome exato) e aí ja sabíamos que o personagem ia morrer pois não havia sucesso no baralho. Daí, passamos a, por vezes, aceitar o dano/medo já com a programação de ir pra última chance e passar no teste, pois os danos/medos virados para baixo são retirados. Assim, evitamos gastar o deck para garantir que passaríamos no teste de última chance.
Entendo o ponto de vista, mas achei que adicionou ainda mais profundidade estratégia ao jogo sem retirar a aleatoriedade.