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  4. Resenha: Senhor dos Anéis Jornadas na Terra Média

Resenha: Senhor dos Anéis Jornadas na Terra Média

O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média
  • Mangatsu
    7 mensagens MD
    avatar
    Mangatsu23/05/19 08:27
    Mangatsu » 23/05/19 08:27

    SrLantes::Eu sou fã de jogos coop e de gadgets, então jogos como esse LoTR, Mansion, Descent (modo coop com App), XCom, eu acabo curtindo muito, mas realmente vai de gosto por esse tipo de jogo.

    Curti a mecânica do combate, pois tira o efeito aleatório dos dado, te permitindo você mitigar e decidir o que vai fazer - preparo uma perícia para usa-la na rodada, mas tiro uma carta de sucesso do deck, ou deixo a carta de sucesso no topo para ter um sucesso garantido no próximo teste?
    É bacana você ter o controle disso!

    Sobre ser ataques com valores fixos como o amigo citou em cima, pra mim tiraria um pouco a graça da aleatoriedade, em um combate, seja no RPG, video game, vida real :) , existe a chance de falha e de sucesso.

    Pensando pro lado do RPG, achei muito legal fazer a evolução do personagem podendo escolher perícias novas, porém não curti o fato de você poder vender uma perícia para comprar algo, pra mim se você evoluiu e aprendeu algo, não faz sentido "desaprender" para comprar outra perícia.

    E espero mais cartas e variedades de equipamentos.

    Abraços.


    No caso de ataque fixo esse fator aleatoriedade poderia ser feito igual ao Gloomhaven colocaria uma baralho de efeitos que seria sacado a cada ataque dizendo se houve acerto X ou se aplicou alguma penalidade.

    0
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn23/05/19 08:48
    andrekohn » 23/05/19 08:48

    Ronan::Um ponto negativo que não foi levantado no Review é que o jogo é carregado de pequenas particularidades que com certeza vai deixar jogadores iniciantes totalmente perdidos em suas primeiras partidas. Cada carta tem um texto, cada texto tem palavras chaves ou tags que podem ou não ter efeito ou ser relacionado com algo no jogo. Sem falar que cada carta tem seu próprio efeito. No meio disto tudo vc tem baralho de item, baralho de apetrechos, baralho de terreno, baralho de vantagem, baralho de dano, baralho de medo.... Tudo com seus respectivos textos, tags ou palavras chaves. É muita coisa e com certeza vai assustar muito os novatos. A minha primeira partida, por exemplo, deixou a desejar pois durou 4h de duração. Mas, como meu grupo é insistente, repetimos a jogatina e, entendendo melhor a função de cada efeito, tags, palavra chave... A aventura caiu para 2h. Ou seja... É um jogo que necessita um pouco de empenho até conhecer as coisas envolvidas. Acho que isto pode assustar alguns jogadores não acostumados com este tipo de jogo. Agora, se vc superar este contato inicial, o jogo brilha.

    Fala amigo, faz sentido, mas por aqui não tivemos esse tipo de problema - talvez por ja estarmos acostumados com essas coisas, típicas de jogos da fantasy flight. Mas é um bom ponto :)

    2
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn23/05/19 08:51
    andrekohn » 23/05/19 08:51

    Mangatsu::Estou nessa de comprar o Jogo, porém vamos lá 1° não curti a lore tendo personagens que não estavam ou faziam parte daquele período da história. 2° não curti também essa ideia de puxar cartas para atacar, achei muito sei lá páia demais!! Queria que fosse algo mais no pau!!! Tipo se tenho força de ataque 5 do tipo perfurante algo como o arco do Legolas, esse seria o meu ataque e pronto!! Deixaria o duelo com os monstro muito mais dinâmicos e imersivos fazendo o ataque fixo reduzindo somente com os resultados de armadura dos monstros e sua resistência ao tipo de arma. Com relação ao testes de sucesso contra medo ou algum objetivo exemplo: escalar um penhasco dai sim, você ter um deck preparado estrategicamente para isso com base no atributo que pede o teste ficaria legal porque as cartas seriam algo como Vigor te desgastando a cada teste feito descartando as cartas pra passar te policiando durante a jornada. Agora assistindo a jogatina do pessoal do covil, fiquei com essa impressão de jogo arrastado pacas se retirassem esse fator puxar cartas diminuiria em muito o tempo do jogo pois como o amigo acima citou é muita tag pra se atentar e fora que as cartas desse estilo de jogo da FF os textos é bem pequeno e as vezes você tem aquela carta pra fazer algo no jogo e num descuido esquece de usa-la.

    Acho que ter um ataque "fixo" é que tiraria parte da imersão do jogo. Nem todo ataque vai ser certeiro numa batalha, por mais bem preparado pra lutar que um personagem seja. Errar o alvo faz parte de uma luta.
    Sobre ser "arrastado", confesso que passa bem longe disso e a mecânica de embaralhar as cartas e estar sempre comprando do seu baralho é que dá emoção à boa parte do jogo. Não acredito que o tempo de jogo iria diminuir não, pra ser honesto, até pq os textos não servem quando vc compra carta na tentativa de encontrar o ícone de sucesso, então não tem o que ler toda hora. Nesse momento vc pode ignorar qualquer texto, afinal só está indo atrás do símbolo de sucesso. O texto so serve quando vc compra 2 cartas ao examinar no começo do turno e pode preparar 1 delas, então não fica-se lendo toda hora.

    2
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn23/05/19 08:58
    andrekohn » 23/05/19 08:58

    wacmaiden::
    Linauro::Muito bom o texto, parabéns!

    Estou cada vez mais decidido em comprar a minha cópia do jogo.

    Um coisa interessante a se pensar é como os boardgames com essa proposta ainda podem evoluir bastante, se aproximando mais dos RPG´s de mesa, fazendo funcionar melhor as questões citadas por você, tais como, evolução dos personagens e experiência narrativa, por exemplo.

    Especialmente, com a possibilidade do uso de aplicativos, que facilitam o 'save' das aventuras, dos itens conquistados, etc., e que podem, eles mesmos, 'narrar' as histórias.   

    Acaba que o app pode fazer, em parte, o papel de um mestre, acrescentando narrativa no jogo e criando uma experiência que vai além da movimentação tática dos personagens no tabuleiro.

    Claro que isso é embrionário nos boardgames (lembro apenas desse e do Mansions) e, com certeza, pode sofrer resistência da galera mais purista, mas, penso de forma promissora.


    Cara eu sou desse tipo de gamer mais purista que você comentou. Acho que os boardgames são para desplugar mesmo, se for para jogar "video game" pra isso tem PS, Xbox enfim.. (Por favor entendam que essa é minha opinião). 
    Agora indo ao contrário do que falei (incoerentemente) a ideia de um app para mestrar RPG, meu... sensacional. 

    Fala amigo, eu soi do tipo que acha que uma chance sempre deve ser dada. O jogo não é um video game, tem um app mas continua sendo boardgame. E continuamos desplugados ao jogar, a unica coisa digital na mesa era o app que servia pra acompanhar o jogo. Mas o proposito de unir as pessoas em volta de um jogo de tabuleiro e se desplugar de eletronicos, foi atingido. 
    Isso foi debatido por varias paginas num tópico que fiz no canal tb, com muita gente com posição igual a sua e muita gente contrária. É uma discussão que dificilmente terá fim. O que posso dizer é que seu lado purista está (provavelmente) te impedindo de se divertir bastante com um belo jogo. Eu daria uma chance e se não gostar, beleza, bola pra frente.
    Abs

    2
  • Paulo_Segundo
    823 mensagens MD
    avatar
    Paulo_Segundo23/05/19 12:05
    Paulo_Segundo » 23/05/19 12:05

    Já comprei o meu e estou adorando. Uma das poucas críticas q tenho é q eu preferia o uso de dados. Usar as cartas parece legal, na teoria, até chegar a prática e vc ter q fazer um teste sabendo q nao vai passar pq vc ja sacou todas as suas cartas de sucesso do seu deck... Ai eu quero ver o que a galerinha "ainnnn o fator sorte incomodannnn" qndo acontecer uma situação dessa. Num mesmo turno vc pode fazer vários testes, inclusive fora do seu turno (fase da sombra), e puxar cartas do deck sabendo que nao vai ter possibilidade nenhuma de sucesso é uma m... Pq se vc nao tiver mais nenhum token de inspiração (algo bem comum de acontecer) e já tiver sacado todas as cartas de sucesso a chance de passar no teste é nula. Coisa q nunca acontece com dados.
    Já existe até no bgg um tópico pra tentar fazer uma house rule pra usar dados.

    Em outro ponto, não tem nada de videogame em usar o app pro jogo, isso é um preconceito simples e besta de muita gente que se acha superior por ser eurogamer purista...

    Enfim, fica aqui meus 2 centavos sobre o jogo.

    3
  • Victor Hugo
    67 mensagens MD
    avatar
    Victor Hugo23/05/19 12:47
    Victor Hugo » 23/05/19 12:47

    Ótimo texto, gostei muito...já estou com minha cópia em mãos mas ainda não joguei.

    1
  • mQuixaba
    19 mensagens MD
    avatar
    mQuixaba23/05/19 13:33
    mQuixaba » 23/05/19 13:33

    Paulo_Segundo::Já comprei o meu e estou adorando. Uma das poucas críticas q tenho é q eu preferia o uso de dados. Usar as cartas parece legal, na teoria, até chegar a prática e vc ter q fazer um teste sabendo q nao vai passar pq vc ja sacou todas as suas cartas de sucesso do seu deck... Ai eu quero ver o que a galerinha "ainnnn o fator sorte incomodannnn" qndo acontecer uma situação dessa. Num mesmo turno vc pode fazer vários testes, inclusive fora do seu turno (fase da sombra), e puxar cartas do deck sabendo que nao vai ter possibilidade nenhuma de sucesso é uma m... Pq se vc nao tiver mais nenhum token de inspiração (algo bem comum de acontecer) e já tiver sacado todas as cartas de sucesso a chance de passar no teste é nula. Coisa q nunca acontece com dados.
    Já existe até no bgg um tópico pra tentar fazer uma house rule pra usar dados.

    Em outro ponto, não tem nada de videogame em usar o app pro jogo, isso é um preconceito simples e besta de muita gente que se acha superior por ser eurogamer purista...

    Enfim, fica aqui meus 2 centavos sobre o jogo.

    Excelentes pontos. No entanto a certeza de um falha por causa de um deck "exaurido" e falta de tokens de inspiração se contrapoe/balanceia com a certeza de um um ou mais sucessos quando o examinar ou outras habilidades lhe permitem organizar o deck de acordo com suas necessidades.
    Pessoalmente achei a mecânica de cartas a parte mais brilhante do sistema. Ela mitiga muito a sorte mas ao mesmo tempo não exclui totalmente a aleatoriedade.

    2
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn23/05/19 14:43
    andrekohn » 23/05/19 14:43

    Paulo_Segundo::Já comprei o meu e estou adorando. Uma das poucas críticas q tenho é q eu preferia o uso de dados. Usar as cartas parece legal, na teoria, até chegar a prática e vc ter q fazer um teste sabendo q nao vai passar pq vc ja sacou todas as suas cartas de sucesso do seu deck... Ai eu quero ver o que a galerinha "ainnnn o fator sorte incomodannnn" qndo acontecer uma situação dessa. Num mesmo turno vc pode fazer vários testes, inclusive fora do seu turno (fase da sombra), e puxar cartas do deck sabendo que nao vai ter possibilidade nenhuma de sucesso é uma m... Pq se vc nao tiver mais nenhum token de inspiração (algo bem comum de acontecer) e já tiver sacado todas as cartas de sucesso a chance de passar no teste é nula. Coisa q nunca acontece com dados.
    Já existe até no bgg um tópico pra tentar fazer uma house rule pra usar dados.

    Em outro ponto, não tem nada de videogame em usar o app pro jogo, isso é um preconceito simples e besta de muita gente que se acha superior por ser eurogamer purista...

    Enfim, fica aqui meus 2 centavos sobre o jogo.

    Honestamente, antes de sair o jogo achava que preferiria os dados. Mas confesso ter achado muito boa a utilização das cartas.
    Realmente pode ser que isso ocorra, devido ao fato de você saber que vai fazer testes na fase das Sombras. A questão é que esses testes só ocorrem se a Ameaça estourar, se você estiver num local com escuridão ou no caso de um ataque inimigo (que pode-se deduzir os movimentos depois de 2 ou 3 partidas, sabendo então se um inimigo irá ou não atacá-lo). Havendo alguma dessas chances, talvez seja melhor durante a fase de ação evitar usar seu deck em testes e guardá-lo para a fase das Sombras, deixando outros jogadores - que talvez não façam testes na fase das Sombras - gastar o baralho agora e você explorar ou coisa assim.

    Por aqui teve uma vez que tentamos evitar dano/medo a todo custo, gastamos o deck, sofremos o suficiente para ir para uma "última chance" (não me recordo o nome exato) e aí ja sabíamos que o personagem ia morrer pois não havia sucesso no baralho. Daí, passamos a, por vezes, aceitar o dano/medo já com a programação de ir pra última chance e passar no teste, pois os danos/medos virados para baixo são retirados. Assim, evitamos gastar o deck para garantir que passaríamos no teste de última chance.
    Entendo o ponto de vista, mas achei que adicionou ainda mais profundidade estratégia ao jogo sem retirar a aleatoriedade.

    3
  • Paulo_Segundo
    823 mensagens MD
    avatar
    Paulo_Segundo23/05/19 16:59
    Paulo_Segundo » 23/05/19 16:59

    andrekohn::
    Paulo_Segundo::Já comprei o meu e estou adorando. Uma das poucas críticas q tenho é q eu preferia o uso de dados. Usar as cartas parece legal, na teoria, até chegar a prática e vc ter q fazer um teste sabendo q nao vai passar pq vc ja sacou todas as suas cartas de sucesso do seu deck... Ai eu quero ver o que a galerinha "ainnnn o fator sorte incomodannnn" qndo acontecer uma situação dessa. Num mesmo turno vc pode fazer vários testes, inclusive fora do seu turno (fase da sombra), e puxar cartas do deck sabendo que nao vai ter possibilidade nenhuma de sucesso é uma m... Pq se vc nao tiver mais nenhum token de inspiração (algo bem comum de acontecer) e já tiver sacado todas as cartas de sucesso a chance de passar no teste é nula. Coisa q nunca acontece com dados.
    Já existe até no bgg um tópico pra tentar fazer uma house rule pra usar dados.

    Em outro ponto, não tem nada de videogame em usar o app pro jogo, isso é um preconceito simples e besta de muita gente que se acha superior por ser eurogamer purista...

    Enfim, fica aqui meus 2 centavos sobre o jogo.

    Honestamente, antes de sair o jogo achava que preferiria os dados. Mas confesso ter achado muito boa a utilização das cartas.
    Realmente pode ser que isso ocorra, devido ao fato de você saber que vai fazer testes na fase das Sombras. A questão é que esses testes só ocorrem se a Ameaça estourar, se você estiver num local com escuridão ou no caso de um ataque inimigo (que pode-se deduzir os movimentos depois de 2 ou 3 partidas, sabendo então se um inimigo irá ou não atacá-lo). Havendo alguma dessas chances, talvez seja melhor durante a fase de ação evitar usar seu deck em testes e guardá-lo para a fase das Sombras, deixando outros jogadores - que talvez não façam testes na fase das Sombras - gastar o baralho agora e você explorar ou coisa assim.

    Por aqui teve uma vez que tentamos evitar dano/medo a todo custo, gastamos o deck, sofremos o suficiente para ir para uma "última chance" (não me recordo o nome exato) e aí ja sabíamos que o personagem ia morrer pois não havia sucesso no baralho. Daí, passamos a, por vezes, aceitar o dano/medo já com a programação de ir pra última chance e passar no teste, pois os danos/medos virados para baixo são retirados. Assim, evitamos gastar o deck para garantir que passaríamos no teste de última chance.
    Entendo o ponto de vista, mas achei que adicionou ainda mais profundidade estratégia ao jogo sem retirar a aleatoriedade.

    Entendi.
    Porém, nao deixa de ser chato vc ter q "segurar" seu personagem pra nao gastar os sucessos, pra ter alguma chance de segurar o dano na fase de sombras. Alias, nem sempre da pra evitar eventos e inimigos (principalmente johando com 5, onde a dificuldade sobe consideravelmente, e a trilha de ameaça tb).

    0
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium23/05/19 18:15
    Bombardium » 23/05/19 18:15

    Joguei hoje pra 4.

    Minha impressão é de que está bem equilibrado o quesito dificuldade/tempo. Porém, provavelmente quando for jogar com meu grupo fixo eu devo jogar com 5 jogadores e na dificuldade maior.

    Tô confiando que a FFG/Galápagos vão fazer um bom trabalho trazendo os conteúdos adicionais (que esse jogo com certeza vai precisar).

    Concordo com o @andrekohn quando ele disse que o atributo "conhecimento" vem em quantidades muito pequenas, ainda mais quando temos itens que vão até o terceiro nível de evolução.

    A não ser que eles já estejam contando com o fato de que com outros conteúdos saindo eles já estavam contando com isso.

    Porém, essa ideia não me agrada, pois você tem um monte de coisa na caixa base que não seria usada só com o conteúdo da caixa base (?). O que na minha mente é inconcebível. Tudo que está ali deveria estar ao seu alcance.

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O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média - Resenha: Senhor dos Anéis Jornadas na Terra Média
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