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Eldritch Horror: Repetitivo?

Eldritch Horror
  • MOITA1980
    991 mensagens MD
    avatar
    MOITA198031/07/15 10:14
    MOITA1980 » 31/07/15 10:14

    diegosalerno::
    MOITA1980::É um dos meus ameritrashes favoritos.  Não acho tão repetitivo assim, no entanto, a força do fator sorte nele pode acabar frustrando muita gente.  

    Se eu tivesse uma máquina do tempo mudaria a influência do fator sorte de 6/10 para 7/10 ou 8/10.  Mas o que está visto, não pode ser desvisto... :)

    Mas o que acho dele em maiores detalhes tá em um review que escrevi no ano passado, aqui:  http://onboardbgg.com/2014/09/26/sobre-a-mesa-eldritch-horror/

    Entrei no link da resenha sobre o Eldritch e fiquei com uma dúvida no cálculo da nota final do jogo. Ele ganhou 8 de 10, mas fiquei curioso de como chegou nessa nota. 
    Você somou todos os quesitos e dividiu pela quantidade de quesitos?

    Porque se o cálculo foi realmente feito assim, significa que se fosse um jogo mais dependente de sorte, por exemplo, a nota dele seria ainda maior. Ou se fosse um jogo menos complexo, a note seria bem menor. 

    E, se foi isso mesmo, um jogo com sorte zero, de baixa complexidade, por exemplo, mas nem por isso fraco, receberá uma nota final bem ruim.

    Pode me explicar como é feita essa avaliação, só por curiosidade mesmo.

    Não é feito somatório ou média.  Ela é uma nota geral do jogo.  Tanto é que mais ou menos sorte não quer dizer que é bom ou ruim, ou complexidade alta ou baixa é melhor ou pior.  A nota geral é uma percepção de quem fez a resenha do todo numa escala de 1 a 10.

    0
  • Wbastos
    76 mensagens MD
    avatar
    Wbastos31/07/15 10:29
    Wbastos » 31/07/15 10:29

    Eu acho um saco!

    É repetitivo sim cara! Infelizmente!

    E demorado!

    Essa é a MINHA opnião, tem muitos que amam esse jogo, acho a imersão zero!

    Mansions, se jogado com um overlord FODA é de fato um jogaço! Eldritch é mais hype! Não jogue com sono!

    3
  • diegosalerno
    245 mensagens MD
    avatar
    diegosalerno31/07/15 10:33
    diegosalerno » 31/07/15 10:33

    MOITA1980::
    diegosalerno::
    MOITA1980::É um dos meus ameritrashes favoritos.  Não acho tão repetitivo assim, no entanto, a força do fator sorte nele pode acabar frustrando muita gente.  

    Se eu tivesse uma máquina do tempo mudaria a influência do fator sorte de 6/10 para 7/10 ou 8/10.  Mas o que está visto, não pode ser desvisto... :)

    Mas o que acho dele em maiores detalhes tá em um review que escrevi no ano passado, aqui:  http://onboardbgg.com/2014/09/26/sobre-a-mesa-eldritch-horror/

    Entrei no link da resenha sobre o Eldritch e fiquei com uma dúvida no cálculo da nota final do jogo. Ele ganhou 8 de 10, mas fiquei curioso de como chegou nessa nota. 
    Você somou todos os quesitos e dividiu pela quantidade de quesitos?

    Porque se o cálculo foi realmente feito assim, significa que se fosse um jogo mais dependente de sorte, por exemplo, a nota dele seria ainda maior. Ou se fosse um jogo menos complexo, a note seria bem menor. 

    E, se foi isso mesmo, um jogo com sorte zero, de baixa complexidade, por exemplo, mas nem por isso fraco, receberá uma nota final bem ruim.

    Pode me explicar como é feita essa avaliação, só por curiosidade mesmo.

    Não é feito somatório ou média.  Ela é uma nota geral do jogo.  Tanto é que mais ou menos sorte não quer dizer que é bom ou ruim, ou complexidade alta ou baixa é melhor ou pior.  A nota geral é uma percepção de quem fez a resenha do todo numa escala de 1 a 10.

    Saquei.
    Fiquei curioso porque, no caso do Eldritch, a nota final dá exatamente a soma dos quesitos divida pela quantidade de quesitos.

    0
  • MOITA1980
    991 mensagens MD
    avatar
    MOITA198031/07/15 10:36
    MOITA1980 » 31/07/15 10:36

    diegosalerno::
    MOITA1980::
    diegosalerno::
    MOITA1980::É um dos meus ameritrashes favoritos.  Não acho tão repetitivo assim, no entanto, a força do fator sorte nele pode acabar frustrando muita gente.  

    Se eu tivesse uma máquina do tempo mudaria a influência do fator sorte de 6/10 para 7/10 ou 8/10.  Mas o que está visto, não pode ser desvisto... :)

    Mas o que acho dele em maiores detalhes tá em um review que escrevi no ano passado, aqui:  http://onboardbgg.com/2014/09/26/sobre-a-mesa-eldritch-horror/

    Entrei no link da resenha sobre o Eldritch e fiquei com uma dúvida no cálculo da nota final do jogo. Ele ganhou 8 de 10, mas fiquei curioso de como chegou nessa nota. 
    Você somou todos os quesitos e dividiu pela quantidade de quesitos?

    Porque se o cálculo foi realmente feito assim, significa que se fosse um jogo mais dependente de sorte, por exemplo, a nota dele seria ainda maior. Ou se fosse um jogo menos complexo, a note seria bem menor. 

    E, se foi isso mesmo, um jogo com sorte zero, de baixa complexidade, por exemplo, mas nem por isso fraco, receberá uma nota final bem ruim.

    Pode me explicar como é feita essa avaliação, só por curiosidade mesmo.

    Não é feito somatório ou média.  Ela é uma nota geral do jogo.  Tanto é que mais ou menos sorte não quer dizer que é bom ou ruim, ou complexidade alta ou baixa é melhor ou pior.  A nota geral é uma percepção de quem fez a resenha do todo numa escala de 1 a 10.

    Saquei.
    Fiquei curioso porque, no caso do Eldritch, a nota final dá exatamente a soma dos quesitos divida pela quantidade de quesitos.

    Foi coincidência Diego... Talvez as estrelas estão alinhadas..

    2
  • Bozeus
    434 mensagens MD
    avatar
    Bozeus31/07/15 14:27
    Bozeus » 31/07/15 14:27

    Auone::Não sei porque o pessoal diz que ele é difícil, é só escolher a equipe de heróis certa, e fazer as táticas padrões que você raramente perde, ganhei 6 de 7 partidas sem problemas.

    Quanto a rejogabilidade, recomendo fortemente a expansão conhecimento perdido, acho ela obrigatória (até mais que a montanhas da loucura), adiciona muito componente e carta de encontros ao jogo. O jogo se torna meio repetitivo quando você enfrenta os mesmo anciões, mais tipo com a expansão você já tem 5 anciões, portanto já são no minimo 5 grandes partidas que você terá, e caso perca algumas terá mais algumas boas partidas tentando derrotar os anciões que você perdeu, e ainda tem mais dois anciões aqui na ludopedia para você baixar e imprimir igual eu fiz podendo ficar com até 7 anciões na sua coleção, e em breve sairá pela galapagos a montanhas da loucura que traz um tabuleiro novo com novos anciões e heróis trazendo uma nova mecânica para o jogo utilizando o novo tabuleiro. É um jogo bem expansivo se tiver disposto a investir nele. 

    Cara você falou exatamente o que eu disse sobre um dos pontos negativos dele. Tem 12 personagens no jogo, EU quero sentar e escolher um aleatório, não quero fazer o melhor time pra ganhar o jogo. A caixa básica só tem 4 anciões, se eu tiver que pegar A combinação pra ganhar do de um ancião específico, em quatro partidas não tem mais o que eu fazer com o jogo. É embalar e vender!
    Não quero pegar o Charlie todo jogo só porque ele é apelão e fica dando recursos pra todo mundo, nem pegar o Marinheiro todas as vezes que enfrentar o Cthulhu.
    E do seu score contra o jogo, dizendo que essas 7 partidas foram suas únicas, e você não leu nada de estratégias e táticas na internet, tenho 3 opiniões:
    - Ou você só jogou contra o Yog Sothoth, que é reconhecidamente o mais fácil do jogo
    - Ou você é muito sortudo com dados, daqueles que joga um dado e tira 6
    - Ou você está jogando errado
    Desculpe falar assim, mas tenho quase 40 partidas no jogo e posso afirmar que ele está entre os mais difíceis que joguei, com uma curva de aprendizado lenta. Já cheguei a procurar em sites gringos alguma estatística de vitórias e derrotas, e as vitórias giram em torno de 40%, portanto seu score de 85% é totalmente fora da curva.

    0
  • Auone
    586 mensagens MD
    avatar
    Auone31/07/15 15:01
    Auone » 31/07/15 15:01

    cuBozeus::Cara você falou exatamente o que eu disse sobre um dos pontos negativos dele. Tem 12 personagens no jogo, EU quero sentar e escolher um aleatório, não quero fazer o melhor time pra ganhar o jogo. A caixa básica só tem 4 anciões, se eu tiver que pegar A combinação pra ganhar do de um ancião específico, em quatro partidas não tem mais o que eu fazer com o jogo. É embalar e vender!

    Não quero pegar o Charlie todo jogo só porque ele é apelão e fica dando recursos pra todo mundo, nem pegar o Marinheiro todas as vezes que enfrentar o Cthulhu.
    E do seu score contra o jogo, dizendo que essas 7 partidas foram suas únicas, e você não leu nada de estratégias e táticas na internet, tenho 3 opiniões:
    - Ou você só jogou contra o Yog Sothoth, que é reconhecidamente o mais fácil do jogo
    - Ou você é muito sortudo com dados, daqueles que joga um dado e tira 6
    - Ou você está jogando errado
    Desculpe falar assim, mas tenho quase 40 partidas no jogo e posso afirmar que ele está entre os mais difíceis que joguei, com uma curva de aprendizado lenta. Já cheguei a procurar em sites gringos alguma estatística de vitórias e derrotas, e as vitórias giram em torno de 40%, portanto seu score de 85% é totalmente fora da curva.


    Cara eu já até discuti isso no grupo de Eldritch, e digo que ele é um jogo fácil se souber jogar, vou dar algumas dicas básicas para ver se te ajuda, vou copiar algumas dica que postei la no grupo de Eldritch:

    Eu sempre jogo com 2~4 investigadores, primeiro com só isso de investigadores o numero de portais que é aberto é apenas um por vez, portanto não há muita necessidade de sair fechando portais, eu fecho bem poucos por partida, e quando há mais de um portal próximo sempre opto pelo portal azul já que ele tem em dobro no pressagio, nunca se esqueça de olhar também os monstros que estão defendendo o portal alguns são fracos, mais outros são absurdamente fortes.


    Outra dica importante é não ter medo de morrer, antes do chefão acordar morrer nem sempre é desvantajoso, não vale a pena desperdiçar rodadas sem fazer nada descansando, eu descanso apenas quando não tem nada mais importante para fazer, as vezes é até melhor morrer, você pega um herói novo com vida cheia, com um item novo, e você pode pegar seus itens de volta do herói que morreu, só certifique-se de escolher como substituto um herói que esteja a uma rodada de distancia de recuperar os itens do herói que morreu, veja os tipos de itens também, por exemplo se o herói que morreu dropar muitos feitiços é bom escolher alguém com conhecimento alto para recuperar os itens dele por exemplo.
    Eu em media perco uns 2~3 heróis por partida.



    E o mais importante e priorizar sempre o objetivo, não perca tempo andando pelo mapa tentando pegar artefatos, fechando portais, ou pegando feitiços, sempre priorize o cumprimento dos objetivos, claro que sempre enquanto uns heróis estiverem fazendo o objetivo da vez, os heróis que estiverem desocupados podem aproveitar para fazer outras coisas, como fechar portais, coletar pistas, etc... mais nunca deixe de correr atrás do objetivo principal com os heróis que forem necessários para cumpri-lo, fortaleça seus heróis como possível, desde que não atrapalhe no andamento de seu objetivo. Fortalecer os heróis comprando itens e feitiços e melhor do que aprimorar status pois os itens e feitiços podem ser repassados para outros heróis caso você morra, agora aprimoramentos são perdidos (não perca muito tempo com aprimoramentos).



    Uma dica boa também é empréstimos bancários, é muito bom fazer empréstimos para comprar itens mais caros, e quando você vai resolver os teste de empréstimos é fácil passar nele, e caso você não passe os prejuízos costumam ser pequenos, só não recomendo gastar ações para tentar se livrar do empréstimo (a menos que vc não tenha nada melhor para gastar a ação) deixa o empréstimo ser cobrado e faz o teste final dele.

    0
  • MOITA1980
    991 mensagens MD
    avatar
    MOITA198031/07/15 15:32
    MOITA1980 » 31/07/15 15:32

    Eu devo ser muito ruim nesse jogo, só consigo ganhar do Azathoth.  Mas gosto da imersão dele, sou fã do Lovecraft (li acho que tudo que saiu em pt br, pelo menos do que saiu traduzido no Brasil pela Hedra, LPM e no lovecraftsite).

    1
  • carecaeva-01
    112 mensagens MD
    avatar
    carecaeva-0131/07/15 16:52
    carecaeva-01 » 31/07/15 16:52

    Eu realmente não acho muito difícil o EH, sempre jogo focado nos objetivos mas tento salvar os investigadores. Não gosto de pegar novos investigadores após a morte dos investigadores iniciais. Também sempre gosto de pegar os investigadores aleatoriamente pra diferenciar as partidas.
    Das 10 partidas que joguei ganhei 7. Agora uma coisa é fato no dia que os dados não estão a fim de ajudar não tem estratégia que te salva da morte. Um defeito que me incomoda no EH. Nunca consegui ganhar o jogo após o ancient one acordar :'(. 
    Uma recomendação é usar a nova expansão conhecimento perdido que adiciona novos tipos de testes e diminui a sensação de repetibilidade.

    0
  • Fahr
    1232 mensagens MD
    avatar
    Fahr31/07/15 17:10
    Fahr » 31/07/15 17:10

    Concordo com o Bozeus...
    Que é um jogo bem difícil de ganhar, parece não haver dúvidas, a imensa maioria dos que gostam do jogo dizem isso... 
    Dizer que é fácil, se souber jogar, é menosprezar e diminuir a capacidade intelectual de todas essas pessoas. 
    E jogar sozinho aumenta bem as chances de jogar errado e facilitar... Somente minha opinião...

    0
  • Bozeus
    434 mensagens MD
    avatar
    Bozeus31/07/15 17:49
    Bozeus » 31/07/15 17:49

    Para ser justo, e falar a verdade, fui conferir que é 49% o win ratio. Pelo que vi a expansão Mountain of Madness é um pouco mais fácil e deu uma pequena ajudada nesse número. Mas ainda está longe dos números dos que acham o jogo fácil... ok, não vou mais argumentar, só quero que vejam os números...

    Fui atrás da planilha "oficial" de registros de partidas, onde várias pessoas registram quando jogam
    https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0ArNdOESpLXrNdE5obElscWdwU2JwQ1JPQXJVZ3ZfRlE&usp=drive_web#gid=3

    Depois leiam esses dois tópicos do BGG
    https://boardgamegeek.com/thread/1248340/game-easy-what-your-winning-ratio

    https://boardgamegeek.com/thread/1238893/common-rule-mistakes-new-players

    Pra fechar, o comentário que acho mais pertinente
    Most people find the game challenging, Id say if you're not losing 50% of the time you are doing something wrong ...
    ...Yes, 'death' can be reversed but the problem is you need to waste time doing it. And time is valuable in this game. 

    0
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Eldritch Horror - Eldritch Horror: Repetitivo?
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