Eu tenho o A&A REVISED e achei que os valores fossem os mesmos, mas parece que não são. No meu jogo um ENCOURAÇADO defende com 4 e não com 2 (é um encouraçado, né!).
1) Sim, até onde sei, o atacante pode ficar atirando até destruir o alvo, mas como ele também pode ser destruído no contra-ataque, melhor vazar se tiver apenas uma unidade;
2) Num ataque furtivo, se o Submarino ACERTAR O ALVO, ele o DESTRÓI sem dar a chance do alvo revidar, ou seja, sem contra-ataque. As unidades atingidas nem vão pra zonas de baixa, eles são removidos do jogo.
Isso serve para simular o fato do SUBMARINO atacar primeiro (debaixo d'água), ou seja, ele lança seus torpedos e o alvo nem viu o que o atingiu.
3) O submarino continua atacando normalmente, como um NAVIO QUALQUER. O que ele não pode mais é fazer o ATAQUE FURTIVO. Logo após um ataque furtivo ele pode atacar novamente, porém este ataque pode ser revidado já que o "elemento surpresa" foi pro espaço. Até onde entendi, um submarino ataca 2 vezes seguidas. Na primeira ele não recebe contra-ataque, mas na segunda vez recebe.
O SUBMARINO tem 2 grandes vantagens em combate:
a) Ele faz o ATAQUE FURTIVO;
b) Ele pode SUBMERGIR depois de um ataque, finalizando a luta. Em outras palavras, ele pode fazer um ataque furtivo (causando baixas) e logo em seguida desaparecer, mesmo com outras unidades inimigas no local.
Essas duas vantagens DEIXAM DE EXISTIR se houver um DESTROYER no local. A simples presença deste navio torna o submarino um NAVIO QUALQUER.