jevver2::rodrigocaruso::RFreitas::Gosto muito de Port Royal, mas acho que ele não caiu no gosto do pessoal aqui no Brasil, né?
O pessoal nem sempre saca o que é um filler. Se comparar um jogo de 20 minutos com um de 2 horas obviamente o de 2 horas será mais rico, não faz sentido nem é justo isso. Mas eu sempre ando com uns fillers na caixa para aqueles 20-30 minutos esperando alguém chegar, ou que são o aquele tempo que sobrou para fechar a noite.
O Port Royal não é um jogão virar a noite jogando, é um filler com um pouco de pressionar a sorte. Nem todo mundo entende as opções estratégicas e estatísticas presentes nele. As pessoas focam apenas naquela vez ou outra na vida seu porto estoura com 2 cartas. Ninguém repara que contar cartas passadas é o jogo.
Lá fora a nota média desta expansão é 7.53, enquanto a nota média do Port Royal base é 7.15. Daí se mede que ela adiciona algo.
Fica um excelente coop rapidinho, me fez jogar mais vezes pela expansão em coop que pelo jogo base.
Em outras palavras, parece-me que muitos que gostam de jogos mais complexos são preconceituosos, olham um filler (ou um jogo familiar) e nem sem empenham em descobrir estratégias. E, como se não bastasse, passam a difamar o jogo.
Eu adoro jogos complexos, mas nem sempre os outros jogadores gostam ou temos tempo. Este é um filler rápido e cheio de estratégias diferentes.
Port Royal vai ter a zica nas cartas? Vai sim, mas em nada atrapalha o jogo. Mesmo estourando 2 portos de cara na partida ainda joguei normalmente e sempre apresento bom placar. A sorte ainda é menor que o mimimi. Já vi sorte cagar euros aclamados, são ossos do ofício. O bom é que geralmente a zica pega todos em algum momento, e a passagem de sobra de porto balanceia lindamente.
Jogar competitivo, e depois cooperativo, irá fazer você admirar muito o trabalho de design. A completa inversão de ajustar o porto para ferrar, para ajustar o porto para ajudar os colegas, é um contraste incrível.