Olá, pessoal! O 1846 é "oficialmente" um jogo para 3 a 5 jogadores. Porém, o Tom Lehmann, autor do jogo, criou essa variante para dois jogadores depois que o jogo foi lançado pela GMT:
Setup do jogo
- Remova aleatoriamente uma corporação dentre a Grand Trunk, a New York Central, a Erie ou a Pennsylvania Railroad.
- Em seguida, remova aleatoriamente uma corporação dentre a Baltimore & Ohio, Chesapeake & Ohio ou Illinois Central.
Coloque um token de estação na cidade de origem das corporações removidas.
Coloque um segundo token de estação para cada corporação removida de acordo com o hexágono indicado:
- GT: Toledo
- NYC: Cleveland
- Erie: Erie
- PRR: Ft. Wayne
- B&O: Cincinnati
- C&O: Cincinnati
- IC: Terre Haute
Esses tokens não tem nenhum efeito até que o hexágono onde eles estão receberem um upgrade para um tile de cidade verde. Nesse momento, coloque o token em um dos espaços de cidade disponíveis nesse tile.
- Remova aleatoriamente uma companhia privada para cada grupo (A & B na versão da DTG ou quadrado azul ou círculo laranja na versão da GMT, como indicado nas regras originais)
- O número de trens para serem usados são: 5 da fase 1 (amarelos), 5 da fase 2 (verdes), 3 da fase 3 (marrons), e quatro da fase 4 (cinzas)
- Tamanho inicial do banco: $7,000.
- Cada jogador começa com $600.
Distribuição das companhias privadas
Coloque todas as companhias privadas viradas pra cima entre os jogadores. O primeiro jogador recebe a carta Priority Deal, e o outro deve comprar uma das companhias privadas disponíveis. Em seguida eles se alternam comprando uma companhia privada ou passando, até que:
- Os dois jogadores passam consecutivamente (mesmo com duas ou mais privadas disponíveis para compra). Nesse caso, ocorre um par de ORs (rodadas de operações) antes de voltar a esse passo.
OU
- Todas as companhias privadas forem compradas. O jogo então começa numa rodada de mercado (SR) começando com o jogador que tem a carta Priority Deal.
OU
- Uma única companhia privada sobra sem que ninguém a compre e um jogador passa. Nesse caso o preço dessa última companhia privada é reduzido a $10 e oferecida ao outro jogador, que pode comprar ou passar. A cada vez que alguém passa o preço da companhia privada continua diminuindo de $10 e oferecida ao outro jogador, que pode comprar ou passar novamente. Se o preço chegar a $0, o jogador a quem ela foi oferecida é obrigado a pegar essa companhia privada. Assim, tem início uma SR começando com quem está com a carta Priority Deal.
Jogo
O jogo segue as mesmas regras originais, sendo as exceções as seguintes:
- Duas cidades, ao terem upgrades para tiles verdes, ganham uma estação que bloqueiam um de seus espaços, como discutido acima.
- Um jogador pode ter até 70% (e não 60% como nas regras originais) das ações de uma corporação.
- O limite de papéis é 19. Se uma ou mais corporações for fechada, o limite passa a ser 16.
- Ao invés de ilimitado como no jogo original, o número total de trens cinzas (fase 4) é de 4.
- Na fase 4 (cinza), uma corporação não pode comprar o último trem de outra corporação se não houver trens disponíveis.
- Na fase 4, uma corporação não é obrigada a comprar um trem se não houver mais trens disponíveis.
- O final do jogo (considerando que não haja falência) é disparado de duas formas: ou pela quebra do banco, como nas regras originais, ou quando se compra o último trem cinza. Se o banco quebrar, o jogo termina normalmente como nas regras originais. Se for comprado o último trem da fase IV e o banco não quebrou, o jogo termina após a *próximo* par completo de rodadas de operação.
O Tom Lehmann fez vários playtests e convidou outros usuários do BGG a testar essas regras até ter certeza de que elas funcionam bem, e sempre que achava que era necessário alguma modificação ele fez as alterações
no tópico correspondente do BGG. Após dois anos de discussão e testes dessas regras elas chegaram nessa forma que traduzi aí em cima e não houve novas alterações desde maio de 2018, então pode-se dizer que elas podem ser consideradas definitivas.