Chego na Ludoteca com uma sacola cheia de Knizias e encontro o Daniel (danielsousat) lendo as regras do Tzolk'in: O Calendário Maia. Logo em seguida chega o Lucas (lhilgert), que sabe as regras do jogo. Vamos lá, cada jogo merece ser jogado pelo menos uma vez, é o que eu sempre digo.

É um jogo lindo, com um tabuleiro engenhoso, cheio de engrenagens, trilhas de "tecnologia" e o escambau. Mas, porém, todavia, contudo: chatíssimo. Sem interação, sem narrativa, sem história, uma rodada é igual à outra, o jogo não anda. Foram mais de duas horas de um tédio absoluto (da minha parte, pelo menos), em que só se ouviam variações de: "Vou pegar 4 milhos, mais um milho porque já estou nesse espaço dessa trilha; agora vou trocar esses milhos por duas pedras, e com essas pedras eu vou pegar esse tile, que me dá mais um milho e um passinho nessa trilha do deus Fulano". O jogo tem duas coisas legais: uma das engrenagens se chama Tikal (jogão); e numa das ações você pesca milho. Achei divertida a imagem de jogar o anzol na água, puxar de volta e encontrar um sabugo. Terminei em segundo lugar, o que foi uma surpresa, pois joguei em modo semi-aleatório.
Eu precisava dar um choque de desfibrilador nos meus neurônios, e nada como um bom jogo de leilão pra me acordar. Pegamos na prateleira da loja o melhor jogo do Feld: Jórvík, reimplementação de The Speicherstadt com temática viking. Acho a arte do original mais agradável e a iconografia mais clara e elegante, mas a versão viking também entrega o que promete: um jogo de leilão com um mecanismo único de demanda, que mexe os fiozinhos certos na minha cachola. Eu vinha com um bom desempenho, com cartas boas, um contrato já fechado e um bom dinheiro em caixa, quando fomos convidados a nos retirar da loja, pois um evento estilo "corujão" estava pra começar e todo mundo que não iria participar teria que sair até as 23h30. Faltavam 10 minutos pra partida acabar, já estávamos no meio do baralho C, mas eles foram inflexíveis. Paciência. De qualquer forma, os 3/4 de partida que jogamos renderam boas risadas e dedos no olho na fase do leilão.
Sexta tem mais uma partida valendo a vida no meu grupo de powergrideiros. Depois disso, merecidas férias por uma semana. Fui!