No tópico abaixo do BGG (link abaixo), um dos usuários pergunta porque jogar Agrícola x La Granja.
Além de afirmarem que não é porque o tema é parecido que os jogos são parecidos, discurso onde pontuam quais são as diferenças entre os jogo , um dos autores do jogo o Andreas Odendahl, comenta quais foram as inspirações para que ele criasse o jogo.
Para aqueles que entendem inglês, e quiserem dar uma olhada, está muito bom!
https://boardgamegeek.com/article/19082692#19082692
Muito resumidamente e escrito com pressa, o texto é o que se segue:
Um dos aspectos que ele cita, é que ele incorporou em seu jogo, fatores que ele achava interessante nos jogos que ele mais gostava.
O mais importante era criar um jogo onde as mecânicas estivessem presentes de uma forma interessante, mas que no final aquilo seria diferente pois seria dado um toque especial e pessoal do autor.
Disse que ele é amigo do Uwe e assim ele comenta que o tema original era espacial e eles refizeram o tema por conta que na fazenda, os elementos tendem a crescer, se multiplicar...
O fato de que ao criar o Agrícola, o Uwe sempre pensou que os jogadores deveriam ao invés de apenas ganhar pontos como recompensa de suas ações, as ações previamente utilizadas deveriam produzir peças que poderiam ser reutilizadas no jogo.
A parte do Feld entrou com inspiração no Luna. Os designers achavam que deveria haver uma interação maior no jogo e assim buscaram a mecânica utilizada no Luna. Eles mostraram o jogo ao Feld e o mesmo achou muito interessante a forma como eles implantaram a mecânica neste novo jogo.
Enfim, virou textão, mas eu queria compartilhar este post com a galera!
Aquele abraço 