Hoje foi dia de chafurdar nos TEMAS.
Pra compensar o quórum mirrado de sábado, hoje apareceram 7 marmanjos. Três (Daniel, Maykel e Lucas) foram pro andar de cima jogar Newton (preciso conhecer). Eu e mais três (Grahal, Filipe e Edgar) ficamos no térreo e botamos na mesa, por minha sugestão, o jogo Corto, cópia da Ludoteca. O jogo agradou a todos: a arte é belíssima (uma bela homenagem a Corto Maltese, personagem de quadrinhos criado pelo italiano Hugo Pratt), as regras são simples e o jogo é rápido e divertido. Acho que, incluindo a explicação das regras, terminamos a partida em uma hora. Vitória do Filipe, um dos principais papa-pontos da turma, com o também papa-pontos Grahal ficando em segundo, apenas alguns pontos atrás. Eu e Edgar papamos apenas poeira.
Com os neurônios devidamente aquecidos, partimos pro prato principal: Who Goes There?, um dos raríssimos Kickstarters que apoiei. Comprei Corto exclusivamente pelo tema: o jogo podia ser um Munchkin piorado, eu não ligaria. O mesmo vale pra WGT?, que se baseia no conto que deu origem ao filme Enigma do Outro Mundo, um dos meus favoritos. Com um tema desses, o jogo poderia ser mais chato que The Castles of Burgundy, e eu compraria do mesmo jeito. Pra minha sorte, o jogo é um Dead of Winter melhorado. Logo nas primeiras rodadas eu comprei a infame carta infectada e me tornei o host do alienígena. Tive a chance de infectar o Grahal pelo menos duas vezes, mas segurei meus impulsos sanguinários e me fingi de humano. Colou. Filipe e Grahal encasquetaram que Edgar era o alienígena, embora Edgar tenha manifestado, mais de uma vez, a indignação do inocente diante da suspeita ("Eu sou humano! Eu sou humano!"). Eu gargalhava por dentro, vendo os humanos se espancarem, e deixei o pau quebrar, botando mais lenha na fogueira aqui e ali. Na última rodada, Filipe e Edgar ficaram pelo caminho, mortos por motivos diversos, e embarcamos no helicóptero, eu e o pobre Grahal, que virou comida de alien no meu caminho rumo à civilização e à conquista da humanidade.
Dois jogos altamente temáticos, baseados em histórias em quadrinhos e na literatura, que funcionam maravilhosamente tanto para fãs quanto para não iniciados nas respectivas obras. Uma noite divertidíssima.
O fim de semana promete, com feriadão, possível mesa de 18xx e o evento Joga Brasília.