Fala, Derson!
Acredito que seja somente impressão mesmo... Já joguei bastante Summoner Wars, e considero todas as facções bem balanceadas.
Isso não quer dizer que todas são ótimas em ataque, que todas se defendem bem, que todas possuem cartas de evento fantásticas, enfim, que todas são perfeitamente simétricas (senão nem faria muito sentido existirem tantas facções
). Mas quer dizer que todas se compensam, basta jogar e treinar um pouco mais com as facções para sacar as minúcias e pontos fortes e fracos de cada uma...
Várias facções, por exemplo, são fraquíssimas na hora de atacar, mas compensam com uma defesa forte e com elementos externos como muralhas extras, cartas de evento que roubam magia, etc.
Assim como o Urick Lins, jogo sempre com os Orcs da Tundra, e eles são de longe a facção que mais gosto! Claro que já perdi partidas com eles, mas confesso que tive mais vitórias, pois como curti o método de jogo e joguei tantas e tantas vezes com eles, acabei pegando o jeito. As muralhas de gelo atrasam bastante os inimigos, o Summoner deles é espetacular (tem 7 pontos de vida e pode causar danos em todos as unidades adjacentes a muralhas), e tem o temido Krung, uma das melhores cartas de todo o jogo, na minha opinião (rola 3 dados, tem 9 pontos de vida e se tirar um 4 antes do ataque, os danos afetam todas as unidades adjacentes a ele). Enfim, dá pra perceber que se por um lado os Orcs da Tundra levam danos sem nem mesmo o oponente rolar dados, por outro eles compensam com cartas de evento e unidades excelentes.
Também acho a Vanguarda fraca, mas creio que seja porque joguei poucas vezes com ela e não peguei o jeito ainda (vide o comentário do Lukita).