Olá galera, voltando com mais um material do “Sobre Board”, post dedicado a falar sobre os mais diversos assuntos relacionados ao nosso hobby, e para o tema de hoje vou falar um pouco sobre a minha experiência (ou tentativa) no desenvolvimento de jogos e o que eu aprendi ao longo desse tempo desenvolvendo meus projetos pessoais.
Meus Projetos
Eu jogo arduamente jogos de tabuleiro a mais ou menos uns seis anos, porém sempre fui envolvido com jogos, sejam eles eletrônicos, RPG de mesa e boardgames, esses com menos frequência antigamente, sem tanto fervor quanto agora. Além de estar sempre envolvido com jogos, eu sempre gostei de criar coisas para os mesmos, e claro que não tinha como eu criar nada para jogos eletrônicos, mas eu sempre gostei de narrar (ou mestrar) os RPG’s, até gostava de jogar, porém minha paixão mesmo era criar histórias e mundos para jogar com meus amigos, faço isso a mais de dez anos, logo, quando conheci os jogos de mesa, essa vontade de criar coisas passou para eles. Eu sempre mudo alguma coisa em meus jogos, uma customização, ou até mesmo junto mecânicas e regras de dois jogos para fazer um diferente, muitas dessas minhas ideias estão aqui mesmo no canal, mas muitas eu faço apenas para divertir meu grupo.
Algumas das cartas do meu projeto fan made do Harry Potter, esse pode ate demorar, mas um dia sai.
Após um tempo criando customizações e fazendo mudanças em jogos que meu grupo gostava de jogar, eu vi que já teria conhecimento o suficiente para criar meus próprios jogo, foi então que comecei a desenvolver um projeto pessoal de um tema que gostava muito, que foi o Harry Potter Boardgame (fan made), a ideia era muito grande, um jogo cheio de cartas (mais de 300 no total, contando com 8 tipos diferentes), com tabuleiro central, playboard, muitos marcadores e muita coisa para se fazer, e isso ao meu ver foi o meu primeiro grande erro com meus projetos, eu tentei iniciá-los com algo que era grandioso demais e que merecia muita dedicação, playtests e tempo, que era algo que eu não tinha. Sempre que jogávamos, víamos que poderíamos mudar alguma coisa e melhorar algo, e como o jogo continha muitas coisas, sempre que mudávamos algo tinham que ser refeitas várias outras coisas, o que, como falei, sempre levava muito tempo. Então decidimos deixá-lo um pouco de lado e ir reformulando aos poucos, porém é um jogo que tenho muito apreço, o designer que é meu amigo se dedicou para fazê-lo e o mesmo está muito bonito, e por mais que demore BEM mais que o esperado será finalizado um dia.
Marcador de herói do meu jogo Hero Wars.
Carta de personagem do meu projeto de Hero Wars.
Um outro projeto Fan made que tenho, começou com uma brincadeira de juntar os jogos, peguei o Summoner Wars com Hero Clix e fiz um jogo que chamamos de Hero Wars, esse projeto foi o que decidi colocar pra frente após deixar um pouco de lado o jogo do Harry Potter, esse já é um jogo mais simples, fácil e rápido de se fazer os playtests, e eu consegui (acredito eu) fazer uma boa combinação de mecânicas e notabilidade para o jogo. Disponibilizei ele aqui no canal, na minha page do facebook e nos grupos de jogos, recebi os feedbacks da galera que jogou a versão teste e agora estou reformulando algumas coisas para fechar bem o jogo e disponibilizar a sua versão final para todos. Em breve vocês terão mais novidades sobre esse projeto, é só aguardar.
Essa e uma imagem de um playtest do meu projeto pessoal.
Esses dois jogos que mencionei acima, ambos são jogos fan made, não tenho intenção de comercializá-los, e sim, distribuir gratuitamente a todos que tiverem interesse de jogá-los. No entanto, o que um desenvolvedor de jogos mais almeja (pelo menos pra mim) é ter um jogo no mercado com o seu nome como criador, esse é um desejo muito maior do que chegar a ganhar dinheiro fazendo jogos (porém se conseguir ganhar dinheiro com isso é melhor ainda), e pensando nisso comecei a desenvolver no meio do ano passado um jogo 100% de autoria minha e do meu grupo de jogos, é um joguinhos simples, praticamente um cardgame para todas as idades e que envolve o tema de pintura, já fizemos bastante playtest aqui no grupo e achamos que as mecânicas estão bem encaixadas, porém pretendemos até o final desse ano fazer alguns protótipos para disponibilizar para outras pessoas jogarem e analisar como está o jogo, esse é outro que vai dá as caras ainda esse ano aqui pelo canal e page do facebook.
Minha Dificuldades
Acredito que as maiores dificuldades que eu enfrentei em fazer esses meus projetos, tanto os fan made como o original, é a forma de encaixar certas mecânicas com os temas que escolhi fazer, alguns pontos podem ficar mais complicados de serem encaixados, porém, com jeito dá para ir vendo quais as melhores maneiras de encaixar certas mecânicas ou remover algumas.
A escolha das mecânicas para o jogo pode fazer bastante diferença para melhor apresentar a sua temática, esse é um ponto bem importante, afinal é a mecânica que dá vida ao jogo, logo essa é a parte mais importante para você olhar no seu projeto.
Dicas e Sugestões
A primeira dica que eu posso dá e que acredito que seja válida para todos que estão iniciando algum projeto é de que não tente fazer logo de cara algo grandioso demais, com muitos componentes, regras muito complexas e tudo mais, esse foi o meu principal erro no meu ponto de vista, tentar fazer um jogo que, além de conter muitas coisas, era razoavelmente complexo em regras, acredito que o primeiro passo é tentar fazer um jogo mais simples, que possua regras muito bem encaixadas com seu tema e proposta. Se você não conseguir fazer algo que seja simples, algo com mais complexidade de regras vai ser um desafio bem mais complicado para você.
Partida de playtest do meu projeto fan made Harry Potter.
Outro ponto que aprendi ao fazer meus projeto foi, não tenha vários projetos em andamento, tenha foco em um único projeto, onde você vai investir mais o seu tempo e dedicação fazendo conteúdo, ajustes e playtests. Eu meio que em certo momento estava fazendo quatro projetos, dividindo meu tempo entre eles, logo, nenhum ficava pronto e isso ia me desgastando ao poucos, sendo assim, tenha um projeto principal, onde você se dedique mais, não estou falando em abandonar ou não fazer anotações de outras ideias que possam vir a ser boas, tome nota de algo que você pensou que poderia vir a ser interessante para que no futuro você não se esqueça dessa ideia. Tomar nota, essa é outra dica importante ao meu ver, eu tenho vários e vários papeis rabiscados com ideias que tomei nota de coisas que eu queira fazer, isso é muito bom, pois do nada você pode ter uma ideia de algo que você acha genial, mas que na correria do dia a dia você pode acabar esquecendo o que era.
Esse e uma imagem do meu quarto projeto pessoal que cheguei a fazer apenas um teste e deixei guardado para o futuro.
Por fim, entre em contato com outros criadores de jogos, tem um grupo no facebook exatamente para isso, e o pessoal lá é muito prestativo, ajudam todos os desenvolvedores sempre que possível, dando opiniões e ajudando no desenrolar do seu trabalho. Saiba receber uma crítica construtiva, saiba desapegar de certos conceitos pré-estabelecidos por você, e acima de tudo, não se apegue demais com determinada coisa do seu jogo, afinal ele está em desenvolvimento, e muitas mudanças podem acontecer com ele, e o fato de você se apegar pode fazer o seu jogo empacar em certo ponto, então não tenha medo de fazer mudanças no seu projeto, isso vai acontecer constantemente até você chegar a sua versão final
Bem galera é isso, não sei se as dicas são válidas, até porque eu nunca lancei nada, ou cheguei realmente a finalizar algum dos meus projetos, porém venho desenvolvendo-os a uns dois anos e gostaria de compartilhar aqui com vocês todo o meu processo de aprendizagem com eles. Espero que tenham gostado do conteúdo, e caso algum desenvolvedor chegue a ler esse material, deixe aí nos comentários dicas para os principiantes nesse ramo, a ajuda de gente com mais experiência é essencial para nós. Um abraço a todos e até a próxima!
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: