Eu tenho o Yahtzee. Comprei numa Ri Happy qualquer daqui de Brasília uns 8 ou 9 anos atrás. Era vendido pela Hasbro.
Lendo o texto vi que aparentemente as regras são ligeiramente diferentes. No Yahtzee, lançam-se os dados e, a partir desse resultado inicial, você pode reservar quantos quiser (0 a 5) e rerrolar os demais, fazendo esse processo mais uma vez. Ao total são três rolagens e você pode, inclusive, rerrolar dados na terceira rolagem que foram reservados na primeira, ou deixar de fazer quaisquer novas rolagens se você já tiver um resultado satisfatório antes.
Além disso as pontuações são diferentes: uma quadra de 1, no Yam dão 24 pontos (20 + 4x1), no Yahtzee dá o total dos 5 dados e isso vale o mesmo para a trinca (que não tem no Yam).
Sempre vi como um jogo matemático e não de sorte apenas. Numa rolagem você tira: 2, 2, 2, 5 e 6, que é uma trinca baixa, mas para um resultado de Dois é bom (mas você tem que somar 63 na seção superior para receber bônus). Então você decide reservar os 3 dois e rerrolar os demais, que dão 1 e 3. Agora você tem: 1, 2, 2, 2, 3. Um resultado pior. O que você decide: rerrolar novamente os mesmos dados em busca de mais resultados "2" ou partir para uma sequência máxima (1, 2, 3, 4, 5) ou mínima (1, 2, 3, 4) rolando dois dos dados com resultado 2?
Manter-se em busca de mais resultados 2 você está aceitando 16% dos resultados possíveis (6 em 36) com 3% de chance (1 em 36) de sair um Yahtzee e o lugar mais vantajoso é a seção superior (ou o Yahtzee, se consegui-lo), mas está garantindo 60% da pontuação máxima do Dois na seção superior, podendo ganhar 50 no Yahtzee. Seguir para a sequência você está buscando os mesmos 16% (6 em 36), mas você está buscando resultados que vão lhe dar 30 ou 40 pontos e abrindo mão dos pontos da seção superior.
Há gente quem se divirte fazendo conta. 