Raneron::Boa tarde.
A cada vez que jogo, aparecem aquelas dúvidas que broxam a gameplay pela importância da estratégia que está em jogo. Resolvi fazer uma listinha pra tentar a ajuda de vocês:
Desculpem pela monografia 
1) Resolva, resolve-se automaticamente mesmo tendo um líder inimigo no sistema, ou ele contrapõe só por já estar ali.
2) Tente tem sucesso automático se não tiver um líder inimigo no sistema? Ou mesmo se não tiver líder inimigo devo rolar os dados respectivos?
3) Missões não iniciais (sem seta amarela), ao serem jogadas, voltam pra caixa do jogo ou voltam pro fim da pilha de compras do baralho de missão?
4) Devo ter, no máximo, 10 cartas de missão. Posso descartar, como excedentes, as cartas iniciais(com setas amarelas)?
5) Esse descarte das excedentes é feito pra caixa jogo ou voltam pra pilha de compras do baralho de missão?
6) Os Tie Fighters, após serem transportados, têm autonomia pra ficarem sozinhos, caso eu mova uma nave de transporte para outro sistema? (Inevitável não comparar essa situação com TI4, onde as naves precisam estar "suportadas" pelas docas ou Carriers, por exemplo).
Tenho o seguinte cenário:
Tentei uma missão de resgate de um líder em um sistema. Uma missão com ícone de inteligência. O jogador do império não tinha líderes com ícones de inteligência disponíveis para contrapor, pois todos os líderes com inteligencia estavam designados para missões, sobre as cartas. Obtive sucesso rolando os dados (porque ainda estava na dúvida 2) e resgatei o líder capturado. Porém, ele tinha o Vader disponível e queria usar uma carta de ação do próprio Vader onde diz que o líder que tentou a captura agora se tornaria capturado. Pois bem, aí vem a dúvida 7:
7) O Guia de Referência diz que as cartas de ação devem ser usadas pelos líderes que nelas constam e que eles já devem estar no sistema. Então, o jogador do Império poderia ter tentado contrapor a missão de resgate mesmo o Vader não tendo ícones de inteligência e, consequentemente, jogar zero dados, mas só pra poder ter o Vader no sistema pra usar essa carta de ação??
8) Em uma determinada situação onde o Luke vira Jedi e manda substituir o personagem de Luke Skywalker por Luke Skywalker (JEDI)...
Por ocasião de um recrutamento onde venha uma carta do Luke Skywalker, como procedo? Sei que, tematicamente, já existe um Luke Jedi no jogo e é bizarro existirem dois Lukes. Mas o jogo não manda eu excluir a carta nem o personagem "Luke Skywalker", me dando a estranha opção de escolher o outro Luke... 2 Lukes... buguei 
Cara tudo que você está perguntando e muito bem respondido com uma leitura cuidadosa no manual:
1 - Resolva - voce resolve e pronto, nao tem oposição.
2 - Tente - sucesso automático se nao houver lideres inimigos. Mesmo se o líder inimigo nao tiver o icone de habilidade em questão pra rolar dado,voce ainda tem que tirar um sucesso na rolagem.
3 - Missões iniciais (com setas)sempre voltam pra sua mão ao serem completadas.
4 - Não pode descartar as cartas iniciais como excedentes.
5 - Mantenha uma pilha de descarte pra elas, embaralhe se por acaso acabarem.
6 - Sim Tie Fighters ficam "sozinhos", só nao podem se mover.
7 - Para contrapor você deve ter pelo menos 1 icone da habilidade em questão, mas o líder pode estar lá devido a ativações em jogada anterior. Como mencionei no "2" sem o ícone você não pode contrapor, mas se lider ja estiver lá e o oponente jogar uma missão "Tente" ainda tem que rolar e tirar 1 sucesso.
8 - O Luke é um personagem só, voc de não recruta ele "duas vezes". Como a carta de missao diz, substitua, o Luke "não Jedi" voce nao usa mais e as cartas de acao continuam tendo efeito com o Luke Jedi.