E aí pessoal, como estão? Jogando muito? Espero que sim. Alguns avisos antes do Post: O Canal Tabulando foi criado com o intuito de falar sobre boardgames e ajudar, principalmente os iniciantes no mundo dos BGs. De alguma forma nós crescemos e conseguimos parceiros. Temos a parceria fechada recentemente com a Loja Place Games. Em breve teremos sorteios e um evento na loja. Os links estarão no final do post. Chega de papo e vamos para o jogo de hoje: Alhambra.

Tema
Em Alhambra, os jogadores tem que construir a melhor cidade e como o próprio nome diz, é a cidade de Alhambra na Espanha.
Ficha Técnica
Lançado fora do Brasil em 2003, por diversas editoras, entre elas Queen Games, Asterion Press e G3. Aqui no Brasil foi lançado em 2017 pela Flick Game Studio e é do designer Dirk Henn. É um jogo de 2 a 6 jogadores, para 8 anos ou mais com duração de 45 a 60 minutos e as mecânicas são: Colecionar Componentes,Selecionar Cartas, Gestão de Mão e Colocação de Peças.
Na Ludopedia ocupa a posição de número 205 com uma nota média de 8.0. Na boardgamegeek ocupa a posição 425. É considerado um jogo de construção de cidade. O peso do jogo é de 2.11. O Jogo não tem nenhuma dependência de idioma e necessita de 110 sleeves no tamanho 57,5x89mm.

Objetivos Gerais
Em Alhambra cada jogador tem o objetivo principal de montar o seu complexo através de uma mecânica bem famosa e agradável, conhecida como Tile Placement. Com 3 ações principais: comprar tiles, pegar dinheiro e montar sua Alhambra, o jogo se desenrola sempre abordando essas ações e se revezando entre os jogadores da mesa.
Vencendo o Jogo
O Jogo em Alhambra termina quando todos os tiles da sacola forem comprados e colocados no mercado. Vence no final que tiver marcado mais pontos de Vitória. Esse pontos de Vitória são ganhos mediante o jogador ter mais prédios construídos de uma determinada cor em 3 etapas: primeiro nos dois quintos do jogo, segundo no quarto quinto do jogo e terceiro e último, no final do jogo.

Considerações Finais
De uma maneira geral eu gostei da experiência proporcionada por Alhambra. Achei bem interessante a questão de somente conseguirmos comprar os tiles necessários se tivermos a cor/tipo de dinheiro correspondentes ao espaço do mercado onde eles se encontram. É um tile placement até que bem interessante pois os jogadores não podem rotacionar as peças o que dificulta sua colocação devido às paredes encontradas em determinados tiles. O que colocaria como ponto extremamente negativo é a linha duração do jogo. Apesar de algumas peças serem retiradas dependendo do número de jogadores, mesmo assim o jogo se arrasta. (Por Jogos da Madrugada).
Eu gostei do jogo, achei bem estratégico e fácil de jogar e aprender. Talvez o único porém dele pra mim, é que o fator sorte é muito alto. É um jogo de colocação de peças e logo nos vem à mente: Carcassone. Mas em Alhambra, há algumas regrinhas bem interessantes, que deixam o jogo com um certo nível estratégico, como por exemplo, a regra dos muros. Outro ponto fraco do jogo, é a duração. O jogo é bem demorado e dependendo do seu gosto, você não queira jogar outra partida logo em seguida. De uma forma geral, eu gostei do jogo mas eu não teria na coleção. (Por Tabulando).

Avaliação Geral - Sistema C.O.R.D.A.S.
CURVA DE APRENDIZAGEM: 4,0 Tabulando / 6,0 Jogos da Madrugada
ORIGINALIDADE: 3,0 Tabulando / 7,0 Jogos da Madrugada
REJOGABILIDADE: 6,0 Tabulando / 8,0 Jogos da Madrugada
DIFICULDADE: 4,0 Tabulando / 5,0 Jogos da Madrugada
ARTE: 6,5 Tabulando / 3,0 Jogos da Madrugada
SORTE: 7,0 Tabulando / 8,0 Jogos da Madrugada
Considero a curva de aprendizagem mediana tendo em vista que leva -se poucas rodadas até que se pegue o jeito do jogo. A sua originalidade é maia alta pelo fato inovador das peças do mercado serem compradas com dinheiro específico, além da colocação dos tiles na Alhambra. A rejogabilidade é alta pois nenhuma partida tem como ser igual a outra já que o número de tiles e dinheiro é bem grande.
A dificuldade fica com uma nota mediana também pois tem um manual de fácil entendimento no entanto leva-se um certo tempo para passar todas as regras do jogo a novos jogadores. A arte não me agrada nem um pouco e por isso ficou com uma nota bem baixa.
Acho um jogo sem nenhum tipo de atrativo visual. Por fim a sorte é bem alta pois quase tudo em Alhambra é decidido na sorte... seja na compra de um tile ou mesmo na disposição que o dinheiro entra na mesa. (Por Jogos da Madrugada)
Considerando que é um tile placement , uma mecânica já presente em muitos jogos; talvez o principal e clássico seja Carcassone; e bem conhecida, a curva de aprendizagem é baixa na minha opinião. Em poucas rodadas se pega o jeito do jogo. A originalidade também é baixa, tendo poucas coisas diferentes em relação a outros jogos com a mesma mecânica.
Em relação à rejogabilidade, eu diria que é média, pois não sabemos quais tiles e cartas estarão disponíveis ali na mesa para os jogadores. A dificuldade do jogo eu diria que está em como o jogador vai administrar a colocação do tile no jogo, nunca esquecendo jamais, a regra dos muros. Além disso, o jogador tem que saber a hora certa de comprar um tile e gerir muito bem as cartas na mão.
A arte do jogo é bem feita e os detalhes em cada tile chamam a atenção e depois que termina, o jogo merece uma foto. Não chega a encher os olhos, mas é uma arte muito bem feita. Podemos dizer que o jogo é dependente da sorte. O jogador depende das cartas e dos tiles no mercado para construir. E se outro jogador pega aquele tile e a carta que eu queria antes da minha vez, tenho que mudar minha estratégia, então fator sorte alto para Alhambra. (Por Tabulando).

Esse post foi um oferecimento dos nossos parceiros:
Loja Place Games
https://www.placegames.com.br/
Página do Facebook Place Games
https://www.facebook.com/lojaplacegames
Instagram Place Games
https://www.instagram.com/placegames/
Não deixem de compartilhar, criticar e sugerir. Até o próximo post pessoal !!! Desejamos a todos um bom fim de semana com muita jogatina.