Decrypto - Primeiras impressões
Olá pessoal, eu sou o Edson do BGG II e hoje quero contar a minha primeira experiência com o jogo
Decrypto da Galápagos Jogos! Estávamos na
Antares, em um final de jogatina e o Fred sugeriu o Decrypto , pois era um jogo mais leve e estávamos em 8 pessoas. Confesso que tinha lido o manual dias antes e que parecia uma boa ideia fechar a jogatina.
O Decrypto é um jogo onde duas equipes, a branca e preta, duelam com o objetivo de transmitir um código para a sua equipe sem que seja interceptada pela outra equipe. Jogam de 3 a 8 pessoas. Nele, cada equipe tem sua tela com as palavras para facilitar a comunicação do código. A equipe que tentará interceptar o código, usará apenas as dicas dadas anteriormente.
Como teve a explicação para o grupo, vou explicar aqui também, para passar uma ideia melhor a respeito do jogo.
(Disposição do jogo em uma partida)
No início do jogo as pessoas são divididas entre a equipe branca e a preta. Cada equipe recebe uma tela (para colocar suas palavras), 4 cartas de palavras-chave, e 24 cartas de código (brancas ou pretas) e uma folha de anotação com um lado branco e um preto.
Neste ponto posso falar umas coisas quanto a produção do jogo. Achei muito legal, e temático! Os painéis lembrando computadores e as cartas de código serem com desenho de disquetes de 5 1/4. Sei que só os velhos iguais a mim vão reconhecer, mas… achei bem bacana!
Outra coisa são as cartas de palavras-chave. Como podem ver na figura abaixo, ela é difícil de ser lida sem que seja colocada no painel. Ponto para produção!
(Carta de código preta e branca e carta de palavra-chave)
Voltando ao jogo, ele se passa em rodadas, na qual uma pessoa de cada time é escolhida como encriptador. Alternadamente o encriptador tenta passar o código para sua equipe e a outra equipe tenta quebrar. A ideia é bem simples, mas o segredo está em como isto é feito no jogo!!
Vamos a um exemplo prático. Imagine que esteja jogando na equipe preta e as palavras-chave são: clima, idade média, diabo e dente, como na imagem:
Na sua vez, o encriptador tira o código abaixo e deva dar dicas para cada uma das palavras, na ordem, diabo (3), Idade média (2) e dente (4).
Para cada palavra a dica pode ser uma palavra, frase, mímica, cantarolar, mas seguindo algumas regras, como na maioria de jogos de adivinhar palavras. O encriptador anota as dicas(1) uma em cada linha da folha de anotação da sua equipe. Em seguida ele passa as dicas para as duas equipes e entrega a folha para sua equipe. Então, com as dicas é hora de das equipes fazerem uma tentativa de resposta, anotando na primeira coluna de cada dica. A ampulheta pode ser usada para marcar o tempo.
(Dicas anotadas e tentativa de respostas)
Após fazerem isto, o encriptador dá a resposta, que deve ser anotada na coluna com o disquete.
(Respostas anotadas)
Caso a equipe do encriptador acerte, nada acontece, porque afinal de contas ela está vendo as palavras. Caso erre, ganha uma ficha de comunicação falha (-1 ponto). Para a equipe que está tentando interceptar o código as regras são diferentes. Ela não está vendo as palavras, então errar é o esperado. Se ela errar nada ocorre. Já se ela acertar ganha uma ficha de interceptação (1 ponto).
Neste ponto você deve estar pensando: “Se somente a equipe do encriptador vê as palavras fica bem fácil dar uma dica que só a equipe dele acerte.” ou ainda “A equipe adversária estará sempre chutando um número aleatório.” A parte que ainda não mencionei, faz o jogo ser tão divertido!
As palavras-chave do painel nunca mudam durante a partida. Assim, após o encriptador informar a resposta, ambas as equipes anotam as dicas na parte inferior da página de acordo com o número que se relacionam.
(Palavras anotadas na parte inferior da folha)
A partir da segunda rodada, ambas as equipes já terão informações para tentar quebrar o código da equipe adversária. A medida que as rodadas avançam terão mais dicas a respeito de cada palavra chave. Você já deve supor que, nas jogadas avançadas, fica bem difícil passar uma dica fácil o suficiente para sua equipe acertar, sem que a outra equipe intercepte, ou pior consiga adivinhar a palavra relacionada aquele número.
E quando o jogo acaba? Quando, ao final de uma rodada uma equipe perde se tiver duas fichas de comunicação falha ou ganha se tiver duas fichas de interceptação. Caso isto não ocorra, no final da oitava rodada, o jogo termina. Neste caso e no caso de empate existem outros critérios de desempate (as fichas recebidas).
Este é o Decrypto. Ah, mas vocês podem estar perguntando duas coisas a respeito da rejogabilidade dele. Acredito que seja bem alta, mas podemos brincar de matemática para avaliar melhor. Quanto as palavras, são 110 cartas, com 04 palavras-chave em cada uma, ou seja, 440 palavras. A respeito das cartas de código, são 24 para cada equipe. Pode também estar se perguntando: E se a folha de anotação acabar? Ela está disponível no site do jogo.
Lembram do início do texto quando eu falei que era para ser uma partida para o término da jogatina? Pois é, não conseguimos. Jogamos uma rodada de teste e depois 3 partidas seguidas. Achei um party game divertidíssimo e com uma excelente produção! Confesso que foi um dos melhores party games em equipes que joguei ultimamente. Recomendo!
Abraço,
Edson
BGG II - Board Game Guará II