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  4. Arquitetos do Reino Ocidental e o grupo que não captura

Arquitetos do Reino Ocidental e o grupo que não captura

Arquitetos do Reino Ocidental
  • Maroliver25
    75 mensagens MD
    avatar
    Maroliver2521/01/21 10:11
    Maroliver25 » 21/01/21 10:11

    Apoan::
    Maroliver25::
    Rhydon7::Me recomendaram esse jogo e vi ótimas reviews dele no youtube. Mas lendo alguns tópicos aqui no fórum me deparo com essa "falha" do jogo sobre focar só na catedral e jogador que não sente necessidade de capturar adversários. 

    Dentre os players que notaram tal "falha", algum criou alguma rule house para equilibrar a gangorra? 

    Como comentei em outro post, a mesa deve ter consciência de que a captura é a maior estrategia do jogo.
    Mas como o jogo não obriga a isso, talvez colocando criterios de aprendizes na catedral, como foi citado em algum lugar ai.,..

    tipo, andar 2 precisa de tal aprendiz.
    andar 3 precisa de outro
    andar 4 precisa de 2
    e andar 5 precisa de 3

    talvez ajude.....faça no computador fichas com os desenhos dos icones dos aprendizes e coloca nos andares.
    Se fizer isso, conta pra gente como foi.

    Por aqui tínhamos raiva do Frederico hehe. 
    Quem investia na catedral sem precisar descartar, vencia, até que começamos a entender melhor o jogo. 
    Na Era dos Artesãos, a terceira construção de cada linha faz descartar duas cartas dos assistentes para entrar outras novas, você também já começa com um assistente, os adornos e ferramentas ajudam quem investe em construções dando pontos de vitórias e bônus, logo quem foca na catedral não aproveitará bem essa nova mecânica, além de que te fazem precisar de mais moeda, então o prateiro, venda de meeple e roubo do posto fiscal será mais usado. Trás uma dinâmica muito boa ao jogo 

    A minha expansão a era dos artesãos chegou recentemente, ainda nao tive a oportunidade de estreia-lo, mas que legal que deu certo.
    Estou com a trilogia completa tbm, muito massa os jogos dessa campanha. 

    1
  • Boardgame_Photograph
    247 mensagens MD
    avatar
    Boardgame_Photograph21/01/21 10:18
    Boardgame_Photograph » 21/01/21 10:18

    Apoan::
    Quem investia na catedral sem precisar descartar, vencia, até que começamos a entender melhor o jogo. 
    Na Era dos Artesãos, a terceira construção de cada linha faz descartar duas cartas dos assistentes para entrar outras novas, você também já começa com um assistente, os adornos e ferramentas ajudam quem investe em construções dando pontos de vitórias e bônus, logo quem foca na catedral não aproveitará bem essa nova mecânica, além de que te fazem precisar de mais moeda, então o prateiro, venda de meeple e roubo do posto fiscal será mais usado. Trás uma dinâmica muito boa ao jogo 

    Me corrijam se eu estiver errado, mas me parece que é possível aplicar essas duas regras mesmo sem a expansão ("a terceira construção de cada linha faz descartar duas cartas dos assistentes para entrar outras novas, você também já começa com um assistente"), correto?  
    Será que traria algum desequilíbrio fazendo isso no jogo base?

    1
  • Apoan
    385 mensagens MD
    avatar
    Apoan21/01/21 12:54
    Apoan » 21/01/21 12:54

    Vladnov::
    Apoan::
    Quem investia na catedral sem precisar descartar, vencia, até que começamos a entender melhor o jogo. 
    Na Era dos Artesãos, a terceira construção de cada linha faz descartar duas cartas dos assistentes para entrar outras novas, você também já começa com um assistente, os adornos e ferramentas ajudam quem investe em construções dando pontos de vitórias e bônus, logo quem foca na catedral não aproveitará bem essa nova mecânica, além de que te fazem precisar de mais moeda, então o prateiro, venda de meeple e roubo do posto fiscal será mais usado. Trás uma dinâmica muito boa ao jogo 

    Me corrijam se eu estiver errado, mas me parece que é possível aplicar essas duas regras mesmo sem a expansão ("a terceira construção de cada linha faz descartar duas cartas dos assistentes para entrar outras novas, você também já começa com um assistente"), correto?  
    Será que traria algum desequilíbrio fazendo isso no jogo base?

    Dá sim. 
    Combinamos de fazer isso uma vez antes de ter a expansão. No caso usamos só a de descartar os dois primeiros assistentes de cada coluna sempre que alguém finalizar a 3 construção de cada linha (exceto na última linha). Tenta usar só essa primeiro, talvez seja  suficiente. 
    A do jogador escolher um assistente, deverá ser feita na ordem inversa dos turnos e repostos só depois que todos tiverem escolhido o seu e antes de distribuir as cartas de construção .
    Tem muito assistente bom pra combar no mercado negro que as vezes nem aparecia no jogo

    1
  • Boardgame_Photograph
    247 mensagens MD
    avatar
    Boardgame_Photograph21/01/21 13:02
    Boardgame_Photograph » 21/01/21 13:02

    Apoan::
    Vladnov::
    Apoan::
    Quem investia na catedral sem precisar descartar, vencia, até que começamos a entender melhor o jogo. 
    Na Era dos Artesãos, a terceira construção de cada linha faz descartar duas cartas dos assistentes para entrar outras novas, você também já começa com um assistente, os adornos e ferramentas ajudam quem investe em construções dando pontos de vitórias e bônus, logo quem foca na catedral não aproveitará bem essa nova mecânica, além de que te fazem precisar de mais moeda, então o prateiro, venda de meeple e roubo do posto fiscal será mais usado. Trás uma dinâmica muito boa ao jogo 

    Me corrijam se eu estiver errado, mas me parece que é possível aplicar essas duas regras mesmo sem a expansão ("a terceira construção de cada linha faz descartar duas cartas dos assistentes para entrar outras novas, você também já começa com um assistente"), correto?  
    Será que traria algum desequilíbrio fazendo isso no jogo base?

    Dá sim. 
    Combinamos de fazer isso uma vez antes de ter a expansão. No caso usamos só a de descartar os dois primeiros assistentes de cada coluna sempre que alguém finalizar a 3 construção de cada linha (exceto na última linha). Tenta usar só essa primeiro, talvez seja  suficiente. 
    A do jogador escolher um assistente, deverá ser feita na ordem inversa dos turnos e repostos só depois que todos tiverem escolhido o seu e antes de distribuir as cartas de construção .

    Legal, vou experimentar na próxima!
    Faz muito sentido fazer isso, porque como o jogo é quase uma corrida para fazer construções e contratar assistentes é uma ação cara, acabava sempre ficando em segundo plano. Dificilmente contratava pensando em combar com alguma ação, era mais para conseguir fazer determinadas construções.
    Começando já com um assistente permite uma maior estratégia e descartando alguns ao longo da partida ajuda a ciclar mais. 
    Ótimas dicas!

    1
  • Apoan
    385 mensagens MD
    avatar
    Apoan21/01/21 13:04
    Apoan » 21/01/21 13:04

    Maroliver25::
    A minha expansão a era dos artesãos chegou recentemente, ainda nao tive a oportunidade de estreia-lo, mas que legal que deu certo.
    Estou com a trilogia completa tbm, muito massa os jogos dessa campanha. 

    Apesar de ser um pouco cara para o que vem na caixa, acho que pelo hype do trilogia, é uma excelente expansão, com mais dinâmica para assistente e construções, saber a hora certa de usar o artesão... 
    Recomendo bastante. 
    Tá saindo uma nova expansão também. 

    Pelos comentários, parece que trilogia só melhora a cada jogo. 
    Infelizmente só o Arquitetos roda com 5 jogadores né?

    1
  • Boardgame_Photograph
    247 mensagens MD
    avatar
    Boardgame_Photograph21/01/21 13:09
    Boardgame_Photograph » 21/01/21 13:09

    Apoan::Pelos comentários, parece que trilogia só melhora a cada jogo. 
    Infelizmente só o Arquitetos roda com 5 jogadores né?

    Só melhora mesmo! Adoro o Paladinos e, depois de duas partidas, acho que o Viscondes pode se tornar meu preferido da série.
    Sim, só o Arquitetos mesmo. Aqui em casa só jogo em 2, mas o Paladinos me parece ser inviável jogar em mais que 3 jogadores, parece que teria um downtime considerável.

    0
  • Apoan
    385 mensagens MD
    avatar
    Apoan21/01/21 13:18
    Apoan » 21/01/21 13:18

    Vladnov::
    Dificilmente contratava pensando em combar com alguma ação, era mais para conseguir fazer determinadas construções.
    Começando já com um assistente permite uma maior estratégia e descartando alguns ao longo da partida ajuda a ciclar mais. 
    Ótimas dicas!

    Aí que tá o negócio hehe.
    Precisa  pensar em otimizar suas ações. 
    Eu gosto muito de usar o mercado negro, pq  vc não precisa se preocupar muito com ouro ou mármore.
    Com os assistentes certos da pra vc jogar um pouco agressivo forçando muito a atualização do mercado negro, fazendo o povo pegar carta de débito e ao mesmo tempo conseguindo bons recursos.
    Já um amigo meu gosta de usar o depósito, trocando moeda por recursos. São muitas possibilidades 

    1
  • Maroliver25
    75 mensagens MD
    avatar
    Maroliver2522/01/21 12:50
    Maroliver25 » 22/01/21 12:50

    Apoan::
    Maroliver25::
    A minha expansão a era dos artesãos chegou recentemente, ainda nao tive a oportunidade de estreia-lo, mas que legal que deu certo.
    Estou com a trilogia completa tbm, muito massa os jogos dessa campanha. 

    Apesar de ser um pouco cara para o que vem na caixa, acho que pelo hype do trilogia, é uma excelente expansão, com mais dinâmica para assistente e construções, saber a hora certa de usar o artesão... 
    Recomendo bastante. 
    Tá saindo uma nova expansão também. 

    Pelos comentários, parece que trilogia só melhora a cada jogo. 
    Infelizmente só o Arquitetos roda com 5 jogadores né?

    Sim, só o arquitetos roda com 5. A expansão a Saga do tomo do reino Ocidental, tbm adiqquiri, ele permite 6 jogadores, mas ainda nao vi como faz isso...rs
    A trilogia só melhorou, cada jogo tem seu ponto forte e seu ponto fraco, mas ambos são muito boas.....o arquitetos funciona melhor com 3, 4 ou 5 jogadores... quanto mais melhor.

    o Paladinos funciona muito bem com 2 jogadores, com 3 e 4 ainda nao experimentei, mas com dois jogadores ja chega a quase 2 horas..rs
    MAs eh o meu preferido, dos tres. Voce consegue sempre seguir caminhos diferentes a cada rodada.

    E o Viscondes só testei com 2 jogadores, mas acredito ser o mais equilibrado em questao de jogadores, no caso funciona bem com qualquer quantidade.
    ele me parece ser mais corrida, tipo, dependendo de como a mesa ta jogando, ele pode terminar mais rapido ou mais demorado, nem sempre voce consegue seguir a sua estrategia, as vezes nao da tempo, tem que ir conforme o jogo ta andando.
    Todos tem versão solo, e a expansao que mencionei use os tres jogos em uma saga, eh muito legal.

    0
  • PedroMVM
    731 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM22/01/21 14:44
    PedroMVM » 22/01/21 14:44

    A expansão que adiciona o sexto jogador é A Era dos Artesãos. Vem com um conjunto de peças laranjas, mais a peça do artesão para as demais cores. 

    0
  • Francys Johns
    81 mensagens MD
    avatar
    Francys Johns09/02/21 15:30
    Francys Johns » 09/02/21 15:30

    Posso estar errada, mas a minha impressão em relação ao relato que abriu o tópico é que antes mesmo de começar o jogo vc já traçou sua receita e de bolo e seguiu firme até o final. Acho que talvez se vc sentir mais a mesa e ir adaptando seu caminho ao longo do jogo a experiência melhore. Por exemplo, ninguém esta capturando? Comece a ganhar vantagem nisso, vai em uma casa forte encha de meeple lá e tire o dos outros, deixe eles presos em seu tabuleiro, não troque por moedas (pois é mais difícil de tirar da mesa do coleguinha do que da cadeia), force os jogadores a jogarem com poucos meeples. Estão indo muito na catedral? Vá lá, atrapalhe, ou então tire os meeples da pessoa que esta pegando tal recurso para subir lá. Mas lembrando isso é só minha opinião, como eu não participei da mesa, não posso dizer o que aconteceu.

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