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  3. Arquitetos do Reino Ocidental
  4. Arquitetos do Reino Ocidental e o grupo que não captura

Arquitetos do Reino Ocidental e o grupo que não captura

Arquitetos do Reino Ocidental
  • avatar
    danguimaraess25/02/19 18:17
    avatar
    danguimaraess
    25/02/19 18:17
    10 mensagens MD

    Gosto bastante do Invasores do Mar do Norte, mas depois de algumas partidas, ele meio que abusa por ter uma estratégia simplista demais. Não joguei ainda com as expansões. Dizem que melhora bastante. Mas o tópico não é sobre Invasores. Então, quando Arquitetos do Reino Ocidental foi anunciado eu fiquei bastante ansioso. Tudo me chamou atenção. A mecânica de alocação de trabalhadores que é tão ou talvez mais interessante que a de Invasores, o lance de capturar meeples (que é foda!!) e de quebra, ainda parecia bem mais complexo que o Invasores. O que era muito bom. Entrei no KS sem pensar muito.

    Quando o jogo finalmente chegou, joguei algumas partidas para dois jogadores + automa e o jogo fluiu absurdamente bem. Adorei. Um pouco rápido? Sim. Mas nada que incomodasse.

    Mas ai comecei a jogar com 3 jogadores, sem automa e as coisas começaram a se complicar. Um dos jogadores que já tinha jogado comigo viu que capturar meeple adversário parecia não ser uma estratégia interessante e o novato seguiu. No começo até tentei seguir a estratégia de capturar meeples, mas eles não seguindo também parecia que não dava certo. Porque eu gastava, pelo menos, umas duas ações para capturar pra valer a pena vender e uma pra vender. Só que as vezes nesse meio tempo com uma ação na coleta de taxas ou os bônus da Catedral, um jogador conseguia o suficiente pra libertar seus meeples do meu tabuleiro. E mesmo que eu atrasasse ele um pouco não fazia tanta diferença, porque enquanto eu tava capturando meeples, eles estavam coletando recursos.

    A coisa piorou quando joguei em 5. Peguei um personagem com virtude baixa, mas tinha o que eu achava uma ótima estratégia para sair pelo menos do negativo. Comprei um ajudante que trocava um recurso por uma subida na trilha de virtude, e enquanto isso, focava em construir os prédios caros. Só que novamente ninguém capturava o meeple de ninguém e o jogo acelerou de uma maneira absurda. Eu tava juntando para construir os prédios mais caros, só que a maioria dos prédios caros faz você perder virtude. Exatamente os que eu tinha na minha mão. Eu não poderia baixar ainda mais minha virtude, sendo que nem subir eu tava conseguindo direito.

    Do nada tinha gente com com uns 4 meeples na alocação das construções e eu só tinha 1. Tive que tentar mudar a estratégia pra pegar cartas mais fáceis de se construir. Mas nenhuma parecia o suficiente para tirar a vantagem que a galera tinha coloca em mim. E ainda peguei umas cartas de débito por causa das idas no mercado negro pra tentar facilitar meu jogo.

    Para encurtar a história, quem ganhou o jogo foi uma novata que nunca tinha jogado que só investiu na catedral e em ouro e ficou no topo da trilha de virtude. Ela não construiu nenhum prédio e acho que não contratou nenhum ajudante. Ninguém praticamente contratou ajudante nessa partida. Exceto eu que precisava para construir os prédios caros que tinham como pré-requisito um ajudante de cada tipo. Enquanto que os prédios que eram construídos pela maioria não precisavam de ajudantes.

    Eu e a outra menina novata que pegou personagens com baixa virtude ficamos em último lugar.

    Por outro lado, jogando para duas pessoas + automa, investir na catedral não é e dificilmente vai ser uma estratégia vencedora, sempre. Porque mesmo que ambos os jogadores não capturem meeples inimigos o ou um dos jogadores comece atrás na trilha de virtude, o automa cuida disso, diminuindo a quantidade de recursos que cada um pega por rodada apesar de acelerar o jogo por conta própria. Quem tá atrás na trilha tem mais tempo para se preparar para construir boas construções e subir na trilha, sem tanta pressa. E quem tá investindo só na catedral não tem garantia de muita coisa, não. 

    Depois dessa partida, eu tirei algumas conclusões:

    • Dependendo de como o jogo é jogado e de quantas pessoas, investir forte na catedral tende a ser uma estratégia mais interessante. Talvez não vencedora para todos que vão lá, mas com certeza causa um problema pra quem não vai se a maioria for lá, porque o jogo vai acelerar demais.

    • Investir na Catedral te custa uma carta de construção, mas pode te dar recursos, cartas de construção, dinheiro e até te fazer subir na trilha de virtude. Com isso, talvez você nunca precise gastar ações para pegar novas cartas de construção, principalmente se você tiver aquele personagem que você não gasta cartas de construção para contribuir com a catedral.

    E ai, penso se o jogo para melhorar não poderia ter algumas mudanças:

    •  A Catedral, em vez de gastar cartas de construções, ter o mesmo pré-requisito das cartas de construção, forçando todo mundo a contratar ajudantes. E para isso ir no Prateiro ou capturar meeples dos inimigos para vendê-los na prisão. Porque pelas minhas partidas, o mercado de ajudantes quase não é tocado, as vezes porque não tem nenhuma carta interessante outras vezes porque os jogadores simplesmente não querem comprar.

    • A Catedral ser do jeito que é, mas não dar benefícios nenhum, forçando os jogadores a encontrarem outras formas de subir na trilha de virtude, ganhar dinheiro, recursos e cartas de construção.

    • Toda vez que resetar o mercado negro, resetar o mercado de ajudantes, entrando novos.

    • Ser mais caro capturar meeples do tabuleiro dos jogadores, porque eu acho que as vezes é barato demais.


    Enfim.. São algumas conclusões que podem ser bem particulares do meu grupo, mas que deram a sensação de que o jogo tem problemas. Coisa que eu nunca vi em outro jogo. E que me morgaram bastante. Um jogo que parecia massa, agora corre o risco de sair da minha coleção.

    Voltando ao Invasores rapidamente, como exemplo. O jogo pode ter estratégias simples, mas ele te força a fazer todas as ações praticamente, para ganhar. E quem acelera demais, geralmente ganha menos pontos durante as invasões porque não se prepara direito, seja subindo pouco na trilha de armamento ou não tendo vikings muito bons.

    No final, pra mim é um jogo que funcionou muito bem com 2 jogadores + automa, mas realmente só joguei uma vez pra 5. Mesmo para 3 sem automa, que eu joguei algumas vezes, me da a sensação de um jogo com problemas. A ação mais interessante do jogo, a nível de criatividade pelo menos, que é capturar meeples pode não ser tão boa dependendo de como seu grupo joga. Então seria melhor não jogá-lo? 

    Eu acho que essa ação deveria ser meio que obrigatória se os jogadores quisessem realmente ter chances de vencer. Ou não?

    Enfim... Como o jogo roda na mesa de vocês?

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  • anjocaido
    1064 mensagens MD
    avatar
    anjocaido25/02/19 19:16
    anjocaido » 25/02/19 19:16

    danguimaraess:Voltando ao Invasores rapidamente, como exemplo. O jogo pode ter estratégias simples, mas ele te força a fazer todas as ações praticamente, para ganhar. E quem acelera demais, geralmente ganha menos pontos durante as invasões porque não se prepara direito, seja subindo pouco na trilha de armamento ou não tendo vikings muito bons.

    Concordo. Acho o Invasores muito mais redondo que o Arquitetos. O que me frustrou é que quase sempre ganha quem investe na catedral. Outra coisa é que, diferente do Invasores onde você precisa de tripulantes, não te força a adquirir ajudantes, vocē consegue ganhar sem adquirir 1 ajudante sequer. O modo solo é ok, já do Invasores é brilhante! No fim das contas mantenho o Invasores e o Arquitetos saiu da coleção.

    2
  • danguimaraess
    10 mensagens MD
    avatar
    danguimaraess25/02/19 19:24
    danguimaraess » 25/02/19 19:24

    anjocaido::
    danguimaraess:Voltando ao Invasores rapidamente, como exemplo. O jogo pode ter estratégias simples, mas ele te força a fazer todas as ações praticamente, para ganhar. E quem acelera demais, geralmente ganha menos pontos durante as invasões porque não se prepara direito, seja subindo pouco na trilha de armamento ou não tendo vikings muito bons.

    Concordo. Acho o Invasores muito mais redondo que o Arquitetos. O que me frustrou é que quase sempre ganha quem investe na catedral. Outra coisa é que, diferente do Invasores onde você precisa de tripulantes, não te força a adquirir ajudantes, vocē consegue ganhar sem adquirir 1 ajudante sequer. O modo solo é ok, já do Invasores é brilhante! No fim das contas mantenho o Invasores e o Arquitetos saiu da coleção.

    Pois é. Acho que vou vender meu Arquitetos e arriscar no Paladinos do Reino Ocidental, dependendo do preço. Pareceu mais redondo pra mim. É praticamente cada um fazendo seu jogo com quase nenhuma interação. Quem se desenvolve melhor, ganha. E como é em número certo de rodadas, não tem o problema de acelerar o jogo ser uma coisa boa ou ruim.

    2
  • nieb
    1845 mensagens MD
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    nieb25/02/19 22:05
    nieb » 25/02/19 22:05

    Por aqui já desfizemos esse mito da catedral faz algum tempo. Ganha quem faz mais ponto. Se sua amiga ganhou com ouro e catedral só, o resto da mesa deve ter levantado pra ir comer alguma coisa. :)

    7
  • anjocaido
    1064 mensagens MD
    avatar
    anjocaido25/02/19 22:49
    anjocaido » 25/02/19 22:49

    nieb::Por aqui já desfizemos esse mito da catedral faz algum tempo. Ganha quem faz mais ponto. Se sua amiga ganhou com ouro e catedral só, o resto da mesa deve ter levantado pra ir comer alguma coisa. :)

    Não acho que seja mito. Joguei 12 partidas e o caminho de quem ganhou quase sempre foi catedral. Diria que 10 das 12. Tentar ganhar com construções, por exemplo, é difícil e mais demorado, principalmente as que precisam de especialistas, que são as que dão mais pontos. Então desanimei total do jogo.

    0
  • nieb
    1845 mensagens MD
    avatar
    nieb25/02/19 23:43
    nieb » 25/02/19 23:43

    anjocaido::
    nieb::Por aqui já desfizemos esse mito da catedral faz algum tempo. Ganha quem faz mais ponto. Se sua amiga ganhou com ouro e catedral só, o resto da mesa deve ter levantado pra ir comer alguma coisa. :)

    Não acho que seja mito. Joguei 12 partidas e o caminho de quem ganhou quase sempre foi catedral. Diria que 10 das 12. Tentar ganhar com construções, por exemplo, é difícil e mais demorado, principalmente as que precisam de especialistas, que são as que dão mais pontos. Então desanimei total do jogo.

    Bem, não consigo dizer nada sobre sua experiência com o jogo, mas das 30+ partidas que já joguei, menos de metade foram ganhas por alguém que focou somente na catedral. Acontece, sim, mas os últimos níveis são muito caros pelos pontos que proporcionam. Fora isso, conseguir um trabalhador de cada "naipe" é bastante simples também. Um dos jogos favoritos por aqui.

    1
  • gunterjr
    439 mensagens MD
    avatar
    gunterjr26/02/19 10:07
    gunterjr » 26/02/19 10:07

    Acho que a estratégia da catedral pode ser sim  vitória certa, desde que você tenha o personagem que não precisa descartar carta de construção. Mas mesmo assim, se mais gente focar na catedral, não vai ter espaço pra todos e ai ela pode acabar sendo uma furada

    1
  • jvictorsn
    114 mensagens MD
    avatar
    jvictorsn26/02/19 10:20
    jvictorsn » 26/02/19 10:20

    Olá, pessoal!

    Sobre a questão da catedral ser um caminho óbvio para a vitória, discordo. Na minha experiência, nem sempre que acelerou o fim do jogo na catedral ganhou. Na verdade variou bastante.

    Concordo com o autor do post em dois pontos:
    1- è um jogo que depende da mesa. Se não houver marcação (várias pessoas capturando),o jogo fica muito trnaquilo e acaba super rápido. Prefiro com mais capturas, pois o jogo fica mais desafiador e competitivo. Mas é questão de se adequar à mesa.

    2- acho que seria uma boa idéia a questão da catedral exigir ajudantes para ser construída. Entendo que trocar recursos por mármore tem seus custos, é um tipo de construção muito mais simples de ser realizada.

    Talvez se para usar uma carta de construção para levantar a catedral fosse obrigatório ter os ajudantes exigidos pela carta que esta descartada. Quem sabe vale a pena fazer esse teste?!

    2
  • mabsousa
    417 mensagens MD
    avatar
    mabsousa26/02/19 10:26
    mabsousa » 26/02/19 10:26

    Voltamos naquele mesmo dilema de estratégias mais aparentes...

    Por aqui gostamos do jogo, bem mais do que esperávamos, jogamos bem try hard, todo mundo tentando bloquear todo mundo, bem divertido!
    Na última partida que jogamos houve disputa na catedral e o vencedor teve o diferencial de pontos em construções, a pontuação fica bem próxima.
    Jogamos em 4 players.

    2
  • danguimaraess
    10 mensagens MD
    avatar
    danguimaraess26/02/19 11:43
    danguimaraess » 26/02/19 11:43

    nieb::Por aqui já desfizemos esse mito da catedral faz algum tempo. Ganha quem faz mais ponto. Se sua amiga ganhou com ouro e catedral só, o resto da mesa deve ter levantado pra ir comer alguma coisa. :)

    Pior que não. O problema é que ninguém usava a ação de capturar meeples. Todo mundo que ia na catedral conseguia bons bônus pra continuar investindo lá e sem se preocupar tanto em subir na trilha de virtude, porque com os bônus da Catedral já ajudava.

    A menina que ganhou subiu todos na Catedral, o máximo na trilha de virtude e ainda juntou vários ouros. Ela fez uns 33 a 35 pontos. 20 da Catedral. 7 da trilha de virtude se não me engane e mais uns 7, 8 ouros.

    Como eu disse, não é sempre que quem vai na Catedral é certeza de ganhar. Mas se o jogo for acelerado demais por todos que forem lá, a tendência é que quem está atrás na trilha de virtude não consiga se recuperar a tempo pra ter chance de ganhar o jogo.

    Eu acho que o problema talvez esteja mais no meu grupo que no jogo. Mas meio que me frustrei com o jogo por causa disso. Como eu disse o jogo pra 2 + automa roda perfeito.

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