Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Opinião BG: o Hype está entre nós!

Opinião BG: o Hype está entre nós!

  • avatar
    tabulaquadrada19/02/19 13:36
    avatar
    tabulaquadrada
    19/02/19 13:36
    954 mensagens MD

    Postado originalmente em: Tábula Quadrada por @Mestre Guerra

    Se você acompanha os fóruns de discussão sobre board games na internet já deve ter se deparado com a palavra “Hype”. Sendo que geralmente é em conotação negativa. Mas o que exatamente significa o Hype dentro do contexto do nosso hobby? E como isso ocorre?
    O Hype dentro dos board games significa algo que está na moda, a última tendência. Ser Hype é ser motivo de comentários, atrair o interesse da mídia e despertar o interesse coletivo. A palavra tem origem inglesa e originalmente era utilizada para indústria da moda no vestuário.

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/tenor-9.gif

    Quando o anúncio do jogo já te deixa feliz da vida

    Como surge o Hype nos Board Games?
    O hobby dos board games possui meios de divulgação limitados. Não vemos comerciais em rádios ou TVs, nem em jornais, revistas ou outdoors. Sendo assim, como surge o Hype em nosso hobby? Surge por influência da mídia especializada e dos formadores de opinião.

    O colecionador assíduo de board games é por consequência um pesquisador. São muitas horas gastas com consumo de mídia especializada para se tomar a decisão da compra. Reviews, gameplays, avaliações, etc...

    Ao contrário dos bens de consumos populares, precisamos correr atrás de informações. São as fontes dessas informações que têm o poder de gerar o Hype sobre o consumidor. Tal poder é ainda maior nas situações de pré-venda ou financiamento coletivo, nos quais poucos tiveram acesso a protótipos de teste.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/giphy-7.gif

    Quando a pessoa é influente, ela sabe disso!

    Quando o Hype é real
    O Hype tem boas chances de ser real quando todo o destaque dado ao jogo é fundamentado em bases sólidas. Designer e artistas conceituados, reviews imparciais de especialistas, avaliações de jogadores que participaram de eventos, etc. Já tendo experiência no hobby, é possível ter um olhar mais crítico tendo em vista as mecânicas envolvidas.

    Um dos grandes exemplos de Hype nos board games é o Scythe. Apostando em qualidade de arte e componentes com excelência em um tema interessante, rapidamente chamou a atenção dos amantes do Hobby. Antes mesmo do lançamento já era Top 50 do Board Game Geek.

    Anos após lançamento, mesmo a mecânica não agradando a todos e sendo alvo de críticas, ainda se mantém no Top 10 BGG e no Top 20 da Ludopedia. O Hype, interesse da coletividade, se demonstrou real.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA9018.png

    Um show de qualidade gráfica criou uma ótima impressão do jogo, antes de alguém jogá-lo

    Hype como estratégia de marketing agressivo
    Por outro lado, a mídia especializada, embora ame o hobby, também precisa de recursos para sobreviver. Embora também não haja elogios estrondosos, muitos canais falando sobre o mesmo jogo em um curto intervalo de tempo gera Hype. Dá a impressão que todo mundo está jogando aquilo e só você está de fora. Em alguns casos, esses podem ser uma decepção.

    Arrisco dizer que XCom: The Board Game é um bom exemplo no mercado Brasileiro. Baseado em um clássico jogo de estratégia para PC, assinatura de designer conceituado e elogiado como “único, fantástico e emocionante” por um grande canal internacional, obteve boas vendas.

    O resultado foi que o sistema tático totalmente diferente do jogo de PC gerou frustrações. Atualmente está ranqueado abaixo do top 400 da Ludopedia, e sempre lidera a lista de jogos para troca do mês em grande quantidade.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Jogo-de-Tabuleiro-XCom-Board-Game-Foto01.jpg

    Qualidade gráfica e elogios de quem não conhecia o jogo de PC gerou expectativas que não foram correspondidas

    Consumidores diferentes, para os diferentes Hypes
    Atualmente, na era da informação o Hype faz parte de qualquer mercado. Há consumidores que adoram isso e fazem questão de jogar os BGs mais badalados, sem se importar tanto com a qualidade. Isso causa um sentimento de “pertencer ao grupo”, e não há problemas se a pessoa tiver tempo e condições financeiras. Em alguns setores esse consumismo possui denominação: Hype Beast!
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/giph1y.gif

    Quando o Hype o atinge com força total

    Para a maioria dos consumidores, no entanto, o importante é comprar um jogo que condiz com as expectativas. Para esses casos, o melhor é testar o jogo antes, algo fácil de conseguir em grandes centros. Entretanto, muito difícil em pequenas cidades, e para esses casos especialmente temos este artigo que ajuda na questão.

    Conviva com o Hype
    Gerar Hype sobre um produto é o objetivo de qualquer campanha de marketing. Nesses casos, a divulgação ganha “vida própria” e supera os objetivos financeiros. E existir um mercado lucrativo é essencial para a expansão dos produtos do hobby.

    Saber pesquisar e não ser ansioso é importante não apenas para evitar cair nas “armadilhas” do mercado. Mas, também para conseguir escolher os jogos que te agradem, pois mesmo que o Hype se justifique, o jogo simplesmente pode não agradar você ou o seu grupo.

    Scythe e Clãs da Caledônia foram dois jogos que comprei pelo Hype e felizmente não me arrependi. Atualmente, com o acervo do grupo em tamanho ótimo, é menor a ansiedade de comprar um jogo. Assim, é menor o risco em comprar um jogo que não nos agrade.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/giphy2.gif

    Infelizmente, dinheiro de Monopoly e Power Grid não valem de verdade

    E você, já comprou um jogo pela empolgação do Hype? Se arrependeu ou foi boa escolha? Deixe suas considerações nos comentários e até a próxima!

    1
    1
    26

  • Canal

    Veja Também

    Tábula Quadrada

    Veja Também

    O Bom do Videogame - overview
    Break The Cube - overview
    Como Jogar: Estudiosos do Sul do Tigre (Scholars Of The South Tigris)
    Qual a diferença entre tática e estratégia?
    Diversão Offline SP 2018: um relato de amor ao BG

    Comentários:

  • Eric Frank Li
    49 mensagens MD
    avatar
    Eric Frank Li19/02/19 15:39
    Eric Frank Li » 19/02/19 15:39

    De fato o Hype nos consome, infelizmente somos pegos de surpresa na espreita hypeada.

    Engraçado essa postagem sair hoje, no dia que a Gamelyn Games ativou sua campanha do Tiny Epic Tatics que está aberta por apenas 15 dias de financiamento, e a campanha já estar beirando os U$ 200.000 após 5 horas de lançamento no KS.

    O mais engraçado de tudo é que eu quase fui consumido pelo HYPE depois de ter clicado para comprar a versão com a expansão, e perceber que sairia do meu bolso 220 reais, além disso só vou ter a oportunidade de definir se o jogo é bom ou não daqui 1 ano. Momento para pausar e respirar!

    Não duvido que vai ser um bom jogo, os jogos da Gamelyn são maravilhosos, porém tem tantos outros jogos bons por aí dando sopa, que podemos simplesmente adquirir que tenham bons valores, e dá segurar essa vontade louca de adquirir um jogo que só vamos por a mão após um longo ano, talvez nem tenhamos tempo para ele. Talvez pode ser que seja um jogo de 30 horas semanais, ou talvez 10 horas trimestrais. Mas ainda sim quem quer encarar o hobbie, tem que pausar e respirar.

    Talvez eu não sirva de exemplo, estou com o Skulk Hollow e o Allumbra (BR) financiado, após esses meses sinto que depois que entrei no hobbie o mar de jogos aumentou muito, e esses hypes e boom de editoras traduzindo esses jogos só aumentam ainda mais a ansiedade. Momento para pausar e respirar novamente. Mas quem sou eu para falar de hype sendo que posso ser facilmente consumido por ele. heheheh

    5
  • Mestre Guerra
    441 mensagens MD
    avatar
    Mestre Guerra19/02/19 15:51
    Mestre Guerra » 19/02/19 15:51

    Eric Frank Li::Mas quem sou eu para falar de hype sendo que posso ser facilmente consumido por ele. heheheh

    Digo que você deu uma perspectiva muito boa para a ideia do texto, hehe. Ótima contribuição de caso prático. 

    4
  • Doidera
    1027 mensagens MD
    avatar
    Doidera20/02/19 01:07
    Doidera » 20/02/19 01:07

    Com certeza boa parte dos frequentadores assíduos aqui da Ludopedia já comprou pelo menos algum título pelo hype gerado.

    Ultimamente, tenho cada vez dado menos crédito aos analistas tradicionais dos jogos, com todo respeito ao trabalho deles, que é perfeitamente válido, aqueles mesmos que recebem cópias de brinde das editoras pra elogiar seus lançamentos.

    Prefiro muito mais me levar pelo hype comunitário, quando os jogadores comuns começam a falar bem do jogo.

    Bom texto, parabéns.

    6
  • Ignatius
    287 mensagens MD
    avatar
    Ignatius20/02/19 01:37
    Ignatius » 20/02/19 01:37

    Eu não vou nessa de hype não. Se tem um jogo q acho q deve ser interessante, eu geralmente espero passar uns bons cinco meses, pra ver se depois rola aquela promoção nas lojas. Eu já peguei jogo mais caro do q precisava, mas não por hype, e sim pq no início não sabia q alguns era bem mais vantajoso pegar usado.

    A propósito, não acho XCom um jogo ruim. Joguei solo e de dois, mas acho q com o grupo certo, deve ficar realmente bom de 4. Queima o filme dele o nome, q faz as pessoas pensarem q é outra coisa. Se tivesse outro nome, certamente teria menos hate.

    2
  • VitorMX
    2315 mensagens MD
    avatar
    VitorMX20/02/19 08:38
    VitorMX » 20/02/19 08:38

    Resisti por de um ano nesse de hype mas acabei ficando com medo de acabar nas lojas já que a pré-venda acabou rápido e peguei o Twilight Imperium 4 sem nunca ter jogado.
    Não creio que o jogo seja só hype mas acho que não vai se adaptar bem na minha mesa, acabei comprando no impulso com medo de acabar e por, aparentemente, estar num preço bom o que peguei.

    2
  • andreferr
    390 mensagens MD
    avatar
    andreferr21/02/19 07:24
    andreferr » 21/02/19 07:24

    Quando a onda de jogos modernos chegou ao Brasil eu acabei comprando alguns jogos sob influência do hype. Imaturo e pouco conhecedor de mecânicas e estilos, acabei comprando coisas que minhas mesas não gostavam ou que eu mesmo não gostava, só não sabia disso ainda. Já tem alguns anos que não passo mais por isso, a exemplo do Azul. Quando saiu, veio com muito cupê a respeito dele. Li e reli reviews, assisti e reassisti a vídeos, e fiquei na dúvida, então não comprei. O jogo esgotou e fiquei um pouco chateado. Poucos meses depois fiquei sabendo da reimpressão, ao mesmo tempo que um amigo me permitiu experimentar a cópia dele .Somente depois de jogar a do meu amigo que finalmente me decidi pela compra. Valeu a pena esperar o efeito da lei de Vessel, que diz que jogos realmente bona sempre voltam às bancas. 

    4
  • Gustavo Corradi
    9 mensagens MD
    avatar
    Gustavo Corradi21/02/19 10:08
    Gustavo Corradi » 21/02/19 10:08

    Comprei o primeiro zombicide no hype, foi meu primeiro da coleção. Não posso negar que me diverti, minha namorada curtia jogar comigo e tal. Mas depois de um tempo, o setup e alguns desequilibrios me afastaram do jogo. Também comprei Level 7: Omega protocol no hype (que nem foi tão hypado assim), e o jogo ficou parado no armário.
    Android Netrunner foi o terceiro jogo da minha coleção, e esse sim virou um vício!!!! comprei todas as expansões.

    Lidar com o Hype faz parte do aprendizado neste Hobbie, e hoje eu dificilmente compro algo no lançamento.

    2
  • Ronin
    656 mensagens MD
    avatar
    Ronin21/02/19 10:10
    Ronin » 21/02/19 10:10

    tabulaquadrada::Hype como estratégia de marketing agressivo
    Por outro lado, a mídia especializada, embora ame o hobby, também precisa de recursos para sobreviver. Embora também não haja elogios estrondosos, muitos canais falando sobre o mesmo jogo em um curto intervalo de tempo gera Hype. Dá a impressão que todo mundo está jogando aquilo e só você está de fora. Em alguns casos, esses podem ser uma decepção.
    ...

    Caso clássico de vários FCs do mercado nacional, principalmente com os "canais amigos" fazendo uma propaganda explícita aos jogos dos camaradas.
    Hoje, já vejo logo que é hype. Mas antes não tinha esse discernimento, e acabei me decepcionando em alguns casos acreditando de gaiato na opinião dos ditos canais (que, depois, perderam toda e qualquer credibilidade para mim).

    3
Responder
Opinião BG: o Hype está entre nós!
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.