jonataxlll::xstrike:: Também não está claro para mim o poder da phoenix. Alguém poderia esclarecer, por gentileza?
jonataxlll:Tenho essa mesma dúvida q vc. E gostaria que alguém explicasse como funciona a fênix. Grato
Galera, ainda não joguei com C3K, mas acredito que o poder seja da seguinte forma:
Se o exército atacante ou atacado perde uma tropa e está acompanhado da fênix, ela imediatamente volta.
Ocorreu uma batalha:
Amarelo (atacante): 3 exércitos + 3 dado = força 6
Vermelho (defensor): 2 exércitos + 1 dado (+fênix) = força 3
O Vermelho perde um exército por ter perdido a batalha, mas está acompanhado da fênix, logo, o exército perdido volta e seguem os outros passos de uma batalha: o defensor opta por uma retirada; se não, o atacante opta por uma retirada e assim sucessivamente.
Mesmo não jogando, espero ter explicado bem
[Referências]
"A FÊNIX
Quando exércitos lidera- dos pela Fênix forem destruídos, eles retornam imediatamente ao jogo, no mesmo lugar onde foram atacados."
- Manual de regras "C3K".
"Explicação de uma batalha:
1) Cada jogador que participa de uma batalha joga 1 dado e soma o resultado ao número de Exércitos/Frotas presentes na área de combate. Se a batalha ocorrer numa ilha em que há uma ou mais Fortalezas, o defensor soma “1” ao valor de seu dado para cada Fortaleza. Se uma batalha ocorrer num espaço marítimo adjacente a uma ilha (ou ilhas) onde há um ou mais Portos, o defensor soma “1” ao valor de seu dado para cada Porto.
2) O jogador que tiver o menor resultado perde o primeiro assalto. Ele remove um Exército (ou uma Frota) da batalha e o coloca de volta na reserva, em frente ao seu escudo. Se o resultado for um empate, ambos os jogadores perdem um Exército ou uma Frota (consulte a observação no canto inferior direito desta página).
3) Se ambos os combatentes ainda tiverem Exércitos ou Frotas, o defensor pode optar por uma retirada (consulte a seguir). Se ele não o fizer (ou não puder), o atacante também pode bater em retirada. Se nenhum dos dois jogadores bater em retirada, um novo assalto começa (consulte o passo 1).
4) Esses passos são repetidos até que apenas um jogador esteja presente na área de combate. Esse jogador se apropriará da ilha ou do espaço marítimo no qual a batalha ocorreu. Se tiver sido numa ilha, o vencedor também conquista as construções presentes. Bater em retirada durante uma batalha em terra: se um dos jogadores quiser abandonar o combate, ele deve levar seus Exércitos de volta para uma ilha que possui e que esteja ligada por Frotas à ilha onde a batalha ocorreu. Se essas condições não forem atendidas, os Exércitos não podem se retirar. Bater em retirada durante uma batalha naval: se um dos jogadores quiser abandonar o combate, ele deve mover suas Frotas para um espaço adjacente vazio ou que ele controle. Se não houver espaços que atendam a esses requisitos, as Frotas não podem se retirar."
- Manual de regras "Cyclades".