EderNovacki::Ótima review. Fez justiça a esse jogo maravilhoso que é Feudum. As imagens também estão sensacionais, parabéns!
Feudum é um jogo que precisa que os jogadores estejam dispostos a entrar de cabeça e os que fizerem, vão ter uma experiência muito boa. Quanto mais se joga, mais o jogo se abre e revela as camadas que escondia, quase como um bolo de aniversário que você olha na vitrine e pensa "hm, tá bem decorado... mas será que vale a pena? será que o recheio é bom?"... Meu amigo, o recheio de Feudum é saboroso.
Eu sai fisicamente cansado da primeira partida, mas muito feliz. As partidas subsequentes já foram bem mais fluidas, porém, se cada vez que for jogar tiver alguém que não conheça o jogo, pode ficar um pouquinho cansativo, talvez.
Em meio a tantos jogos streamlined, acho revigorante o surgimento dessas gemas crunchy e fiddly que você precisa lutar pra conseguir chegar naquele recheio com gostinho de satisfação.
Obrigado, meu caro! Duas vezes obrigado. hehe
E sim, concordo demais com a sua afirmação sobre os jogos
streamlined de hoje. Foi o que eu disse, pro mercado de agora ele acaba gerando essa sensação, mas imagina esse jogo lançado 10 anos atrás? Viraria top 1 do BGG facilmente. Não tinha muito isso de jogo
fiddly, jogo denso. Era jogo e pronto. Se era bom, se destacava. Acho Agricola super
fiddly, Twilight Struggle também. Tem tanto jogo bom que fez sucesso por que foi lançado na época certa. O Feudum deu azar de vir num momento de minimalismo, de regras enxutas pra ganhar
Spiel des Jahres. De jogadores que jogam o jogo 1 ou 2 vezes e já partem pra próxima novidade.
Uma coisa que tenho notado de uns meses pra cá é que se acabaram as discussões sobre estratégias de jogo no Ludopedia. Olha as postagens, não tem nenhuma sobre isso. Todo dia é sobre o jogo novo da vez. Ou sobre o problema de atraso/produção dele. Ninguém fala mais se coletar milho é melhor do que índigo, se é melhor ter mais ou menos trabalhadores e etc. Então Feudum, que é um jogo pra se repetir, não tem mais espaço. Ou tem pouquíssimo.