Vou dar minha contribuição ...
Estava nas duas mesas que geraram esse review .
Falando claramente : Nemesis é , possivelmente, o melhor jogo temático que já joguei na vida. Superando Rebellion . Se Rebellion te coloca no lugar de um roteirista , Nemesis faz com que você seja literalmente um ator . A imersão é fantástica e total.
Acho que é um jogo para se jogar em casa , com trilha sonora , sem nada para interferir .
Ele ultrapassa a categoria de simples jogo de tabuleiro . Ele vira uma experiencia .
Na primeira vez , morri.
Na segunda vez, ainda estava vivo , mas sem esperança alguma .
É mágico quando um jogo de tabuleiro consegue que você pouco se importe se vai vencer ou não . Nemesis é um desses raríssimos jogos onde a jornada é tão espetacular que o fim pouco importa . Pode ser apoteótico e libertador ou infeliz e frustante , mas você irá se divertir e experimentar sentimentos muito antagônicos que tudo valerá a pena.
Como não se emocionar ao ver o Luis traindo na última hora seu amigo que iria com ele no Escape Pod ? Como não se compadecer deste tal amigo cujo rosto mal escondia a decepção ?
Como aceitar meu capitão , desconfiado de mim , me obrigar a ir para uma sala onde a rainha me esperava ? E como revidar o Piloto maldito que me prendeu entre os corredores da nave ...
Não vou ser repetitivo mas é preciso dar ênfase a algumas coisas que geram uma experiencia única a cada partida :
- As salas são desconhecidas para os jogadores
- Cada item comprado é uma decisão difícil ( todos os itens são uteis )
- O turno se desenvolve de um modo que você quer ficar atento ao que os outros estão fazendo
- Existem vários elementos de blefe ( o motor está ou não quebrado , a nave está indo para Terra ? , nossos amigos escolheram quais objetivos ?
- Dependendo da abertura das salas até que caminho escolher para andar é uma decisão complicada .
Nemesis não é um jogo justo . E balanceado . Ainda bem . Uma ode a jogos assim. Existe uma multidão de jogadores que clama por jogos com raças e poderes balanceados e parabéns aos designers que ousam em não aceitar isso.
Para começar , encarar os Aliens é possível , mas não recomendado . Tem que ser algo pontual .
A nave está contra você . Afinal , ela não está funcionando perfeitamente , ou nós não teríamos acordado do nada. Isso atrasa sua ( difícil ) vida dentro dela .
Há o perigo de uma sala pegar fogo e se não remediado , esse fogo tomar conta da nave .
Você não está num jogo de tabuleiro . Está num filme de terror num ambiente hostil . Aceite que tudo conspira contra você . E não somente os Aliens, mas seus "companheiros" e até mesmo as suas ações disponíveis . Como um Deus Ex Machina muitas vezes virá uma combinação de cartas sensacional que colocará no seu coração que existe esperança ainda ...tolo...
Nemesis poderia ter um manual melhor , mas já superamos isso ...
O setup não muito rápido não incomoda . As minis são sensacionais e merecem tinta ( em breve , fotos aqui ) ...
Foi o kickstarter que mais me arrependi de não ter feito na vida .
Se você é fã incondicional de puzzles matémáticos genéricos como ( Lorenzo, Newton, Marco Polo , Coimbra ) ou jogos de salada de pontos do Feld , não vai curtir Nemesis provavelmente pois a sensação de falta de controle é enorme, o improviso , muito necessário ...
Contudo , Nemesis define o que é jogo de tabuleiro para mim .
Um primor . Espero que escale rapidamente no ranking do BGG .
Os poloneses criaram uma pérola...