Feila::Não sei. Talvez com playtests viram que dominar dois portos assim era muito OP, ou algo do tipo. Porque nas regras ele ainda cita o "not even 3:1".
Pelo menos é algo que não ocorre muitas vezes, alguém dominar um porto 2:1 e um porto 3:1.
EDIT: procurei muito em reddits e FAQs. Como não tem nada, pode realmente ser que apenas eu tenha entendido errado.
Também procurei em tudo que é lugar e não achei.
Mas o que entendi do que tá escrito seria mais ou menos:
- Tenho um porto especial de madeira, posso trocar 2x1?
- Sim.
- E outro recurso? Também posso 2x1?
- Não.
- Mas é um porto especial, posso 3x1 nos outros recursos então?
- Não, nem mesmo 3x1.
E sobre ser muito OP, faz sentido. Mas tambem é muito OP dominar tiles entre 5~9.
É só não deixar ninguém fazê-lo.
Não veria muito sentido você perder um porto por ter pego outro.