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Minhas house rules (Mais voltadas para Season 1 ou 2)

Zombicide
  • avatar
    Renato Seabra31/01/19 19:54
    avatar
    Renato Seabra
    31/01/19 19:54
    117 mensagens MD

    Eu jogo zombicide a mais ou menos 3 anos e é indiscutível que ele vai se tornando um jogo mais fácil a cada vez que se joga, principalmente com um time bem experiente e cooperativo. Pode ser que funcione para outras versões do jogo, mas não sei porque não as joguei.
    Desculpa o textão kkkk mas são todas as minhas ideias até hoje de como tornar o jogo mais tenso:

    REGRA 1:
    - Dentro de cômodos, as regras de gastar 1 ação para driblar um zumbi também vale para driblar outros jogadores.
    MOTIVO: Cômodos são apertados, não faz sentido se mover tão rápido quanto na rua. Isso limita um pouco o abuso de procuras de itens.

    REGRA 2:
    - Ao acertar um Zumbi Rápido, é necessário pelo menos 1 dado ter o valor 6 para ser derrotado. Caso seja derrotado sem essa condição, ele fornece 1 XP porém se transforma em um Zumbi Lerdo. Isso vale para Enfurecidos, o que os torna bem mais perigosos.
    MOTIVO: Os zumbis rápidos podem ser considerados zumbis de corpo inteiro, no caso ao serem atingidos viram Lerdos, que são um pouco decompostos.

    REGRA 3:
    - Ao atacar um zumbi (exceto Balofos e Abominação) e errar o ataque por causa de faltar 1 ponto em algum dos dados, o zumbi tem sua peça derrubada. No turno dos zumbis esse zumbi gastará 1 ação para ficar em pé.
    MOTIVO: Nem todo ataque precisa ser tudo ou nada, inclusive isso é comum em vários jogos digitais e filmes. Isso parcialmente imita alguma versão de zumbi que não me lembro que tem apenas metade do corpo, mas enfim...

    REGRA 4:
    - Sempre que um zumbi morder, não importa a quantidade de zumbis, apenas 1 ferimento será distribuído por turno, mesmo considerando que o zumbi tenha ações sobrando e que haja outros jogadores. Cada ferimento reduz 1 ação. Cada ferimento pode ser curado com água em uma zona livre (de zumbis e barulho), porém apenas 1 vez em toda a partida. A cura gasta todo o turno do jogador. A habilidade medicina também ocupa todo um turno e só pode ser usado uma vez por jogador.
    MOTIVO: Isso possibilita maior tempo de resposta aos jogadores. Claro que é uma regra que facilita o jogo, por isso deve ser bem ponderada, mas ela vem para balancear cartas de Ativação Extra, que é uma 'apelação' em certos momentos. É tenso ficar cercado por zumbis, mas quando não se morre imediatamente, mas mantém-se cercado, o tempo de tensão é prolongado e o alívio da vitória temporária pode ser interessante também.

    REGRA 4:
    - É permitido abrir portas com armas de fogo, desde que simplesmente acerte o tiro. Obviamente gera barulho.
    MOTIVO: Isso também é comum em jogos digitais e filmes, sinceramente acho que já deveria ser algo básico.

    REGRA 5:
    - Abrir portas com armas silenciosas anulam efeito de Ativação Extra durante a revelação de cartas para os cômodos.
    MOTIVO: Acho um pouco óbvio, mas os zumbis não irão ouvir, portanto não faz sentido ganharem ação extra.

    REGRA 6:
    - 6 zumbis quaisquer destroem uma porta fechada. Abominação vale por 2.
    MOTIVO: É nonsense quando nem cabe zumbis na zona da rua e mesmo assim fica completamente seguro atrás de uma porta que pode ser aberta com um pé de cabra.

    REGRA 7:
    - Fazer procura com ambas as mãos ocupadas gera 1 ficha de barulho. As fichas de barulho não são retiradas do tabuleiro, a não ser quando atingem um número predeterminado e aleatório (usem 2 D10 ou 3 D6, sei lá). Ao atingir esse limite, os zumbis ganham ativação extra e a seguir as fichas são recolhidas e os jogadores ganham 2XP e um novo limite é definido pelos dados. Inclusive Molotov gera barulhos aleatórios com 1 D6.
    MOTIVO: Nunca sabemos as consequências de fazer barulho. Para piorar, apenas 1 jogador por vez, em segredo, saberá o limite numérico ficando responsável por contar as fichas de barulho.

    REGRA 8:
    - Para derrotar uma abominação com uma arma de dano 3, nenhum dos dados pode apresentar o valor 1.
    MOTIVO: Com o surgimento da serra circular, apesar de ser uma arma rara, matar abominações não é mais tão preocupante. Essa regra torna um pouco mais tenso encará-lo de frente. Mais tenso ainda é exigir que todos os dados sejam sucesso, mas pode ser demais.

    REGRA 9:
    - Sempre que um jogador é mordido, ele e todos com vista à ele ganham 2XP.
    MOTIVO:  É o senso de urgência, vingança e instinto que faz os jogadores ganharem XP.

    REGRA 10:
    - No início da partida, todos os jogadores jogam um dado. Se tirar 1, o jogador está com "Sede" e com "Fome', requisitando "Água" e "Comida enlatada". respectivamente. Se tirar 2 está apenas com "Fome". Se tirar 3 está apenas com "Sede". Independente de 1, 2 ou 3, tais jogadores perdem 1 ação. A diferença é que quem tirou 1 precisa de 2 cartas para se libertar da punição.
    MOTIVO: Nunca se sabe como que os sobreviventes chegarem ali no começo, eles podem ter passado por maus bocados mesmo antes da missão.

    REGRA 11:
    - Há exigência de níveis para usar armas da seguinte forma: Considera-se as cores azul, amarelo, laranja e vermelho como 1, 2, 3 e 4. Portanto o nível do jogador precisa ser igual ou maior ao nível de dano que a arma para que ele possa usar. DETALHE: Se ele estiver com um equipamento que não consegue usar, ele pode gastar todo o turno em uma ação, em zona livre, chamada "Desenvolver-se" na qual lhe confere 3XP. Isso só funciona quando equipado com equipamento acima do nível, não funciona em outra condição.
    MOTIVO:  Isso foi aplicado em outras versões do Zombicide mais recente e eu quebrei a cabeça de como fazer isso de forma mais simples possível no Season 1 ou 2. Eis que cheguei nessa daí do nível do jogador em relação ao nível do dano. A ação "Desenvolver-se" é uma forma de imaginar que o jogador está estudando o equipamento, treinando e essas coisas, isso também é um pouco comum em filmes.

    Bom, era isso galera. Espero que eu tenha contribuído para melhor experiência com o jogo e quem sabe daqui alguns anos o zombicide retorne aos tempos modernos ou quem sabe vá para a idade das pedras, o que seria interessante ter dinossauros zumbis xD

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  • andreferr
    390 mensagens MD
    avatar
    andreferr01/02/19 00:57
    andreferr » 01/02/19 00:57

    Cara, que trabalhão você teve fazendo todas essas regras. Seu trabalho é interessante. 
    A única regra da casa que uso aqui é com delação aos tiros. Segundo o manual, a prioridade de tiro começa com o aliado. Sempre achei isso muito estranho, meio quebrado, o que na época me fez até desistir de conprar o zombicide. Só quando saiu o Black Plague e vi a regra de que o aliado só é alvejado quando se erra o tiro é que fiquei satisfeito. Comprei o Season 1 e uso sempre esta regra. 

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  • jushirambo
    240 mensagens MD
    avatar
    jushirambo01/02/19 09:45
    jushirambo » 01/02/19 09:45

    Gostei de algumas regras e outras nem tanto, mas antes da regra fazer sentido se comparado a realidade é preciso ver se ela facilita ou dificulta o jogo, as que você fez em sua maioria ou facilitam ou complicam, o lance dos tiros acertarem os aliados sempre foi para nivelar as armas de fogo com as armas brancas.

    Aprecio a inciativa de evoluir o jogo, ele é meio raso as vezes, mas tem muito potencial, gostei da regra dos tiros que derrubam zumbis e dos zumbis derrubarem portas, mas o lance das armas terem níveis é meio complexo, mais fácil separar as armas e só acrescentar no baralho de procura depois de certo nível de perigo ser alcançado.

    1
  • Renato Seabra
    117 mensagens MD
    avatar
    Renato Seabra01/02/19 10:23
    Renato Seabra » 01/02/19 10:23

    Vlw!! dá pra fazer mais kkkk

    O lance dos níveis das armas parece complexo, mas é só observar o nível  do dano com o nível do personagem. O lance de evoluir XP pode ser desconsiderado, pois isso de fato é o mais estranho.

    O lance de atingir um aliado com arma de fogo também acho bem nada a ver, mas eu fiz a seguinte adaptação no nosso grupo:
    - Se usar arma de fogo na mesma zona, você não acerta nenhum aliado (É semelhante à habilidade queima-roupa, mas sem poder escolher o alvo)
    - Só atinge o aliado a partir de 1 de distância de zona e apenas para cada dado que der 1 (esse dado pode ser modificado por habilidades ainda)

    Outra coisa, itens descartados voluntariamente podem ser posicionados no tile na mesma zona para futuro uso de outro jogador. Caso seja consenso de todos os jogadores, a carta é descartada totalmente do jogo.

    1
  • Fubanga
    517 mensagens MD
    avatar
    Fubanga05/02/19 18:38
    Fubanga » 05/02/19 18:38

    "Isso limita um pouco o abuso de procuras de itens"

    Mas não só pode procurar 1 vez por turno? (aprendi com o Black Plague)

    0
  • Renato Seabra
    117 mensagens MD
    avatar
    Renato Seabra07/02/19 15:43
    Renato Seabra » 07/02/19 15:43

    Sim, só pode procurar 1 vez por turno, mas na regra atual você pode facilmente ter 6 jogadores em um mesmo cômodo fazendo procuras e todos podem sair do mesmo cômodo sem nenhuma desvantagem.
    Adicionando a desvantagem de desviar do parceiro para locomover-se entre cômodos, os jogadores irão evitar a todo momento ficar no mesmo cômodo.

    0
  • rodolphoal
    811 mensagens MD
    avatar
    rodolphoal19/05/21 20:12
    rodolphoal » 19/05/21 20:12

    Ressussitando o tópico (estava procurando house rules pro Zombicede e caí aqui). Mtu legal essas regras! Acho demais o jeito como esse jogo permite essas modificações.

    Minha pergunta: alguém já jogou sem os dados pro combate? Apenas gastando ações para derrotar os zumbis, mais ou menos como remover cubos de doença no Pandemic? Acham que ficaria muito fácil?

    0
  • Renato Seabra
    117 mensagens MD
    avatar
    Renato Seabra19/05/21 21:45
    Renato Seabra » 19/05/21 21:45

    Olha cara...
    eu nem lembro dessas house rules... pra falar a verdade, cada vez q eu lembro do jogo, eu reinvento quase tudo kkkk
    vou ter que reler pra ver se não discordo de algo muito doido.

    Sobre sua questão de não usar dados é algo q eu penso há muito tempo, porém a tensão precisa ser substituída por outro fator.
    Eu não sei exatamente que fator ainda... buscar em outros jogos é uma solução.

    1
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Zombicide - Minhas house rules (Mais voltadas para Season 1 ou 2)
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