Scarabya - Primeiras Impressões
Fala pessoal, eu sou o Edson, da BGGII e vou apresentar as minhas primeiras impressões do jogo Scarabya um lançamento da
Galápagos Jogos. Antes de iniciar, gostaria de agradecer a
Antares Boardgame House por ceder a cópia para gente jogar. Então vamos lá!
No Scarabya, nós fazemos o papel de arqueólogos que estamos competindo na busca das relíquias de escaravelhos Scarab. Cada jogador recebe um local arqueológico que representa um lugar do mundo: deserto Egípcio, floresta Amazônica, Triângulo das Bermudas ou Antártida.
Vamos a ficha do jogo! Scarabya é um jogo de colocação de peças, do Bruno Cathala e Ludovic Maublanc de 1 a 4 jogadores. A idade indicativa é acima de 8 anos. Na caixa diz que o tempo média de partida é de 15 a 20 minutos. Minha primeira partida demorou um pouco mais, por volta de 25 minutos.
E como funciona?
O objetivo do jogo é acumular tokens de escaravelhos. E como fazemos isto? Criando uma zona de escavação de no máximo 4 quadrados. Parece simples né? Contudo não é nada fácil colocar suas fichas de acampamento para pontuar.
(Kit de cada jogador)
No início do jogo cada jogador recebe: 1 quadro, 4 tabuleiros de locais arqueológicos, 12 fichas de Acampamento (semelhantes às peças de Tetris) e 8 miniaturas de rochas. Com exceção da arte do tabuleiro e das cores, todos os componentes são iguais para cada jogador.
(Fotos de partidas diferentes)
Então uma pessoa é escolhida para ser o Grande Explorador. A primeira função do Grande Explorador é montar os 4 tabuleiros dentro do quadro de maneira aleatória. É criado um grande local arqueológico de tamanho 10 X 10. Ele coloca as rochas nos espaços vazios do tabuleiro. Então todos os jogadores irão montar seu local de expedição exatamente igual. O jogo está pronto para seu início!
(Cartas, tokens de escravelhos e peça colocada na primeira rodada)
O jogo se passa em 12 rodadas, que é o número de cartas/fichas de acampamento. Cada rodada o Grande Explorador revelará a carta de missão do topo do baralho. Simultaneamente, cada jogador deverá colocar a ficha com o formato correspondente no seu tabuleiro. E quais são as regras de colocação? A ficha deve estar inteiramente dentro do quadro, estar adjacente ortogonalmente a outra ficha e não pode sobrepor outra ficha e as rochas. Somente na primeira rodada existe uma regra especial. A ficha deve ser colocada em um dos 4 quadrados centrais do seu local arqueológico.
(Exemplo de pontuação)
Após a colocação da ficha, verifica-se a pontuação. Se fechar espaços de no máximo 4 quadrados cada símbolo de escaravelho do tabuleiro recebe um token com a quantidade de pontos de vitória do tamanho do espaço. Por exemplo: Se você fechou um espaço de 3 quadrados com dois escaravelhos, você pegará um token de valor 3 e colocará em cada desenho de escaravelho (6 pontos no total).
O jogo continua até que o término da 12ª rodada.Então os jogadores somam o valor dos tokens de escaravelho. A pessoa que tiver a maioria de pontos vence. Em caso de empate a vitória é compartilhada.
Considerações
Scarabya é um jogo divertido de colocação de peças e que pode até servir como um filler. Ele é rápido se comparado com outros jogos de quebra cabeça, estilo Tetris. Se não tiver muita AP, ele vai rodar por volta de 20 minutos mesmo.
Achei bem simples e desafiador ao mesmo tempo. Você tentará sempre fechar um espaço de 4 quadrados com o máximo de escaravelhos possíveis. Colocar uma peça as vezes é bem difícil. Primeiro porque, fatalmente, você vai cobrir símbolos de escaravelho. E isto é definitivamente uma coisa que você não quer! Segundo porque, acabará criando áreas maiores que 4 espaços e que não haverá possibilidade de reduzi-la depois. Sem contar com aquela peça perfeita para fechar um espaço, mas que não seria adjacente a nenhuma outra :/
Ah, quando vai chegando o final do jogo vai ficando mais difícil colocar a ficha. Lembra que falei que você deve colocar a ficha? Pois é, se houver forma de colocar a ficha você deve colocá-la. Isto pode atrapalhar seus planos, te obrigando a preencher um espaço que você estava guardando para outra ficha.
Por último, o jogo tem duas variantes: Um para Um e modo solo.
No Um para Um é um modo para dois jogadores usa-se somente um sítio. Revela-se uma carta de missão e o jogador da vez coloca o tile. Se ele fechar uma área pega os tokens de pontuação e coloca-se um token nela para indicar que foi pontuada. Se o jogo terminar com o primeiro jogador o segundo marcará um ponto para cada escaravelho em área que não foi fechada.
No modo solo, seu objetivo é cobrir todos os escaravelhos. Se após o 12º round estiverem todos cobertos, você ganha, senão, você perde. Parece bem desafiador, mas ainda não joguei este modo.
Então é isto!
Abraço
Edson.