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  3. 18Lilliput
  4. 18Lilliput e a arte de simplificar sistemas complexos

18Lilliput e a arte de simplificar sistemas complexos

18Lilliput
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    lbleicher17/01/19 02:05
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    lbleicher
    17/01/19 02:05
    225 mensagens MD

    Meu primeiro review aqui na Ludopedia sobre um 18xx foi o 1846 - um 18xx para novatos e veteranos. É bom lembrar que o 1846 é um 18xx completo, mas tem essa característica de funcionar muito bem pra iniciantes e jogar mais rápido se compararmos aos padrões já bem longos do gênero (eu tenho jogado em pouco menos de 4h). O mesmo poderia se falar do 1889, também um 18xx completo mas que por ser mais curto também funciona muito bem como introdução, só que mais na linha do 1830, que permite mais furação de olho, destruição de companhias pra se dar bem e manipulação do mercado de ações (1846 é mais focado em gerenciamento de portfolio de ações e em construir boas companhias).

    Há dois designers, que comumente trabalham em conjunto, que já criaram vários 18XXs completos mas que também gostam muito de criar jogos que simplifiquem as ideias dessa família de jogos tornando-os mais próximos dos euros. Eu me refiro ao Leonhard "Lonny" Orgler e ao Helmut Ohley, que em 2010 lançaram o jogo Poseidon.


    https://cf.geekdo-images.com/imagepagezoom/img/4tLZB9sqHeYukFqTvYwiyK9J5eY=/fit-in/1200x900/filters:no_upscale()/pic1337751.jpg

    Poseidon (foto: msaari)


    Poseidon é um 18xx sem o tema de trens - são povos na grécia antiga que criam rotas de comércio com  e valorizam/desvalorizam dependendo do seu desempenho - mas além disso os autores encontraram boas soluções para simplificar vários conceitos dos 18XXs "padrão", sendo o mais importante provavelmente a completa abstração do sistema de rotas: em vez dos "tiles" com cada vez mais bifurcações levando a rotas intrincadas, colocam-se "tokens", como no Chicago Express. Se ainda assim o Poseidon ainda é um jogo meio pesado comparado aos euros padrões, ele já funciona com um bom "gateway" pros 18XXs - ao menos pra mim foi assim que tudo começou, e pelo que leio por aí pra muita gente também.

    Nesse mesmo ano, Helmut Ohley lançou também o Railroad Barons, um jogo de cartas para duas pessoas que ele chamou de "meta-18xx", em que a ideia de "rotas" deixava de existir e o jogo consistia apenas em explorar a valorização e desvalorização de ações e o conceito de "obsolescência", obrigatório em todo 18xx que se preze: novas tecnologias (em geral os próprios trens) vão tornando as mais antigas obsoletas, uma mecânica capaz de resolver de forma elegante o velho problema do "efeito bola de neve" em que quem está rico tende a ficar mais rico: num 18xx você pode até sair comprando um monte de trem no começo do jogo para ganhar muito dinheiro com sua empresa, mas isso significa estar em maus lençóis quando começarem a sair os trens mais modernos.

    De lá pra cá os dois têm feito outros jogos com temática de trens para o público "euro" (como outro jogo de cartas com temática de trens, o Trambahn), conseguindo inclusive emplacar um hit: o Russian Railroads, de 2013 está hoje no top 100 do BoardGameGeek, com mais de dez mil avaliações.

    Mas nesse grande sucesso da dupla os trens ficam apenas no tema: o jogo não tem nada a ver com os 18xx, sendo um jogo de alocação de trabalhadores. Dado o histórico dos dois, é de se imaginar que o sonho de trazer os jogos econômicos de trem para o público "euro" continuava lá, o que se confirma com 18Lilliput. E dessa vez Lonny Orgler acertou em cheio.


    https://cf.geekdo-images.com/imagepagezoom/img/iMuDcbM2kwETyQ6NKpESLVRGgXI=/fit-in/1200x900/filters:no_upscale()/pic4074251.jpg


    Antes de falar dele, vale a pena começar com a pergunta: o que faz um de um 18xx um 18xx?

    O nome da família vem do fato de que a esmagadora maioria dos jogos do gênero (hoje centenas deles) se passam no período do nascimento das grandes companhias ferroviárias de capital aberto, isto é, em mil-oitocenos-e-alguma-coisa, sendo os principais mecanismos a construção de rotas, o mercado de ações, e o já citado mecanismo de obsolescência.

    Em 18Lilliput todos esses elementos estão lá, só que de forma mais simples. A grande novidade é a mudança da estrutura usada em quase todos os 18xx: eles consistem em alternar rodadas de mercado, em que os jogadores compram e vendem ações de companhias, e rodadas de operações, em que o jogador com mais ações de cada companhia decide o que ela vai fazer - incluindo aí onde colocar os trilhos, estações, que rotas vai fazer, e qual o destino do dinheiro ganho nessas rotas - se vai para o cofre da empresa e/ou se será pago para os acionistas como dividendos. Ao invés disso, Lonny Orgler estruturou seu 18Lilliput com a mecânica de seleção de ações (como por exemplo em Puerto Rico).

    O jogo começa com cada um escolhendo um dos personagem de A Viagem de Gulliver (que dá poderes e tiles especiais) e uma das quatro empresas disponíveis (cada uma também com uma característica especial). Por exemplo, se você escolheu como personagem o imperador Golbasto Momarem Evlame Gurdilo Shefin Mully Ully Gue, colocar tiles de metrópoles (que normalmente custariam $50 para a companhia que o coloca) saem de graça e você pode a qualquer momento de suas ações colocar o tile de seu castelo, que rende mais dinheiro para as ferrovias cujas rotas passam por lá.


    https://cf.geekdo-images.com/imagepagezoom/img/r49STpyiD7MzdGfhf1qFkHy2x9E=/fit-in/1200x900/filters:no_upscale()/pic4123592.jpg

    Acharam que eu estava mentindo?


    Depois coloca-se um tile inicial (Mildendo, a capital de Lilliput) no meio da mesa, cada um coloca seu tile de início e a primeira estação ferroviária de sua companhia, e começa o jogo.

    Faz-se uma rodada dupla de seleção de ações a partir do primeiro jogador da vez, indo em sentido horário até o último, que faz duas ações, e aí voltando em sentido anti-horário pros demais para que cada um faça sua segunda ação. Isso se faz escolhendo dentre as cartas disponíveis como essas abaixo:


    https://cf.geekdo-images.com/imagepage/img/n0XzF2nqd3OOqZMTZCRwQp1ZFc0=/fit-in/900x600/filters:no_upscale()/pic4123591.jpg


    As ações incluem:

    • Colocar novos tiles ou fazer upgrades daqueles já existentes - a medida que as fases do jogo avançam (o que é determinado pela compra de trens) é possível trocar tiles amarelos por verdes e verdes por marrons, cada um valendo mais e/ou tendo mais conexões que o anterior
    • Ganhar dinheiro para o jogador ou para uma companhia
    • Vender e comprar ações (o que inclui fundar novas ferrovias)
    • Comprar trens
    • Colocar uma estação


    Cada jogador tem também uma carta que dá direito a copiar a ação de uma carta que outro jogador já tenha escolhido, mas ela só pode ser usada uma vez durante o jogo (se o jogador terminar a partida sem usá-la, ela conta como $20 no escore final)

    Assim, como em Carcassonne, o mapa vai aumentando em volta do tile de Mildendo, e após todos os jogadores fazerem suas ações as companhias de cada jogador, usando seus trens, percorrem rotas que dão dinheiro. No começo do jogo estão disponíveis os trens de tipo 2, que pode passar por duas cidades consecutivas (pelo menos uma delas tem que ter uma estação da companhia), e o valor arrecadado pelo trem é a soma dos valores das cidades. 

    https://cf.geekdo-images.com/imagepage/img/GE8gQdFqOsYUwvHsdKyMh2_i6yM=/fit-in/900x600/filters:no_upscale()/pic4123595.jpg
    No exemplo acima, se uma companhia tiver uma estação no tile y marrom (o do meio na fileira de cima) e dois trens do tipo 2, pode fazer uma rota rendendo cem (50+50) que vá desse tile até o tile da esquerda e outra valendo setenta (50+20) desse tile até o da direita

    A medida que trens melhores vão sendo comprados é possível fazer rotas que rendem mais dinheiro (companhias podem ter mais de um trem e fazer várias rotas, desde que elas passem por trilhos diferentes). O dono da companhia então decide o que fazer com o dinheiro: ele pode distribuir o valor arrecadado como dividendos (se um jogador tem 50% das ações de uma empresa e outro tem 10%, a empresa que fez uma rota valendo $120 rende $60 ao primeiro jogador e $12 ao segundo), ou pode reter esse dinheiro (no exemplo anterior a própria companhia fica com os $120. Distribuir dividendos dá dinheiro aos acionistas (que é o que realmente conta como escore final - ganha o jogador que tiver maior patrimônio total somando dinheiro na mão e valore das ações) e faz com que o valor da ação das empresas aumente, já reter dividendos faz com que o valor da ação caia mas acaba sendo necessário em vários momentos do jogo porque a empresa sempre acaba precisando de dinheiro no cofre para comprar novos trens a medida que os antigos vão ficando obsoletos.

    Jogos como o 1830 possuem mercados de ações “2D” que permitem manipular o mercado de várias formas. Em 18Lilliput o sistema consiste em apenas duas linhas, de forma que quando uma ação é vendida e seu o preço está na linha de cima ela cai para a linha de baixo, se já estiver na linha debaixo vai um espaço para a esquerda e outro pra cima. Se a empresa paga dividendos, o marcador se move para a direita (subindo caso já esteja no último espaço da linha de baixo). De forma similar, se a companhia retém dividendos o marcador vai pra esquerda, e se já estiver no menor valor da linha de cima, cai para a linha de baixo.

    O jogo se encerra então após 8 rodadas (9 se for com três jogadores), com a última pagando dividendos em dobro. O número de trens e de cartas de seleção de ações é ajustado de acordo com o número de jogadores, de forma que ele escala bem. Além disso, o jogo inclui também várias coisas interessantes como tiles adicionais para três diferentes modos de jogo e tiles para montar diferentes "cenários", definindo antes do jogo posições em que existam desertos e rios (custam mais caro para construir por cima), minas (rendem dinheiro para a companhia que passa por uma rota nesse tile, mesmo que ela pague dividendos), montanhas (só podem ser atravessadas construindo túneis), etc.

    E finalmente, há também uma variante solo, em que o jogador deve vencer Gulliver, que faz ações de forma pré-determinada

    Veredito final
    Eu gosto um bocado dos 18xx, mas a maior parte das minhas partidas são online, porque não tenho um grupo pra se dedicar a esses jogos com a frequência que gostaria (mas felizmente tenho jogado bem o 1846 e o Poseidon, só não me arrisco a comprar um dos mais longos). Fãs de euros modernos, por outro lado, eu conheço vários, mas uma das coisas que me incomodam em boa parte dos jogos desse gênero criados de uns anos pra cá é a falta de interação (seja ela positiva ou negativa). 18Lilliput me pareceu ser um jogo que realmente conseguiu colocar os elementos interessantes dos 18xx em um euro, mas sem perder a interação: o jogo acontece mesmo é no meio da mesa, todo mundo criando rotas no mesmo espaço e interagindo tanto de forma positiva (em alguns momentos vale a pena pra mais de um jogador aumentar uma rota ou o valor de certas cidades em uma dada região negativa) como negativa (dá pra fazer muita maldade como colocar tiles que vão ferrar a rota do amiguinho, ou colocar estações que vão bloquear todo mundo, etc).
    Enfim, é um jogão em que Lonny Orgler realmente acertou a mão. Esteve disponível via Kickstarter, mas espero que a versão retail não demore a sair.

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  • gabriel
    1498 mensagens MD
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    gabriel17/01/19 09:26
    gabriel » 17/01/19 09:26

    Mais um review da referência de 18xx na Ludopédia. Muito bom e espero que venham mais!


    Fiquei curioso com o Lilliput após ler o review. Só joguei o 1846 (embora tenha o 1830, ainda não consegui colocá-lo na mesa) e realmente sinto falta de algo mais light - mas não tanto quanto Chicago Express - para introduzir novas pessoas ao sistema.

    3
  • marciusfabiani
    1128 mensagens MD
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    marciusfabiani17/01/19 09:27
    marciusfabiani » 17/01/19 09:27

    Excelente review! Obrigado por compartilhá-lo conosco.

    3
  • toledoesilva
    511 mensagens MD
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    toledoesilva17/01/19 09:50
    toledoesilva » 17/01/19 09:50

    Excelente review como sempre. Não tinha dado muita bola para o 18Lilliput quando vi, mas teu texto mudou isso. Qual tempo médio de uma partida? 

    2
  • lbleicher
    225 mensagens MD
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    lbleicher17/01/19 10:07
    lbleicher » 17/01/19 10:07

    GabrielAlmeida::Mais um review da referência de 18xx na Ludopédia. Muito bom e espero que venham mais!


    Fiquei curioso com o Lilliput após ler o review. Só joguei o 1846 (embora tenha o 1830, ainda não consegui colocá-lo na mesa) e realmente sinto falta de algo mais light - mas não tanto quanto Chicago Express - para introduzir novas pessoas ao sistema.

    Parece ser uma boa pro que você está procurando então. Aliás, acho que esqueci de escrever no review, mas minhas partidas duraram duas horas, sem usar fichas de poquer. Uma coisa que eles sugerem fazer e que torna as coisas práticas num jogo que tem tanta troca de dinheiro é anotar num papel (o jogo vem com um bloquinho) quanto cada jogador recebe de cada empresa quando elas rodam, e aí pagar todo mundo duma vez no final do turno, isso pra evitar ter que ficar passando dinheiro curto e dando troco pra vários jogadores a cada vez que uma empresa roda. É uma diferença considerável pro 1846, que eu atualmente jogo em 3h45-4h

    0
  • lbleicher
    225 mensagens MD
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    lbleicher17/01/19 10:09
    lbleicher » 17/01/19 10:09

    toledoesilva::Excelente review como sempre. Não tinha dado muita bola para o 18Lilliput quando vi, mas teu texto mudou isso. Qual tempo médio de uma partida? 

    Minhas partidas foram com três jogadores e duraram duas horas. Não sei se aumenta muito com quatro mas imagino que a diferença deva ser pouca, e acho que jogando mais vezes a tendência deve ser durar menos também (da próxima vou ver se uso fichas de poquer) 

    1
  • ftola
    72 mensagens MD
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    ftola17/01/19 10:21
    ftola » 17/01/19 10:21

    Lucas,
    como sempre - um excelente post :)

    Aqui achamos o Lili 'aguado' demais, limitou-se demais as opções com a escolha de ações disponíveis e o limite de stock pra se comprar. E nem foi tão rápido assim - com partida de ~2hrs. Nesse tempo, tem outros econômicos mais legais.

    Acho que o maior mérito do Lili foi gerar o interesse de quem jamais ia sentar pra 5 horas de uma partida, após o Liliput esse pessoal topou e já entrou com mais segurança no jogo 'grande'.

    Por outro lado, o 18CZ foi sucesso.

    1
  • lbleicher
    225 mensagens MD
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    lbleicher17/01/19 10:57
    lbleicher » 17/01/19 10:57

    ftola::Lucas,
    como sempre - um excelente post :)

    Aqui achamos o Lili 'aguado' demais, limitou-se demais as opções com a escolha de ações disponíveis e o limite de stock pra se comprar. E nem foi tão rápido assim - com partida de ~2hrs. Nesse tempo, tem outros econômicos mais legais.

    Acho que o maior mérito do Lili foi gerar o interesse de quem jamais ia sentar pra 5 horas de uma partida, após o Liliput esse pessoal topou e já entrou com mais segurança no jogo 'grande'.

    Por outro lado, o 18CZ foi sucesso.


    Obrigado, Tola!
    Sim, eu acho que pra quem já tem um grupo pra jogar 18XXs nem faz sentido mesmo pegar o Lilliput, até porque tem certos jogos que grupos que já jogam com frequência conseguem jogar rapidíssimo (eu já estive numa mesa de 1846 que durou 2h incluindo setup e guardar tudo na caixa), legal mesmo do Lilliput é isso de funcionar pra quem normalmente não teria interesse num 18xx. Como por aqui eu estou cercado de jogadores de euro mas são poucos os que encaram os 18xx usuais, ele veio bem a calhar. Mas espero que consiga atrair mais pessoas pro gênero, inclusive porque comprei também um 18Rhl que não vejo a hora de testar :)
    Opa, bom saber em relação ao 18CZ. Eu confesso que fiquei muito tentado em pegar (dava pra ter incluído no meu pedido de KS do Lilliput), não peguei justamente porque tava com medo dele não ver mesa. Por aí vocês têm jogado ele em quanto tempo?

    1
  • ftola
    72 mensagens MD
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    ftola17/01/19 11:28
    ftola » 17/01/19 11:28


    O CZ foi como learning session - deu umas 5 horas, com direito à falências e tudo que acontece na primeira partida. O que realmente mata é a fase operacional quando não se tem prática.

    Mas achei que a qtd de turnos fixa ajuda o jogo a ficar mais curto. Ainda não resolvi se empresas de tamanhos diferentes são uma boa, mas o pessoal que jogou gostou muito desse apecto.

    No dia seguinte já estavam estudando qual 18XX comprar :)


    0
  • lbleicher
    225 mensagens MD
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    lbleicher17/01/19 11:41
    lbleicher » 17/01/19 11:41

    ftola::
    O CZ foi como learning session - deu umas 5 horas, com direito à falências e tudo que acontece na primeira partida. O que realmente mata é a fase operacional quando não se tem prática.

    Mas achei que a qtd de turnos fixa ajuda o jogo a ficar mais curto. Ainda não resolvi se empresas de tamanhos diferentes são uma boa, mas o pessoal que jogou gostou muito desse apecto.

    No dia seguinte já estavam estudando qual 18XX comprar :)



    Caramba, que bacana!
    Eu resolvi fazer uma boa pesquisa também pra ver qual seria meu próximo 18xx agora que tenho conseguido colocar o 1846 na mesa com alguma regularidade, escrevi o resultado num blog que tenho lá no BGG: lbleicher's 18xx world tour - part I
    Testei vários online pra ver quais seriam os jogos que atenderiam aos meus requisitos atuais, no caso (1) não serem muito longos (2) não terem regras excessivamente complicadas e (3) serem suficientemente diferentes do 1846 para valer a pena ter os dois numa coleção de quem não joga 18XX com tanta frequência.
    O que melhor atende a esses requisitos pra mim é o 1889: History of Shikoku Railways, sem dúvida. Sendo no estilo do 1830 (muda pouquíssima coisa nas regras) ele é totalmente complementar ao 1846 (capitalização total em vez de parcial, pagam as ações no banco e não na empresa, mercado 2D em vez de 1D, mais foco no dedo-no-olho no mercado e em explorar de forma selvagem as empresas que na construção de um bom portfolio e boas companhias), etc. E ele parece ser bem curto também, duração similar (dizem que até menor) que o 1846. 
    O problema é que 18XX num é aquele negócio de "oba, vou escolher um e comprar", já que tem muito jogo que é endeusado e nem sequer está disponível (caso do 1860) e a grande maioria só está disponível nessas empresas que fazem por demanda de forma quase artesanal (All-Aboard Games, Golden Spike Games e Marflow Games), e aí o preço é caríssimo. Quando junta frete e custos pra importar fica praticamente proibitivo por aqui. Como tive a oportunidade de mandar entregar uns jogos na casa de uns amigos na França resolvi comprar mais um - se fosse nos EUA teria encomendado o 1889, como era na Europa fiquei restrito ao catálogo da Marflow e peguei o 18Rhl, que me recomendaram como sendo um jogo que atende esses meus pré-requisitos.
    1889 até tem aquela opção de fazer PnP que aparentemente o designer autorizou, mas só de pensar em recortar aquele montão de tiles hexagonais eu já desisto :D

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