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  3. Newton
  4. Newton - O jogo que não necessita de review

Newton - O jogo que não necessita de review

Newton
  • DrGrayrock
    2264 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock15/01/19 11:11
    DrGrayrock » 15/01/19 11:11

    Excelente texto Luis.... Sou fã do Newton (mais até do que do Teo, ainda não joguei o Coimbra)...

    Mas diferente de vocês eu jogo pouco os jogos, então acaba sendo sempre "refrescante" as partidas, mas realmente é difícil bater de frente com jogos como Tikal, El Grande ou Amum-re que realmente são atemporais...

    1
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira15/01/19 11:12
    rafa.soliveira » 15/01/19 11:12

    O que eu gosto desse grupo de designers italianos é que eles sempre colocam um mecanismo novo em seus jogos, não necessariamente algo nunca usado antes, mais pouco usual.

    Não joguei Newton ainda, mas vi algumas reviews e gameplay, e fiquei com algumas impressões sobre o jogo, a primeira é que acho que esse talvez seja o jogo mais euro clássico que este grupo já fez, pois me pareceu ter muito menos aleatoriedade que os últimos jogos deles, o que não necessariamente seja algo bom. Achei também que nesse jogo daria no começo de cada rodada você conseguiria programar praticamente toda a sua rodada quase que sem problemas. Agora algo que talvez possa me incomodar mais é o numero de jogadores que eles roda bem, com 2 jogadores praticamente todos esses jogos, com essas características, jogam bem,  com 3 acredito que ainda fique tranquilo, agora com 4 fiquei com a impressão que ele demoraria demais e ficaria maçante.

    Tenho que jogar pra confirmar essas impressões, mas acho que vou esperar um pouco mais.

    1
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto15/01/19 11:30
    Lpporto » 15/01/19 11:30

    rafa.soliveira::O que eu gosto desse grupo de designers italianos é que eles sempre colocam um mecanismo novo em seus jogos, não necessariamente algo nunca usado antes, mais pouco usual.

    Não joguei Newton ainda, mas vi algumas reviews e gameplay, e fiquei com algumas impressões sobre o jogo, a primeira é que acho que esse talvez seja o jogo mais euro clássico que este grupo já fez, pois me pareceu ter muito menos aleatoriedade que os últimos jogos deles, o que não necessariamente seja algo bom. Achei também que nesse jogo daria no começo de cada rodada você conseguiria programar praticamente toda a sua rodada quase que sem problemas. Agora algo que talvez possa me incomodar mais é o numero de jogadores que eles roda bem, com 2 jogadores praticamente todos esses jogos, com essas características, jogam bem,  com 3 acredito que ainda fique tranquilo, agora com 4 fiquei com a impressão que ele demoraria demais e ficaria maçante.

    Tenho que jogar pra confirmar essas impressões, mas acho que vou esperar um pouco mais.

    Newton tem muito pouca aleatoriedade mesmo. E isso para mim faz com que ele chegue na mesma barreira de 5/7 partidas. 
    Agora, sobre a duração, nãos e preocupe. Sempre joguei Newton em 4 e nunca durou mais que 2 horas. 

    0
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto15/01/19 11:34
    Lpporto » 15/01/19 11:34

    DrGrayrock::Excelente texto Luis.... Sou fã do Newton (mais até do que do Teo, ainda não joguei o Coimbra)...

    Mas diferente de vocês eu jogo pouco os jogos, então acaba sendo sempre "refrescante" as partidas, mas realmente é difícil bater de frente com jogos como Tikal, El Grande ou Amum-re que realmente são atemporais...


    É engraçado isso né Cacá... pq eu pego um jogo que gosto e jogo ele até a exaustão. E se não chegar na exaustão, aí eu sei que esse jogo é uma obra prima. 
    O que eu andei reparando, de forma bem empírica, é que o jogo cansa menos e se rejoga mais, quando sua mecânica depende mais de interação dos jogadores do que dos combos que o jogo lhe proporciona. Por que não tem jeito, existem X maneiras de combar no jogo. Existem X estratégias até mesmo no Newton.
    Agora, Tikal, El Grande, cada vez um jogador vai agir de uma forma e você vai cada pessoa vai reagir de outra de forma a que eles sejam partidas diferentes. 
    Mas aí eu me pergunto. Como que, no meio disso tudo, jogos como Burgundy e Russian ainda são falados, comprados e jogados até hoje? Sendo baixíssimos de interação. Não sei dizer. 

    3
  • rivaben
    406 mensagens MD
    avatar
    rivaben15/01/19 12:23
    rivaben » 15/01/19 12:23

    A minha experiência com o Lorenzo não teve 4 horas de partida (ufa). Mas eu terminei o jogo achando legal, mas só. Não foi aquele tipo de jogo que quis jogar de novo ou que me colocou em um desafio diferente, que eu quisesse testar uma estratégia diferente... Acabei até jogando mais uma partida e foi só.

    É bom saber que o Newton tem uma pegada parecida, me ajuda a economizar algum $$ e passar longe rs rs

    Dos italianos, eu gosto muito do Tzolkin. Acho que ele tem uma pegada extremamente inovadora para uma mecânica batida e uma temática diferente também. Mas gosto dele com a expansão e com uma pequena house rule. Sem isso, acho que acaba tendo uma estratégia dominante e isso me desanima muito em jogos (foi o que me afastou do GTW, por exemplo).

    Agora vi vocês falando do porque jogos como Tikal, Burgundy e El Grande continuarem fazendo sucesso depois de tanto tempo. A resposta ao meu ver está na simplicidade destes jogos. O Tikal e o El Grande você explica em menos de 10 minutos. O Burgundy uns 13, talvez. Daí você tem jogos com uma simplicidade de regras absurda, mas que nem por isso significam que são jogos simplistas ou rasos, aliás, são jogos que trazem a mesma ou até mais profundidade estratégica do que os seus filhos mais novos como o Lorenzo, por exemplo.

    1
  • isR34L
    1172 mensagens MD
    avatar
    isR34L15/01/19 12:46
    isR34L » 15/01/19 12:46

    Lpporto::Mas aí eu me pergunto. Como que, no meio disso tudo, jogos como Burgundy e Russian ainda são falados, comprados e jogados até hoje? Sendo baixíssimos de interação. Não sei dizer. 

    Não posso falar sobre o Russian, mas no caso do CoB acho que ele tem uma interação OK pra um Euro clássico. Nas minhas partidas (+20) sempre rola muita corrida e deny de peças dos outros jogadores. Aquela tecnologia que desencadeia o combo X, ou pegar a construção do amiguinho que iria completar o território, usar o navio na última etapa de cada rodada... Claro, a interação "indireta" típica do Euro clássico, mas muito maior que o Lorenzo, que a matemática computacional é tão alta que tu nem quer saber o que teu amigo esta fazendo, tu só torce pra ele não ir na mesma torre que você.:D

    Agora qual é o diferencial dele que deixa ele famoso? Boa pergunta. AHUauhahu

    1
  • viniciusjf
    2774 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf15/01/19 13:11
    viniciusjf » 15/01/19 13:11

    Ótimo texto, mas ces conseguiram mesmo gastar 4 horas numa partida de Lorenzo?!

    0
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto15/01/19 16:46
    Lpporto » 15/01/19 16:46

    isR34L::
    Lpporto::Mas aí eu me pergunto. Como que, no meio disso tudo, jogos como Burgundy e Russian ainda são falados, comprados e jogados até hoje? Sendo baixíssimos de interação. Não sei dizer. 

    Não posso falar sobre o Russian, mas no caso do CoB acho que ele tem uma interação OK pra um Euro clássico. Nas minhas partidas (+20) sempre rola muita corrida e deny de peças dos outros jogadores. Aquela tecnologia que desencadeia o combo X, ou pegar a construção do amiguinho que iria completar o território, usar o navio na última etapa de cada rodada... Claro, a interação "indireta" típica do Euro clássico, mas muito maior que o Lorenzo, que a matemática computacional é tão alta que tu nem quer saber o que teu amigo esta fazendo, tu só torce pra ele não ir na mesma torre que você.:D

    Agora qual é o diferencial dele que deixa ele famoso? Boa pergunta. AHUauhahu

    Essa é a exata sensação que eu tenho jogando Lorenzo. "por favor não vai na minha torre! por favor não vai na minha torre! por favor não vai na minha torre! Filho da puta! Vc pegou minha torre"

     viniciusjf::Ótimo texto, mas ces conseguiram mesmo gastar 4 horas numa partida de Lorenzo?!

    Acredite ou não, mas demoramos sim

    0
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos15/01/19 19:22
    fredbarcelos » 15/01/19 19:22

    rivaben::A minha experiência com o Lorenzo não teve 4 horas de partida (ufa). Mas eu terminei o jogo achando legal, mas só. Não foi aquele tipo de jogo que quis jogar de novo ou que me colocou em um desafio diferente, que eu quisesse testar uma estratégia diferente... Acabei até jogando mais uma partida e foi só.

    É bom saber que o Newton tem uma pegada parecida, me ajuda a economizar algum $$ e passar longe rs rs

    Dos italianos, eu gosto muito do Tzolkin. Acho que ele tem uma pegada extremamente inovadora para uma mecânica batida e uma temática diferente também. Mas gosto dele com a expansão e com uma pequena house rule. Sem isso, acho que acaba tendo uma estratégia dominante e isso me desanima muito em jogos (foi o que me afastou do GTW, por exemplo).

    Agora vi vocês falando do porque jogos como Tikal, Burgundy e El Grande continuarem fazendo sucesso depois de tanto tempo. A resposta ao meu ver está na simplicidade destes jogos. O Tikal e o El Grande você explica em menos de 10 minutos. O Burgundy uns 13, talvez. Daí você tem jogos com uma simplicidade de regras absurda, mas que nem por isso significam que são jogos simplistas ou rasos, aliás, são jogos que trazem a mesma ou até mais profundidade estratégica do que os seus filhos mais novos como o Lorenzo, por exemplo.

    GWT não possui estratégia dominante!

    1
  • rivaben
    406 mensagens MD
    avatar
    rivaben15/01/19 19:34
    rivaben » 15/01/19 19:34

    fredbarcelos::
    rivaben::A minha experiência com o Lorenzo não teve 4 horas de partida (ufa). Mas eu terminei o jogo achando legal, mas só. Não foi aquele tipo de jogo que quis jogar de novo ou que me colocou em um desafio diferente, que eu quisesse testar uma estratégia diferente... Acabei até jogando mais uma partida e foi só.

    É bom saber que o Newton tem uma pegada parecida, me ajuda a economizar algum $$ e passar longe rs rs

    Dos italianos, eu gosto muito do Tzolkin. Acho que ele tem uma pegada extremamente inovadora para uma mecânica batida e uma temática diferente também. Mas gosto dele com a expansão e com uma pequena house rule. Sem isso, acho que acaba tendo uma estratégia dominante e isso me desanima muito em jogos (foi o que me afastou do GTW, por exemplo).

    Agora vi vocês falando do porque jogos como Tikal, Burgundy e El Grande continuarem fazendo sucesso depois de tanto tempo. A resposta ao meu ver está na simplicidade destes jogos. O Tikal e o El Grande você explica em menos de 10 minutos. O Burgundy uns 13, talvez. Daí você tem jogos com uma simplicidade de regras absurda, mas que nem por isso significam que são jogos simplistas ou rasos, aliás, são jogos que trazem a mesma ou até mais profundidade estratégica do que os seus filhos mais novos como o Lorenzo, por exemplo.

    GWT não possui estratégia dominante!

    Acho que possui sim. Mesmo que seja mais de uma, não existe um mix de opções ali. É mais ou menos assim: ou você segue o caminho A ou o B, se optar por fazer um pouco de A ou B ou mesmo fazer C, é derrota na certa.
    Talvez o termo "estratégia dominante" faça parecer que estou falando que só tem uma, mas não é bem isso, é mais no sentido de ter caminhos MUITO limitados para se seguir. No caso do GWT são 2, talvez 3. Isso me incomoda muito e acho que é um grande problema de design do GWT. Eu sei que a grande maioria vai discordar de mim... paciência! rs
    Abs,

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