Pelo que li nas regras, se há anões de cristal na partida, o Decreto Real Invasão Gélida automaticamente estará ativa no jogo.
Esse decreto fala sobre:
1) durante a fase de pontuação, não ganha-se PVs das minas com dragões ou gigantes no seu reino;
2) não pode ativar o fim de jogo no mesmo turno que jogar uma carta de monstro da sua mão;
3) depois de ativado o fim de jogo, não é possível mais jogar cartas de monstro da sua mão.
Porém, esses efeitos (e o do gigante de gelo) não se aplicam aos anões de cristal.
Quanto ao gigante de gelo, ele apenas tira a ação extra dada pelo Castelo, não importa quantos gigantes há em seu reino.