Forbidden Star - sensações...
Ontem estreamos no Spoleto , aqui no Rio , a cópia de Forbidden Star do Rodrigo Maia Manique . Obrigado Armando Asch por dissecar de forma tão clara as regras . Parabéns !
Esse jogo tem criado um hype danada no BGG com notas altíssimas e reviews apaixonados. Infelizmente a cópia veio faltando um tile de mapa ! Então só pudemos jogar em 3 . Quem quiser saber como se joga vários bons vídeos estão no BGG explicando as regras.
O jogo em si é fluído e apelativo mesmo para quem (meu caso ) não conhece patavina do universo de Warhammer .
Aliás respeito muito quem gosta mas achei o design em si muito carnavalesco , ainda que muito melhor aos olhos do que jogos como Nexus ops e suas cores berrantes .
Quem vai gostar desse jogo ?
Quem gosta de combate. Simples assim. É um jogo feito para se ter embate o tempo todo . Manique adotou uma estratégia de criar um exército monstro mas ai já era tarde . Armando ganhou com metade das forças dele. O que é muito interessante ! A parte de captação de recursos e dinheiro é fundamental mas não é o foco do jogo. Se você conquistar/proteger seus planetas terá os recursos e se deixarem você em paz nessa tarefa sua vida será mais fácil . Seus objetivos ficarão espalhados pelos setores e enquanto alguns serão fáceis outros serão mais complicados.
O combate é o ponto forte e o fraco do jogo.
A resolução é genial com 3 rodadas e quem tiver mais moral (dada pelas naves remanescentes de ambos os lados e estruturas ) vence . Os dados rolados na primeira rodada permanecem e cartas são jogadas. Essas cartas vem de um deck inicial que pode sofrer upgrade durante o jogo. O ponto fraco do combate é que ele pode demorar um pouquinho caso os jogadores bouzem (demorem) muito a escolher entre as 5 cartas disponíveis. Vale a pena dizer que cada raça terá decks totalmente diferentes !
O ponto de aleatoriedade do jogo que ouso dizer que alguns odiarão é a movimentação das tempestades cósmicas (não sei se o nome é esse mesmo ) pois pode literalmente prender/atrasar uma facção por rodadas . Eu adorei essa parte ainda mais que ela é divida pelos jogadores cada um fazendo sua parte.
Outro ponto genial é você decidir se as estruturas nos planetas sofrerão danos ou não na batalha. Se elas sobreviverem mas você perder a batalha elas passarão para a facção inimiga. Sabe a sensação de perder aquele castelo no GoT ? Então....
O sistema de ordens e a ordem de execução dessas ordens é muito bom e gera uma constante guerra fria e um planejamento aqui pode criar situações muito boas para você. Novamente aqui é um ponto onde jogadores podem demorar mais a fazer suas jogadas.
No geral , gostamos todos muito do jogo .
Recomendo para quem curte um jogo com muito conflito , não se importa de esperar sem fazer nada um combate ser resolvido . Acho que ele é ideal com 3 e não sei se com 4 ficaria longo demais.
Mas mesmo com 3 não é um jogo rápido .
A não ser que um jogador jogue muito melhor que os outros...
É isso...