E2EK1EL::Parabéns pelo review.
Permita-me discordar em alguns pontos. Arquitetos, assim como sua trilogia anterior, não pretende ser pesado nem um jogo de forte planejamento, ele simplesmente é o que é. Se você achou leve demais e com estratégias "rasas", talvez deveria estudar mais o jogo antes de compra-lo.
Realmente, o jogo roda melhor com 4 e ou 5 jogadores. Com 3 OK e não aconselharia este jogo para 2 jogadores.
Joguei várias vezes e não achei que a catedral é a forma mais fácil de ganhar, pois é facilmente "marcavel". E dá "somente" 20 pontos, enquanto algumas construções dão 12 pontos. Mas concordo que não é vantajoso ficar prendendo os meeples dos oponentes.
E não achei o jogo "Inovador", e não acredito que o designer realmente queria criar um jogo "inovador" (onde vc leu isso?), pois existe mecânica parecida em outros jogos.
Aguardo seus próximos reviews.
Fala ezaquiel!!! A ideia é sempre essa, irmos confrontando opinões e gerando discussões bacanas pro nosso hobbie
Mas eu jamais disse que o jogo não é algo que pretende ser rs... só fiz uma analise da minha experiência com o jogo (como falo la no post é uma visao muito individual com referências próprias mesmo) e nao tenho nehum problema com jogos mais leves ou menos estratégicos, mas achei frustrante no caso do AdRO principalmente por ser um jogo com muitas opcoes de acao, duas construcoes de tableau (aprendizes e construcoes) e que nao entrega tempo suficiente pra explorar tudo isso em uma partida. Mas venho sendo repetitovo nas respostas aqui pode ser que ele agrade muita gente que tenha impressões diferentes das minhas
A catedral tambem como ja disse em algumas respostas nao pareceu uma estrategia vencedora definitiva, mas é sem medo de errar o caminho mais facil de pontuação.
E com relacao ao jogo nao ser inivador ai vamos concordar em discordar muito rs... o jogo nao so se vende assim desde sua campanha no ks (a ideia do designer esta clara em suas pretensoes) como é um consenso em toda conunidade que o sistema desenvolvido na mecanica de alocacao, promovendo a constante interacao dos jogadores com um take that praticamente é algo diferente