marciusfabiani::vickpinto::Claro que tem interesse da produtora em ganhar na exp. mas o modelo de mercado da cmon é KS, então meio que “já vem” no jogo “base”.
Fora isso tem sempre a questão do custo de produção, que se dividir em módulos o jogo acaba sendo mais barato para alguns (existem muitos jogadores que não precisam do 5º jogador). Já imaginou quanto seria essa caixa base com 10 minis a mais? Aqui no brasil iria bater 500-600 reais fácil! Aí não ia ter promoção que desse jeito.
Para quem quer jogar em 5 realmente fica bem chato ter uma exp. só para isso, mas quem joga em 4 apenas, pode já investir na exp. dos deuses ou dos místicos, que acrescentam toques bem legais ao jogo!
O problema do Blood Rage é que as regras (uma ou mais regiões já começam em Ragnarok) entregam claramente que um quinto jogador já estava previsto na dinâmica do jogo. Já que uma região no mínimo já começa bloqueada, porque não lançar logo um mapa menor?
Seria a mesma coisa que lançar Power Grid pra 5 jogadores, tendo que bloquear uma ou mais regiões no setup. A ideia em jogos como Scythe e Blood Rage é muito provavelmente ganhar um troco a mais com a expansão.
O jogo prever espaço para uma expansão não é problema algum. Ainda mais quando é apenas para ampliar número de jogadores, que é o tipo de expansão que mais se encaixa no que falei acima, de fracionar o jogo para reduzir custo de produção. Já imaginou que merda que seria, ter um tabuleiro para 3-4 jogadores e um para 5 jogadores, sendo perfeitamente possível ser no mesmo?
Sem contar que a variação no setup (cada partida uma província diferente começar destruída) no blood rage é muito melhor que ter um mapa congelado, sem ter essa variação.
Eu entendo porque varios jogadores se incomodam com exp. desse tipo, mas elas são necessárias para tornar o jogo economicamente viável.
O PowerGrid, que você usou como exemplo, para adicionar o 5 e 6 jogador, bastou colocar 22 casinhas de madeira para cada jogador, num jogo como blood rage, são 10 minis, cartas de jogo a mais e 1 marcador plástico.
A diferença de custo entre esses jogadores “extras” é muito grande.
Mais uma vez reforço, o mercado teria aceito blood rage, já com 5 players, a 500 reais (e não 350) lá quando ele foi lançado? Eu provavelmente não teria blood rage na minha coleção, pois não iria arriscar comprar um jogo caro desses.
O que o pessoal que acha que essas exps. são apenas para ganhar “um trocado” a mais acaba esquecendo é que o custo da exp. seria somado ao do jogo base se fossem lançados juntos. Em nenhum cenário nós teríamos blood rage com 5 players a 350 reais, por exemplo.