Blz galera?
Joguei pela primeira vez o Arkham Horror terceira edição, após um longooo mês de espera desde a pré-venda até a chegada do jogo na minha casa.
Minha intenção não é esmiuçar regras e detalhar tudo, mas sim, dar um overview de alguns pontos legais e minha opinião sobre o jogo.
Primeiramente o jogo tem o seu charme e o impacto inicial, mesmo antes de jogar, é que ele transparece um jogo mais sombrio devido a sua arte mais dark e que salta mais aos olhos do que, por exemplo, Eldritch Horror eu qualidade da produção é muito boa. Minha versão veio com o rulebook deluxe que é uma adição interessante se você realmente gosta de ambientação nos jogos, mas a qualidade das folhas não são as melhores e o livro contém alguns erros sobre algumas informações, como por exemplo a contagem de componentes (que está errada nesse livro).
Com a relação a partida, ela fluiu melhor do que eu esperava, principalmente por conta da adição de regras ao longo da partida. Diferentemente de Eldritch horror (Comparo muito com Eldritch devido a ser o último boardgame nesse tema da Fantasy Flight), em sua primeira partida você não sabe o que você deverá fazer para completar com sucesso a sua partida, pois a medida que você progride no jogo, novas cartas adicionarão mecanismos e condições para a progressão e não somente "resolva três mistérios e ganhe o jogo" como o Eldritch Horror.
Outra questão interessante é o sentimento de estar confinado em um espaço pequeno, como o jogo se passa em Arkham e seus distritos, os acontecimentos estão 90% do tempo acontecendo próximos a você e você pode gastar dinheiro (uma boa adição nessa versão) para andar espaços extras.
Mecânicas Novas
Focus
Introduzido no Eldritch Horror, como uma ação para ganhar um token e usá-lo para rolar novamente dados após algum resultado indesejado, ele foi mesclado com um benéfico que também foi introduzido pelo Eldritch Horror, os tokens de melhoria, que faziam o seu personagem melhorar uma característica específica.
Agora utilizando a ação Focus você melhorar qualquer atributo seu e pode gastar essa melhoria para rolar novamente seus dados. Gostei bastante dessa mudança.
Mythos Bag
Anteriormente, a fase de mitos resumia-se a pegar uma carta e resolvê-la, agora cada jogador compra dois tokens e resolve cada token individualmente, e é nesse momento que aconteceram as principais mudanças: Aparecimento de Pistas, Monstros, Eventos, Tokens de Doom e outroa... Todo token retirado não volta para a bag, eles só voltarão assim que não houver mais nenhum token na bag para ser comprado. Esse detalhe é interessante, pois dá uma previsibilidade do que virá assim que os Tokens são comprados da bag e o sentimento de Ciclo no jogo.
E a Mythos bag foi usada pelos designers para balancear o jogo baseado no número de jogadores de forma simples, pois quanto mais jogadores mais rápido termina o ciclo da Bag e mais rápido são os acontecimentos do jogo. Diferente da solução adotada pelo Eldritch que era, na minha opinião, o ponto menos polido dele e muita gente opta por jogar com números pares.
Como um jogador de Arkham horror lcg, adorei essa adição e ficou uma excelente ferramenta para os designers explorarem nas expansões.
Doom Tokens
Ao invés de um nível de ameaça em um tracker, agora Doom tokens apareceram em localidades no mapa indicando uma ameaça naquele local e se esses tokens se acumularem você terá problemas, dependendo de cada cenário diferente acontecimento e Mecânicas vão ocorrer.
Para remover esses tokens você deverá utilizar uma nova ação disponível para os jogadores, em que você realiza um teste e remove esses tokens da sua localidade, claro q existem encontros que ajudam a remover, mas geralmente aparecem quando o local já foi pro espaço e se tornou muito perigoso.
Cartas de monstros
Grande mudança nos monstros e os tornaram mais únicos e ativos no tabuleiro, eles funcionam muito parecido com os monstros do Arkham Horror LCG, onde caçam, ficam focados em atacar um personagem, possuem ataque de oportunidade e etc.
Gostei demais dos monstros, ficaram muito participativos no jogo, massss foi a parte mais complicada de explicar para oa jogadores que não jogaram o Arkham Horror LCG, agora eles tem palavras-chaves que alteram o seu comportamento o que confunde no início e requer muita atenção para não movimentar ou agir errado com eles.
Pistas
Agora ao invés de realizar um encontro diretamente com uma pista na sua localização, quando uma pista aparece (via a mythos bag geralmente), você embaralha uma carta de pista específica para aquela localização no deck de encontro da localidade dela e durante os encontros naquela localidade você tentará encontrar a carta da pista.
A carta de pista tem a mesma arte de trás da localidade que ela aparecerá, assim, você não saberá se a carta q vc irá comprar é uma pista ou não.
Gostei muito disso, toda vez que vc tenta achar uma pista você fica ansioso para saver se ela surgirá. O grande ponto é a embaralhada, você não embaralha a pista utilizando o deck de encontro da localidade você embaralha utilizando somente as três primeiras cartas do deck de encontro da localidade e depois coloca dlas novamente no topo do deck, se uma pessoa só embaralhar ela poderá saber aonde está a pista se ela prestar muito atenção, o q quebra um pouco a idéia de embaralhar, uma alternativa que encontramos foi um jogador embaralhar, depois passar para o próximo jogador embaralhar também, impedindo a pessoa de saver aonde está a pista.
E como a carta da pista pertence aquela localidade, ela é muito temática diferente do eldritch horror que focava basicamente no ancião nas pistas.
Personagens
Nessa versão os personagens não só tem uma habilidade específica, mas também, items exclusivos, e regras específicas o que torna cada um muito único no jogo.
Realmente você fica com vontade de experimentar todos, pois todos agem/reagem de forma bem diferente durante a partida.
Por fim, o jogo é bastante story driven e você sente a progressão muito forte, com um setup simples (por enquanto) e sentimento de mescla entre o Arkham Horror lcg e o Eldritch Horror.
Os jogadores se adaptaram facilmente as regras e sentimos que a progressão e encontros são muito menos Random que seus antecessores.
Jogão, nota 9 após a primeira partida.
Gastei meu dedo digitando tudo via celular, qualquer erro, foi o corretor! 
Se vocês quiserem, poderei fazer uma análise mais detalhada do jogo e dando notas por quesitos.
Abraços!