Boa tarde pessoal,
Estive em uma viagem ao exterior e consegui garantir a minha cópia. Assim que retornei, a expansão foi para a mesa com meu grupo. Então segue as minhas primeiras impressões, as quais, claro, podem mudar um pouco após outras partidas.
Primeiro, o setup do jogo muda um pouco em razão da adição do tabuleiro anexo que reformula as cidades onde as entregas devem ser feitas. Agora temos três tipos de cidade:
a) Cidades grandes, onde as entregas devem ser feitas, permanecendo a ideia do jogo base.
b) Cidade médias: Fornecem bônus imediato ao jogador (uma única vez).
c) Cidades pequenas: As vezes fornecem bônus, às vezes ônus ou nenhum bônus, servindo muitas vezes como acesso às cidades maiores (uma única vez).
Com isso, houve um aumento significativo na variabilidade do jogo, permitindo uma rejogabilidade maior ainda, em especial pela adição de dois tiles de construções novas, novos tiles de estação, além dos bônus das cidades médias e pequenas.
Percebemos, também, que houve um fortalecimento na estratégia dos construtores que muitas vezes no jogo base servia apenas como auxiliar das demais estratégias. Parecia impossível ou muito difícil vencer somente com construtores. Agora, além do tile de estação de trem que concede dois pontos de vitória para cada construção no tabuleiro, temos a construção 11a que dá 25 pontos de vitória no final do jogo, além do bônus de de cidade média que permite construir sem qualquer custo, por exemplo.
Por sua vez, quanto aos vaqueiros, houve sensível diminuição nos pontos ganhos ao entregar nas cidades mais distantes. Por exemplo, no jogo base, a partir de Albuquerque, a entrega sucessiva nas cidades seguintes conferiam ao jogador muitos pontos de vitória, principalmente em São Francisco, que somados aos VPS dos bois do mercado era quase uma certeza de vitória. Ao meu ver, assim, houve um certo balanceamento.
Quanto ao maquinista, nada ou quase nd mudou. Não percebemos diferença significativa senão o tile de estação que confere três pontos de vitória a cada duas estações ocupadas pelo jogador.
Edit: Esqueci de mencionar um componente novo no jogo. São os tokens de troca de carta. Você pode adquiri-los nas cidades menores ou nas maiores, quando ali entregar. Com eles, é possível fazer a troca de duas cartas tal como aquela segunda ação auxiliar. A diferença é que você pode fazer a qualquer tempo e quando quiser, permitindo ainda (se não me falha a memoria), cumular tokens de modo a trocar 4, 6, 8 cartas. Fora estes tiles, ao usar a ação auxiliar nova é necessário descartar uma carta de boi valor 2 (qualquer cor) para por um branchlet. Tudo isso permite uma rotação maior do baralho, permitindo que você acesse mais rápido cartas que queira!
Por sua vez, um dos pontos negativos, ao meu ver, é que a ação auxiliar da expansão acabou se sobrepondo demais àquelas antigas. Isto porque o acesso às cidades, estações de trem, se faz por meio da construção de "branchlets" (ou ramais em português, que são pequenas casas). Claro, todos querem chegar as cidades para adquirir os bônus, o que deixou as demais ações auxiliares meio de lado.
Outro ponto negativo foi que, pelo menos até a terceira entrega, o jogo ficou extremamente "scripted". Digo isso porque no tabuleiro adicional você pode entregar em Denver, custando apenas 08, e deixar um disco de cor preta! Esse é um movimento obrigatório para o jogador porque é bastante simples, não havendo sequer a necessidade de comprar bois mais valiosos no mercado, garantindo um grande bônus ao player, seja pela possibilidade de ter maior numero de cartas na mão, andar mais rápido etc.
Em resumo, é uma excelente expansão, que muito adiciona ao jogo base. Ao acrescentar maior variabilidade no jogo, deu-lhe uma sobrevida imensa. Se é obrigatória ou não, ainda não sei dizer, porém recomendo a expansão!

Edit2: O tabuleiro extra não fica perfeitamente alinhado com o tabuleiro da Conclave (um pouco menor) rs