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  3. Great Western Trail: Rails to ...
  4. Impressões após a primeira partida.

Impressões após a primeira partida.

Great Western Trail: Rails to the North
  • avatar
    Miki03/12/18 15:38
    avatar
    Miki
    03/12/18 15:38
    30 mensagens MD

    Boa tarde pessoal,

    Estive em uma viagem ao exterior e consegui garantir a minha cópia. Assim que retornei, a expansão foi para a mesa com meu grupo. Então segue as minhas primeiras impressões, as quais, claro, podem mudar um pouco após outras partidas.

    Primeiro, o setup do jogo muda um pouco em razão da adição do tabuleiro anexo que reformula as cidades onde as entregas devem ser feitas. Agora temos três tipos de cidade:

    a) Cidades grandes, onde as entregas devem ser feitas, permanecendo a ideia do jogo base.

    b) Cidade médias: Fornecem bônus imediato ao jogador (uma única vez).

    c) Cidades pequenas: As vezes fornecem bônus, às vezes ônus ou nenhum bônus, servindo muitas vezes como acesso às cidades maiores (uma única vez).

    Com isso, houve um aumento significativo na variabilidade do jogo, permitindo uma rejogabilidade maior ainda, em especial pela adição de dois tiles de construções novas, novos tiles de estação, além dos bônus das cidades médias e pequenas. 

    Percebemos, também, que houve um fortalecimento na estratégia dos construtores que muitas vezes no jogo base servia apenas como auxiliar das demais estratégias. Parecia impossível ou muito difícil vencer somente com construtores. Agora, além do tile de estação de trem que concede dois pontos de vitória para cada construção no tabuleiro, temos a construção 11a que dá 25 pontos de vitória no final do jogo, além do bônus de de cidade média que permite construir sem qualquer custo, por exemplo. 

    Por sua vez, quanto aos vaqueiros, houve sensível diminuição nos pontos ganhos ao entregar nas cidades mais distantes. Por exemplo, no jogo base, a partir de Albuquerque, a entrega sucessiva nas cidades seguintes conferiam ao jogador muitos pontos de vitória, principalmente em São Francisco, que somados aos VPS dos bois do mercado era quase uma certeza de vitória. Ao meu ver, assim, houve um certo balanceamento. 

    Quanto ao maquinista, nada ou quase nd mudou. Não percebemos diferença significativa senão o tile de estação que confere três pontos de vitória a cada duas estações ocupadas pelo jogador. 

    Edit: Esqueci de mencionar um componente novo no jogo. São os tokens de troca de carta. Você pode adquiri-los nas cidades menores ou nas maiores, quando ali entregar. Com eles, é possível fazer a troca de duas cartas tal como aquela segunda ação auxiliar. A diferença é que você pode fazer a qualquer tempo e quando quiser, permitindo ainda (se não me falha a memoria), cumular tokens de modo a trocar 4, 6, 8 cartas. Fora estes tiles, ao usar a ação auxiliar nova é necessário descartar uma carta de boi valor 2 (qualquer cor) para por um branchlet. Tudo isso permite uma rotação maior do baralho, permitindo que você acesse mais rápido cartas que queira!

    Por sua vez, um dos pontos negativos, ao meu ver, é que a ação auxiliar da expansão acabou se sobrepondo demais àquelas antigas. Isto porque o acesso às cidades, estações de trem, se faz por meio da construção de "branchlets" (ou ramais em português, que são pequenas casas). Claro, todos querem chegar as cidades para adquirir os bônus, o que deixou as demais ações auxiliares meio de lado. 

    Outro ponto negativo foi que, pelo menos até a terceira entrega, o jogo ficou extremamente "scripted". Digo isso porque no tabuleiro adicional você pode entregar em Denver, custando apenas 08, e deixar um disco de cor preta! Esse é um movimento obrigatório para o jogador porque é bastante simples, não havendo sequer a necessidade de comprar bois mais valiosos no mercado, garantindo um grande bônus ao player, seja pela possibilidade de ter maior numero de cartas na mão, andar mais rápido etc. 

    Em resumo, é uma excelente expansão, que muito adiciona ao jogo base. Ao acrescentar maior variabilidade no jogo, deu-lhe uma sobrevida imensa. Se é obrigatória ou não, ainda não sei dizer, porém recomendo a expansão! 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b0117_jeyc6v.jpg

    Edit2: O tabuleiro extra não fica perfeitamente alinhado com o tabuleiro da Conclave (um pouco menor) rs

    2
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  • Igor Spina
    236 mensagens MD
    avatar
    Igor Spina03/12/18 16:20
    Igor Spina » 03/12/18 16:20

    Vou testar depois na mesa para deixar minha crítica.
    Mas se já balanceou a questão dos construtores, já me deixa feliz.

    1
  • educez
    1146 mensagens MD
    avatar
    educez03/12/18 17:21
    educez » 03/12/18 17:21

    E quanto à questão do tempo de jogo, aumentou?

    0
  • Victor
    2527 mensagens MD
    avatar
    Victor03/12/18 17:59
    Victor » 03/12/18 17:59

    Bela análise :). Meus parabéns por criar um tópico  relevante e com conteúdo, sério. O forum está precisando.

    12
  • Miki
    30 mensagens MD
    avatar
    Miki03/12/18 18:09
    Miki » 03/12/18 18:09

    Igor Spina::Vou testar depois na mesa para deixar minha crítica.
    Mas se já balanceou a questão dos construtores, já me deixa feliz.


    Não posso confirmar que balanceou, mas deixou menos pior. Lembrando que o tile de construção pode não vir no game né! rs

    educez::E quanto à questão do tempo de jogo, aumentou?


    Não percebemos diferença no tempo de jogo. O número de entregas continua parecido. 

    Victor::Bela análise :). Meus parabéns por criar um tópico  relevante e com conteúdo, sério. O forum está precisando.


    Muito obrigado!

    1
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos03/12/18 18:19
    fredbarcelos » 03/12/18 18:19

    Me parece que ela (a expansão) faz o que aLG umas expansões tem feitos com os euros médios... deixando eles mais fáceis para os jogadores que acham muito difíceis  (ou como costumam dizer, "desbalanceadas"). Exemplos: a mini expansão dos livros pro mombasa e a a expansão "Companheiros de Marco Polo", onde na primeira é facilitada a utilização da trilha dos livros enquanto a segunda facilita as Viagens pelo mapa. 

    Eu já havia lido o manual dessa expansão para o Great western trail e suas impressões serviram pra me deixar mais desanimado ainda. Sigo sendo um jogador que não gosta de expansões que supostamente "concertam/balanceam" seus jogos base. 

    Tenho a expansão de Spartacus pois aumenta o número de jogadores e acrescenta regras interessantes ao jogo e gostaria de adquirir a expansão para o 7 wonders duel, acho ela interessantíssima! 

    Agora fica o agradecimento ao autor do post pela descrição da jogatina e suas impressões,  ainda mais visto que não temos confirmação se ela (a expansão) está nos planos da Conclave. 

    2
  • Miki
    30 mensagens MD
    avatar
    Miki03/12/18 18:36
    Miki » 03/12/18 18:36

    fredbarcelos::Me parece que ela (a expansão) faz o que aLG umas expansões tem feitos com os euros médios... deixando eles mais fáceis para os jogadores que acham muito difíceis  (ou como costumam dizer, "desbalanceadas"). Exemplos: a mini expansão dos livros pro mombasa e a a expansão "Companheiros de Marco Polo", onde na primeira é facilitada a utilização da trilha dos livros enquanto a segunda facilita as Viagens pelo mapa. 

    Eu já havia lido o manual dessa expansão para o Great western trail e suas impressões serviram pra me deixar mais desanimado ainda. Sigo sendo um jogador que não gosta de expansões que supostamente "concertam/balanceam" seus jogos base. 

    Tenho a expansão de Spartacus pois aumenta o número de jogadores e acrescenta regras interessantes ao jogo e gostaria de adquirir a expansão para o 7 wonders duel, acho ela interessantíssima! 

    Agora fica o agradecimento ao autor do post pela descrição da jogatina e suas impressões,  ainda mais visto que não temos confirmação se ela (a expansão) está nos planos da Conclave. 

    Não sei se "deixar mais fácil" é o termo correto, afinal, agora além das opções do game base, você tem as do tabuleiro adicional, com vários caminhos possíveis de serem trilhados. Isso aumenta a camada estratégica do jogo e diminui certas incongruências, como a disparidade entre a estratégia do cowboy e do construtor. Não to dizendo que era impossível ganhar só com construtores, mas era MUITO mais difícil. As vezes eu tinha o triplo de trabalho intelectual para construir, posicionais as construções para ganhar o maximo de dinheiro do pedágio etc e no final perder - e feio - para meu amigo que parava no mercado, comprava vacas boas e fazia vendas valiosas e no final somava 40 50VP só em bois. Eu vejo essas mudanças como os patchs em jogos online, tal como fizeram no Terra Mystica, a exemplo dos cultistas e são sempre bem vindas.
    Quanto ao Mombasa, mesma coisa. Eu já ganhei fazendo a estratégia dos livros, porém meu amigo ficou com 2 pontos a menos que eu indo na trilha do diamante. Ganhei porém tive o triplo, quadruplo do trabalho para isso. No próximo jogo o que eu e toda mesa fez? Disputamos a ferro e fogo as cartas de diamante e ignoramos ou andamos no livro so pra liberar o slot extra. 
    Então não vejo sob a perspectiva de "facilitar", mas sim de mero balanceamento. Um euro deve ter vários caminhos para a vitória e não uma estratégia fácil e vencedora, IMHO.

    5
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos03/12/18 19:42
    fredbarcelos » 03/12/18 19:42

    Miki::
    fredbarcelos::Me parece que ela (a expansão) faz o que aLG umas expansões tem feitos com os euros médios... deixando eles mais fáceis para os jogadores que acham muito difíceis  (ou como costumam dizer, "desbalanceadas"). Exemplos: a mini expansão dos livros pro mombasa e a a expansão "Companheiros de Marco Polo", onde na primeira é facilitada a utilização da trilha dos livros enquanto a segunda facilita as Viagens pelo mapa. 

    Eu já havia lido o manual dessa expansão para o Great western trail e suas impressões serviram pra me deixar mais desanimado ainda. Sigo sendo um jogador que não gosta de expansões que supostamente "concertam/balanceam" seus jogos base. 

    Tenho a expansão de Spartacus pois aumenta o número de jogadores e acrescenta regras interessantes ao jogo e gostaria de adquirir a expansão para o 7 wonders duel, acho ela interessantíssima! 

    Agora fica o agradecimento ao autor do post pela descrição da jogatina e suas impressões,  ainda mais visto que não temos confirmação se ela (a expansão) está nos planos da Conclave. 

    Não sei se "deixar mais fácil" é o termo correto, afinal, agora além das opções do game base, você tem as do tabuleiro adicional, com vários caminhos possíveis de serem trilhados. Isso aumenta a camada estratégica do jogo e diminui certas incongruências, como a disparidade entre a estratégia do cowboy e do construtor. Não to dizendo que era impossível ganhar só com construtores, mas era MUITO mais difícil. As vezes eu tinha o triplo de trabalho intelectual para construir, posicionais as construções para ganhar o maximo de dinheiro do pedágio etc e no final perder - e feio - para meu amigo que parava no mercado, comprava vacas boas e fazia vendas valiosas e no final somava 40 50VP só em bois. Eu vejo essas mudanças como os patchs em jogos online, tal como fizeram no Terra Mystica, a exemplo dos cultistas e são sempre bem vindas.
    Quanto ao Mombasa, mesma coisa. Eu já ganhei fazendo a estratégia dos livros, porém meu amigo ficou com 2 pontos a menos que eu indo na trilha do diamante. Ganhei porém tive o triplo, quadruplo do trabalho para isso. No próximo jogo o que eu e toda mesa fez? Disputamos a ferro e fogo as cartas de diamante e ignoramos ou andamos no livro so pra liberar o slot extra. 
    Então não vejo sob a perspectiva de "facilitar", mas sim de mero balanceamento. Um euro deve ter vários caminhos para a vitória e não uma estratégia fácil e vencedora, IMHO.

    Faço novamente o agradecimento pelo post, foi muito detalhada e vai ajudar vários usuários a conhecer (ter uma idéia, na verdade) sobre essa expansão. Um exemplo pelo qual curto tanto está comunidade que é a ludopedia!

    1
  • rodfmadureira
    83 mensagens MD
    avatar
    rodfmadureira04/12/18 08:55
    rodfmadureira » 04/12/18 08:55

    fredbarcelos::Me parece que ela (a expansão) faz o que aLG umas expansões tem feitos com os euros médios... deixando eles mais fáceis para os jogadores que acham muito difíceis  (ou como costumam dizer, "desbalanceadas"). Exemplos: a mini expansão dos livros pro mombasa e a a expansão "Companheiros de Marco Polo", onde na primeira é facilitada a utilização da trilha dos livros enquanto a segunda facilita as Viagens pelo mapa. 

    Eu já havia lido o manual dessa expansão para o Great western trail e suas impressões serviram pra me deixar mais desanimado ainda. Sigo sendo um jogador que não gosta de expansões que supostamente "concertam/balanceam" seus jogos base. 

    Tenho a expansão de Spartacus pois aumenta o número de jogadores e acrescenta regras interessantes ao jogo e gostaria de adquirir a expansão para o 7 wonders duel, acho ela interessantíssima! 

    Agora fica o agradecimento ao autor do post pela descrição da jogatina e suas impressões,  ainda mais visto que não temos confirmação se ela (a expansão) está nos planos da Conclave. 

    Joguei a expansão tem algumas semanas já e discordo de você. Pelo que joguei, ela adiciona densidade ao jogo e muda o jogo base, não só adicionando as casinhas, como integrando a forma de jogar. Vira um GWT 2.0 basicamente, não é tipo as expansões do Scythe, por exemplo, que adiciona uma coisinha ou outra, ela integra ao jogo.
    Quanto ao balanceamento do jogo, eu pessoalmente, nunca vi ninguem ganhar com o construtor, minha meta pessoal nas últimas partidas foi ganhar de construtor, fiquei na faixa dos 100 e poucos pontos, mas não ganhei em nenhuma. E no meu grupo, ninguém conseguiu ganhar com o construtor também, o que inclusive fez a gente pensar ser impossível de ganhar.

    p.s.:Com a expansão joguei com a estratégia do vaqueiro, então não sei ainda se facilitou a vida do construtor.

    0
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos04/12/18 09:33
    fredbarcelos » 04/12/18 09:33

    rodfmadureira::
    fredbarcelos::Me parece que ela (a expansão) faz o que aLG umas expansões tem feitos com os euros médios... deixando eles mais fáceis para os jogadores que acham muito difíceis  (ou como costumam dizer, "desbalanceadas"). Exemplos: a mini expansão dos livros pro mombasa e a a expansão "Companheiros de Marco Polo", onde na primeira é facilitada a utilização da trilha dos livros enquanto a segunda facilita as Viagens pelo mapa. 

    Eu já havia lido o manual dessa expansão para o Great western trail e suas impressões serviram pra me deixar mais desanimado ainda. Sigo sendo um jogador que não gosta de expansões que supostamente "concertam/balanceam" seus jogos base. 

    Tenho a expansão de Spartacus pois aumenta o número de jogadores e acrescenta regras interessantes ao jogo e gostaria de adquirir a expansão para o 7 wonders duel, acho ela interessantíssima! 

    Agora fica o agradecimento ao autor do post pela descrição da jogatina e suas impressões,  ainda mais visto que não temos confirmação se ela (a expansão) está nos planos da Conclave. 

    Joguei a expansão tem algumas semanas já e discordo de você. Pelo que joguei, ela adiciona densidade ao jogo e muda o jogo base, não só adicionando as casinhas, como integrando a forma de jogar. Vira um GWT 2.0 basicamente, não é tipo as expansões do Scythe, por exemplo, que adiciona uma coisinha ou outra, ela integra ao jogo.
    Quanto ao balanceamento do jogo, eu pessoalmente, nunca vi ninguem ganhar com o construtor, minha meta pessoal nas últimas partidas foi ganhar de construtor, fiquei na faixa dos 100 e poucos pontos, mas não ganhei em nenhuma. E no meu grupo, ninguém conseguiu ganhar com o construtor também, o que inclusive fez a gente pensar ser impossível de ganhar.

    p.s.:Com a expansão joguei com a estratégia do vaqueiro, então não sei ainda se facilitou a vida do construtor.

    Se não me engano tem uma ficha/token bônus nessa expansão que te permite descartar duas cartas e comprar duas cartas, como se fosse uma ação auxiliar, mas não sendo, ou seja, ainda permitindo as ações do turno (foi o que li no manual) e se isso não é um exemplo de "facilitar o jogo" eu não sei o que é, sinceramente. Então mantenho.minha impressão é vontade zero de comprar a expansão.

    É o jogo que hj está em segundo lugar em numero de partidas aqui em casa (pois se tornou o preferido de minha filha) e se ninguém nunca viu alguém ganhar com o construtor como o principal trabalhador adquirido... Bom não posso fazer nada a não ser dizer que tenho um amigo que joga tendo-o como principal trabalhador desde a primeira partida. Eu já gosto muito de contratar os três equilibradamente, dois maquinistas, dois vaqueiros e dois construtores de preferência, ou se for possível, caso não seja, desenvolvo dois deles... Mas Great western trail é um jogo muito tático e me parece pelos comentários que poucos percebem isso. Não vejo ninguém comentar sobre a importância das fichas de estação e do consequente  set colection que dá uma pontuação realmente relevante, sobre como um posicionamento adequado de construções permitem combos de ações realmente poderosas  (pois os prédios individuais são muito mais poderosos que os prédios iniciais/comuns).

    Sei lá,  devo estar jogando errado esse tempo todo... é olha que o bloquinho de pontuação já tá quase acabando...

    0
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Great Western Trail: Rails to the North - Impressões após a primeira partida.
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