storum::metelo::storum::Esse correio estão cada dia pior, deveria ser privatizado urgentemente. Nesse DESGOVERNO, obviamente que agora não será...
Antes o boleto era reconhecido bem rápido, hoje, demora...boleto tem um prazo curtíssimo pra vencer e prazo longo pra ser reconhecido...isso é a maior piada nessa empresa..Esses energumenos tem o prazer de querer ver sua mercadoria voltar para o exterior....
Tem que ficar esperto no prazo, vc pode gerar outro boleto mas sua mercadoria vai ficar até certo prazo retida pra pagamento e se não houver, adeus, ela volta para o remetente e ai começa os transtornos pra reembolso.
O que eu nao entendo sao as pessoas continuar usando os servicos, que podem ate ser mais baratos, mas tao problematico.
As empresas mesmo ja nao usam mais, simplesmente ou criaram sua rede de distribuicao, ou usam uma rede de distribuicao privada.
No ponto que ta, nao acredito q nem privatizar consegue, pois e um passivo enorme, com uma marca delapidada ao extremo, alem do problema politoco que vai encarar no processo.
Não temos alternativa para a maioria das encomendas infelizmente, os correios talvez seja uma das maiores empresas do país, eles tb precisam de atenção, estão trabalhando no limite com a falta de funcionários, salários defazados, falta de veículos e um sistema totalmente precário, cheio de falhas, etc. É um absurdo vc ver ainda " bicicletas " como o principal meio de transporte da empresa em pleno seculo XX. A reinvidicação da categoria pra solução disso vem de decadas. Entra governo, sai governo e a empresa só é cada vez mais prejudicada haja vista que agora os correios se tornaram a principal movimentação de cargas pelo país.
No final das contas, quem acaba sofrendo são os clientes. Se o Governo não consegue sequer dar a devida atenção, só vejo como saída uma privatização pra entrar recursos e, claro, respeitando todos os cargos de empregos e concursados pelo país.
Se o serviço de telefonia não fosse privatizado, pode ter certeza que nem celulares teríamos no país !
Acho que o grande problema e a questao de nao ter alternativas. Existe sim. Mas devido as bizarrices do Brasil, as vezes acaba sendo mais barato fazer a compra em pessoa fora do pais. Ou ir para o Paraguay receber por la.
Infelizmente o Correio tem caido tanto, que ela esta proxima de deixar de ter uma das 5 maiores empresas de transporte de carga no Brasil. Na verdade, pelo faturamento de carga, eles foram em torno de BRL10B em 2022, o que coloca ele mais ou menos no mesmo tamanho da transpetro, Fink, Fedex e Citral, que estao nessa ordem de faturamento. Alem disso eles tiveraam em 2022 BRL4.5B de correspondecia.
Entao hj os correrios ja representam bem menos de 20% do volume de transporte de cargas no Brasil. O que chega a ser triste considerando que a menos de 50 anos eles tinham virtualmente exclusividade nesse mercado.
Falado isso, sim, os correios precisam de um investimento para se tornarem competitivos, pois mesmo com varias, mas varias vantagens fiscais para poderem entregar em todo territorio nacional (que e uma bela desvantagem), conseguem ser pior que empresas que jogam com as maos e os pe amarrados (mas podem escolher onde jogam). Por isso estao perdendo feio o mercado que um dia foi exclusivo dela, comprovado pela sequencia de queda de receitas continua na empresa.
O grande problema vira, vai ser possivel modernizar e tornar a empresa competitiva? vale apena fazer isso? Nao vou entrar nessa discussao pq vira briga religiosa sobre o papel do estado, em que cada um tem uma visao diferente (acho q tem mais opniao sobre isso do que tem religiao classificada como cristã).
Pessoalmente, num mundo onde a internet existe, os correios como funcao do estado vira desnecessaria, e nao so pode, como deveria ser tercerizada. Se nao para melhora o servico e reduzir custos, no minimo, para evitar as esquisitices que acontecem no USA (la as vezes vc compra uma coisa para ser entregue pela UPS, e recebe pelo correio, que por conta de subsidio, cobra menos da UPS do que custa para a UPS entregar, entao a UPS leva o lucro, a USPS perde dinheiro, e recebe um credito dos impostos pagos para cobrir o prejuizo).
PS - esqueci de dar as fontes do dado. Faturamento dos correios no site da globo. faturamento das empreses de logistica no econodata.