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  3. Race! Formula 90
  4. Expansão #2 e Mudanças na Estratégia Hazard anunciadas

Expansão #2 e Mudanças na Estratégia Hazard anunciadas

Race! Formula 90
  • avatar
    Descolado24/06/15 16:06
    avatar
    Descolado
    24/06/15 16:06
    815 mensagens MD

    Não sei a maioria das pessoas aqui estão na fanpage do facebook mas vai a notícia:

    ALESSANDRO LALA divulgou recentemente no BGG que a 2ª expansão para o RACE! FORMULA 90 está prevista para OUTUBRO/2015. Ela deve vir com as pistas de BARCELONA e SILVERSTONE, dois ícones do calendário europeu (o jogo tem muito apelo por lá, talvez por isso a escolha destas pistas).

    Segundo Alessandro, as duas pistas vão trazer "grandes desafios tanto para pilotos quanto para os carros" (mas não é tudo a mesma coisa?). Para animar ainda mais, parece que virão 2 novas Estratégias: PUSH e SAVE FUEL, além de uma nova habilidade chamada WISE DRIVING.

    A má notícia é que o prometido MODO CAMPANHA (para carreira solo) parece que não deve ficar pronto para esta expansão, portanto apenas em 2016 devemos sentir o cheiro dela.

    Aproveitando o assunto, Alessandro está cogitando REVER as regras da estratégia HAZARD, e já sugeriu as mudanças que a galera teste e lhe dê um retorno:

    PONTOS DE MOVIMENTO
    - Um piloto só ganha PMs extras se receber tokens de dano vindo de cartas de movimento;
    - Um piloto só ganha PMs se fizer COMPRA CEGA para realizar check tests (de cartas de movimento, retardar a freada ou pegar Extremes Trajectories). Detalhe: A simples compra cega já garante o movimento extra, não precisa passar no teste;

    TRACK CARDS
    Sempre que mover 6 ou mais seções:
    - Ganha 1 TRACK CARD sempre que receber tokens de dano vindo de cartas de movimento;
    - Ganha 1 TRACK CARD para cada check test PASSADO através de uma COMPRA CEGA (através de cartas de movimento, retardar freada ou pegar Extremes Trajectories);

    http://www.portalnco.com.br/images/noticias/3977/medicos-de-schumacher-jogam-a-toalha-e-falam-em-adeus1415209737.jpg

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  • Descolado
    815 mensagens MD
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    Descolado06/07/15 18:14
    Descolado » 06/07/15 18:14

    Testei as novas regras da HAZARD sugeridas pelo Alessandro Lala, duas partidas solo, short race completas:

    HAZARD SEM REFLEXES: Hazard se mantém muito boa, no entanto fica bem mais restrita. Recomendável apenas para quem largar na pole (ou sem 2º lugar) e com 6 slots de dano, caso contrário o risco é imenso.
    Isso porquê a maioria dos pontos extras de movimento equivalem a 1 ponto de desgaste, dificilmente dá para fugir desta equação. Lembrando que para mover seu carro +1 seção, você precisa fazer uma COMPRA CEGA e a cada compra seu target check reduz para um valor que você não controla. Portanto ter sorte na primeira compra cega quase sempre equivale a piorar suas chances na segunda.

    TRACK CARDs: Esqueça. Sem chance. Para ganhar este benefício será preciso PASSAR num check fazendo compra cega, não apenas realizá-lo. Ficou muito difícil.

    HAZARD COM REFLEXES: Se está achando que a coisa melhora muito, tire seu carro da chuva porque isso não ocorre. 

    Pode baixar a necessidade dos tais 6 slots de danos para uns 5 slots, realmente o carro sofre bem menos desgaste, mas é APENAS ISSO. Você não vai andar mais, apenas vai danificar menos seu bólido. A matemática é simples: O que faz andar bastante na Hazard é a quantidade de cartas verdes e não o SUCESSO/FALHA. 

    TRACK CARDs: Continue esquecendo as TRACK CARDs, dificilmente você sentira o gostinho de botar as mãos numa delas. Se conseguir a façanha de jogar 2 cartas verdes e passar nas duas compras cegas, PARABÉNS, você já merece a vitória :D. 


    Essas mudanças reduziram bastante o poder da Hazard, uma vez que praticamente reduziram a obtenção de Track Cards a zero, no entanto o melhor da Hazard permaneceu intacto: Seu "poder" de mover seções extras sem precisar de PNEUS MACIOS e sem precisar pegar TRAJETÓRIAS. 
    Ou seja, é uma estratégia que se mantém ÚTIL, ao contrário do que ocorre com CHASE (e com LUCKY de certa forma, que poucas pessoas usam). 

    Sem REFLEXES dificilmente HAZARD se aguenta por 10 turnos, devido a quantidade de desgaste, no entanto para quem larga na primeira fila e faz pit no turno 8, ela se mantém excelente (o que pode te dar o luxo de largar com apenas 5 slots de desgaste). 

    Já com REFLEXES ela fica bem mais agressiva, permitindo sim se esticar por 10 turnos, no entanto é uma decisão ESTRATÉGICA super importante, porque após a primeira parada você terá diversos carros à sua frente. Será preciso estudar as janelas de parada de seus demais oponentes e ver se vale a pena, pois HAZARD com pista congestionada é quase um tiro no pé.

    Sem TRACK CARDs é preciso obter muitas cartas verdes - pra poder andar muito e assim compensar o fato de seus oponentes possuírem este benefício e você não.

    Pelo menos em partida SOLO eu APROVEI as alterações. HAZARD ressurge como uma FENIX, mas exige 3 bolas no meio das pernas. 

    2
  • jvaldemirsf
    64 mensagens MD
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    jvaldemirsf12/07/15 22:39
    jvaldemirsf » 12/07/15 22:39

    Joguei uma partida com dois jogadores, eu e um iniciante... eu larguei na frente com pitting e lucky... o oponente em quarto com reflexes e hazard ... o que percebi foi o seguinte... hazard + reflexes continua uma combinacao forte... eu dei muita sorte nas compras e quase todo turno pegava uma track card... fora que as duas track cards que peguei do pitting foram a primeira e terceira curva.. já fiz uma diferença grande na largada... o colega iniciante chegou um turno que nao podia ojogar nenhuma carta pois nao podia levar mais dano e so tinha um pneu... no final das contas ele acabou saindo da prova pois sacou um 84 num blind test...com target 80...rsrs... deixando de lado falhas de estrategia por ele ser iniciante... acredito que as mudanças tornaram a hazard "normal" ... apesar de precisar de mais testes... aprovada as mudanças... 

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  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado13/07/15 14:21
    Descolado » 13/07/15 14:21

    jvaldemirsf::Joguei uma partida com dois jogadores, eu e um iniciante... eu larguei na frente com pitting e lucky... o oponente em quarto com reflexes e hazard ... o que percebi foi o seguinte... hazard + reflexes continua uma combinacao forte... eu dei muita sorte nas compras e quase todo turno pegava uma track card... fora que as duas track cards que peguei do pitting foram a primeira e terceira curva.. já fiz uma diferença grande na largada... o colega iniciante chegou um turno que nao podia ojogar nenhuma carta pois nao podia levar mais dano e so tinha um pneu... no final das contas ele acabou saindo da prova pois sacou um 84 num blind test...com target 80...rsrs... deixando de lado falhas de estrategia por ele ser iniciante... acredito que as mudanças tornaram a hazard "normal" ... apesar de precisar de mais testes... aprovada as mudanças... 

    Legal JVAL! Em qual pista vocês foram?

    Se HAZARD + REFLEXES estava poderosa, como seu amigo perdeu? [risos]. Olha, se o teu amigo é INICIANTE, a ultima coisa que você deveria fazer é deixar ele ir com HAZARD, justamente para evitar isso aí: ele abandonar a prova.
    HAZARD é para profissionais, você precisa estar meio calibrado nas demais estratégias e saber gerenciar seus danos, principalmente os de CARTA VERDE. Combinar duas cartas verdes então, é essencial, pois apenas desta forma você vai conseguir obter pelo menos UMA TRACK CARD usando as novas regras (duas vai depender de muita sorte nas compras cegas).

    As mudanças deixaram HAZARD tão poderosa quanto era, porém agora ela quase não ganha TRACK CARDs, por isso ela se mantém equilibrada, pois seus pontos extras de movimento garantem uma média boa de seções (a mesma das demais estratégias com track cards). 

    HAZARD não fica mais poderosa com REFLEXES, ela fica mais fácil de ser usada (causa menos dano no carro), apenas isso, pois o que vai definir se o jogador vai mais ou menos rápido é a QUANTIDADE de cartas verdes que ele compra. 

    Preste muita atenção no lance da obtenção de Track Cards com as regras novas: 

    Para MOVER +1 você só precisa JOGAR uma carta verde (não importa se vai passar no teste) mas para GANHAR Track Card você tem que PASSAR no teste. Se falhar, você ganhou apenas o bônus de movimento. Muita gente vai se embananar nessa regra, tenho certeza, mas ela é essencial para tornar HAZARD balanceada.


    Não gosto de ficar dando dicas sobre como jogar pois acho que cada um tem a sua, mas como você disse que se amigo saiu da corrida por abusar da HAZARD, vai a dica.

    1) Só indico HAZARD para quem faz pit no turno 8 (bota pneu SOFT). Isso porque com ela você precisa conseguir a liderança a qualquer custo (torre seus pneus soft mas assuma a ponta!). Lembre-se que você terá apenas 8 turnos e 7 pneus (caso largue com 10 pneus, o padrão da maioria). Com apenas 7 pneus você precisará gastar 1 pneu por turno e um dos turnos você não poderá usar pneu. Não é muito difícil, basta estudar sua mão inicial de cartas (ou dar sorte de comprar cartas).
    Não é nada difícil assumir a pole logo no começo, como verá abaixo.

    2) Só bote HAZARD se largar no máximo em 3º lugar, pois se tiver pelo menos uma carta verde em mãos, você fatalmente vai ser LIDER da corrida no começo do 2º turno. 
    Explicando: Se o pole e o 2º colocado forem ROBÔS PRETOS, eles movem 4 seções. Se você mover 5 seções, ultrapassa um ROBÔ. Se mover 6, passa os dois (lembrando que as ultrapassagem gastam apenas 1 PM em qualquer lugar da pista (reta ou curva) no primeiro turno!). Não precisa passar ambos, desde que finalize numa curva ATRÁS de um ROBÔ (no turno seguinte você contesta com BÔNUS e ele não). 

    Após o primeiro PIT STOP você vai ter que pensar bastante se deseja MANTER sua HAZARD, pois é uma decisão bem difícil, em todo caso, ESQUEÇA PNEU SOFT! Não tem como usar pneu SOFT tendo 10 turnos de combustível para gerenciar, pois seriam apenas 7 pneus para usar em 10 turnos, você teria que ficar 3 turnos sem consumir pneus (tarefa quase impossível). 
    Para quem está começando eu sinceramente NÃO INDICO manter a HAZARD após o 1º PIT. 

    1
  • jvaldemirsf
    64 mensagens MD
    avatar
    jvaldemirsf14/07/15 23:09
    jvaldemirsf » 14/07/15 23:09

    Na verdade preferi não dar palpite no jogo dele... e tb queria ver o resultado das alteracoes da regra...rsrs... apesar de saber q hazard eh arriscado demais pra iniciante... e realmente as track cards ficaram dificeis...  corrida foi em monza...e muito boas as dicas... 

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  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado15/07/15 13:33
    Descolado » 15/07/15 13:33

    Aqui está a essência dessa alteração. A falta de track cards quase não afetou a HAZARD no que tange ao balanceamento, porque o jogador pode andar bastante, quase a mesma quantidade que andaria com as Track Cards. 
    Se por um lado a Hazard perde os outros bônus das Track Card, como bandeiras amarelas, azuis e mudanças de tempo, por outro lado ela não fica restrita a "determinadas curvas" e pode distribuir estes pontos extras de movimento em qualquer curva. Enfim, achei que ficou bem legal.

    Mas falando em Estratégias, uma delas que eu achei que ficou bem forte (sem desbalancear) é a BANGING WHEELS.

    Antigamente eu pregava que ela era ótima para quem largava no bolo ou nas ultimas filas, mas tinha que ser trocada após se assumir a ponta. Isso mudou depois que o Alessandro Lala andou soltando umas pérolas no BGG dizendo que Robôs Retardatários podem ultrapassar jogadores humanos numa curva, o que força uma contestação mesmo contra adversários que "não contestam".

    Isso deixou a Banging Wheels bem convidativa (tanto quanto a SAVE TYRES), pois ela pode continuar ganhando Track Cards mesmo após o jogador se tornar líder (aliás ela até ganha mais facilmente depois de se tornar líder).

    1
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