Jogamos o protótipo de um dos próximos jogos que serão lançados pela Funbox Jogos: Drillit - A Fuga da Montanha de Cristal, dos designers Lucas Pereira e Pedro Nastari.

Drillit é um jogo cooperativo onde cada jogador torna-se um gnomo, pilotando um tanque-broca para fugir da Montanha de Cristal. Os jogadores precisam gerenciar duas visões: uma interna e outra externa.
Visão interna do Tanque-Broca
A visão interna traz os jogadores para dentro do tanque-broca, precisando trabalhar juntos para reparar o tanque, combater os malditos goblins que tentam entrar dentro da sua máquina e combater incêndios.
Hexágonos que trilham o caminho do tanque em busca da saída
A visão externa faz com que os jogadores pilotem o tanque, traçando o caminho para chegarem até a saída, através da colocação de hexágonos em volta do tabuleiro central. Chegar até a saída é a única forma dos jogadores ganharem a partida, e pode ser configurado nos modos Fácil, Difícil e Épico. A diferença entre os modos é a distância que o tanque precisa percorrer para sair.
Quando um hexágono é colocado em sua rota, o tanque se move na trilha e recolhe o cristal indicado. Os cristais podem ser gastos em troca de ações bônus.
Chegar a 0 pontos de vida causa a derrota dos jogadores
No seu turno, cada jogador possui 4 pontos de ação para gastar entre combate, reparo, utilização de cristais e pilotagem. O jogador também pode utilizar as habilidades únicas de acordo com a especialidade de seu gnomo (eu joguei com o piloto).
Há cartas de eventos que são compradas antes do início do turno de cada jogador. Estes eventos, como exemplo, podem fornecer equipamentos (como a dinamite), abrir abismos na rota de fuga do tanque-broca e incendiar áreas internas. Após executar os eventos e as ações, a carta também demonstra quantos goblins entram no tabuleiro.
Cartas de Evento
Eu gostei do jogo, e acho que a arte terá uma responsabilidade enorme para o resultado final devido ao forte apelo temático. Ver aqueles componentes de protótipo (surrados após centenas de testes) e imaginar como ficaria a versão final me desperta curiosidade e ansiedade. Fico tranquilo em saber que o Sérgio Roma está fazendo a arte do jogo... sinal de qualidade!
Mecânica redondinha e fechada, jogabilidade de fácil assimilação e estímulo ao trabalho em equipe tornam Drillit uma grande promessa para o mercado nacional. Muito bom!!!